Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a cultura do nosso país para o mundo todo. Sendo assim, é importante que os professores de Educação Física incluam essa atividade no planejamento das aulas. Destacamos abaixo alguns aspectos básicos da capoeira. Para saber mais, clique aqui e baixe gratuitamente a nossa aula digital.
Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira.
Por ser uma expressão cultural transmitida de forma oral por muitas gerações, não se sabe ao certo a origem do termo capoeira. Duas explicações são consideradas as mais prováveis.
A primeira remete ao idioma tupi. “Ka’a” significa mata e puêra significa o que foi. Os escravos que escapavam das propriedades rurais muitas vezes se escondiam em áreas de mata rasteira, de agricultura índigena.
A segunda explicação vem de um cesto chamado de capoeira no qual os escravos transportavam mercadorias para os centros comerciais da época. Alguns historiadores acreditam que, neste trajeto, os escravos praticavam a mistura de dança e luta, que terminou apelidada com o nome do cesto.
Em 11 de outubro de 1890, já após a Proclamação da República, decreta-se proibida a capoeira, sob pena de prisão de dois a seis meses para os praticantes, e o dobro para os líderes da atividade. Caso o capoeirista fosse estrangeiro, seria deportado depois de cumprida a pena. Os chamados “capoeiras” eram considerados marginais.
Apenas em 1935 a capoeira sai da ilegalidade, sendo considerada posteriormente parte da Educação Física e em seguida modalidade desportiva. Em 2014, a UNESCO reconheceu a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Qualquer pessoa que já tenha assistido a uma roda de capoeira sabe a importância e a força que a música possui. Normalmente, vem acompanhada de cantos (solos ou em coro), palmas e instrumentos. Os principais são o berimbau, pandeiros e atabaque. Veja aqui como construir um berimbau com material reciclado. É este instrumento que comanda o ritmo e o tipo de capoeira que será jogado.
A música pode ser composta por pequenas estrofes e refrões rápidos, ou ter longas narrativas lentas, conhecidas como ladainha. A temática é muito variada, e pode contar histórias de capoeiristas famosos, hábitos de antigos escravos, cotidiano de pessoas humildes no Brasil… Veja abaixo um exemplo com a letra da música.
Apesar de existirem muitos estilos de capoeira, são dois os mais conhecidos:
Capoeira Angola: estudos indicam que o nome vem do porto de Angola, principal ponto de embarque dos escravos africanos. Para os portugueses, todos os escravos trazidos da África eram chamados de angolanos. É uma estilo mais lento, com movimentos praticados perto do solo, muito sutis. O mestre mais famoso da capoeira angola é Pastinha, que em 1941 fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, em Salvador.
Capoeira Regional: este estilo foi criado pelo Mestre Bimba, originalmente com o nome “luta regional baiana”. A capoeira regional tem fortes elementos de artes marciais nos seus movimentos. É um jogo mais rápido, cheio de fundamentos próprios e ordens de aprendizado, a famosa “sequência de ensino”.
Veja um exemplo de sequência e uma imagem de Mestre Bimba abaixo.
Existem muitas formas de ensinar a capoeira na aula de Educação Física. Em comum entre todas, está a importância de falar da história e cultura por trás deste esporte, além de garantir que os alunos façam os movimentos de forma segura.
O Impulsiona preparou um passo a passo com fotos e vídeos para ajudar os professores a introduzirem a capoeira no planejamento de aulas. No material, você também vai descobrir como construir um berimbau com materiais reciclados. Para fazer o download gratuito deste PDF, clique aqui.
Amei bem resumido encontrei o que eu queria super adorei
Adorei a matéria da melhor arte brasileira.
CAPOEIRA
ola, muito bom o conteudo. 🙂
Medicação física saúde capoeira arte cultura popular música
A Capoeira é atualmente uma das práticas esportivas muito importantes, os praticantes geralmente adquirem muita resistência, coordenação e força…
Parabéns, tema muito importante na nossa cultura brasileira e que vem crescendo muito com misturas e etnias. Gostei de ter pesquisado a origem e as diversidades da capoeira..
