Aulas digitais

Capoeira: origem, curiosidades e como ensinar na escola

A capoeira é um dos esportes mais tradicionais do Brasil. Conheça mais da sua história, regras e aprenda a ensiná-la na Educação Física

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Professor(a), que tal levar a capoeira para a sua escola? Essa mistura de arte marcial, esporte, dança e música é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. A capoeira nasceu como forma de resistência dos africanos trazidos como escravos a partir do século XVI. Então, nada mais justo do que valorizar a sua história na aula de Educação Física.

Quem olha uma roda de capoeira profissional pode achar essa missão difícil. Os movimentos são rápidos, fortes e parecem perigosos muitas vezes. Mas o Impulsiona preparou um PDF com todas as dicas para os professores implementarem essa modalidade de forma criativa, segura e divertida.

Baixando o material abaixo, você vai descobrir mais sobre: a origem da capoeira; como produzir os instrumentos, incluindo um berimbau com material alternativo, e as melhores formas de introduzir o esporte com alunos de diferentes idades.

Valorize a cultura brasileira, entre no ritmo e leve a capoeira para a sua escola!

Baixar Material

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes, Danças, Lutas
Segmentos de Ensino
EF I, EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.

Tags