Muito bom … Sempre bom aprofundar na história da nossa capoeira !!
Muito obrigada pela ajuda
Muito bom esse conteudo
O CECA mestre mestre Pastinha existe até hoje, sou capoeirista e fui membro desse grupo de capoeira e inclusive dei aula por essa escola no Brasil e fora dele. Meste Pastinha deixou o CECA aos cuidados de um de seus discípulos, chamado João Pequeno de PASTINHA (por ser seu discípulo) que continuou o trabalho de seu mestre e inclusive é o mestre do meu primeiro mestre de capoeira. Mestre João Pequeno faleceu em 2011, com 94 anos de idade, dava aula de capoeira ainda e era o capoeirista mais velho em atividade no mundo. Por favor, corrija essa informação no… Read more »
A Capoeira é história, e é fundamental a pratica, faz bem pro corpo e pra mente..
A capoeira é História, e é fundamental a pratica, faz bem para o corpo e pra mente.
Então a capoeira tem que ser ensinada na academia e o futebol é o futsal e etc, no contexto escolar essa é a cultura dos derrotados? Basta falar pra procurar alguém que ensina….
Bom dia so estruto muralhia de montes claros mg achei muito interesante fala sobre o conteudo da capoera e sempre bom conhece novos conhecimento das pessoas mais renomada na capo
era
Gostoi muito mom
Muito bom, parabéns Impulsiona!!!
É uma excelente iniciativa, para que desperte interesse na capoeira, e possam praticar de forma mais lúdica. Só precisamos impulsionar.
Que tá muito bom gostei obg
Faltou falar sobre a capoeira no código penal.
adorei obrigado
so quria saber uma coisa: baseando na origem e historia da capoeira podemos definir que foi trazida pelos:
a. ( ) os escravos
b .( ) senhores do engenho
c. ( ) capitaes do mato
d. ( ) os empresarios ?
Boa noite Ronaldo NDA. A capoeira foi criada no Brasil pelos negros bantos de angola.
foi trazida pelos os escravos
capoeira não foi trazida por escravos!!! Capoeira foi criada pelos africanos escravizados no Brasil,!!! Entende a diferença? Esse tipo de questão deve ser corrigida também por é historicamente incorreta e mal formulada!
Sou professor de Educação Física e professor de capoeira, quero deixar Meu contato para oferecer apoio pó ara as aulas de capoeira
Muito bom o conteúdo,a importância da capoeira
Muito bom todo conteúdo.
Material maravilhoso
Por que nas universidades não se fala na arte da capoeira, eles valorizam outras lutas sendo que a capoeira é uma luta brasileira.
sim, estamos com essa vivência neste bimestre na escola, como nos norteia o currículo Paulista, luta de ataque, mas é sempre bom lermos e saberemos maneiras diversificadas de fazer a mesma coisa.
pq nao consigo baixar os artigos
Oi, Betania! Entramos em contato por email para te ajudar!
Só um Mestre de CAPOEIRA e habilitado para ensinar capoeira em escolas nunca um professor de educação física.
Olá, Luiz. Obrigado pelo comentário! Com certeza o mestre de capoeira tem uma capacidade de aprofundamento e conhecimento muito além! Mas no Impulsiona, acreditamos na democratização do acesso ao esporte, e na importância do primeiro contato com diferentes modalidades, mesmo que de forma mais superficial. Assim, os alunos podem desenvolver o gosto pela atividade e procurar clubes ou organizações que permitam um treinamento mais profissional 🙂
A proposta não é ensinar a capoeira dentro dos seus fundamentos, mas proporcionar para os aluno uma vivencia de seu conteúdo histórico e cultural, vale o professor orientar seus alunos para que os mesmo que tiverem interesse em aprender a capoeira, procura pessoas habilitadas da área.
Na escola em que trabalho só vejo aulas práticas, não percebo um trabalho desenvolvido com conteúdos – a história da capoeira, todo seu contexto histórico.
Adelma, infelizmente algumas escolas ainda focam só no movimento e esquecem todo o aprendizado socioemocional por trás do esporte. Espero que a gente consiga ajudá-los com isso!