Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Uma das principais consequências da pandemia nas escolas brasileiras foi o aumento de conflitos entre os jovens. Para melhorar a convivência dos alunos, o professor Anderson da Silva, da Escola Estadual João Ponce de Arruda, de Três Lagoas (MS), criou o projeto “Lutas pela Paz”.
A atividade, organizada em parceria com o CRETL (Centro de Referência Esportiva e Educacional Três Lagoas) e o CINTERCOOP (Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento), buscou promover um ambiente escolar harmonioso e pacífico, onde os estudantes pudessem desenvolver habilidades essenciais, como comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos.
Para isso, o projeto implementou uma metodologia que incluía desde apresentações de seminários até festivais de artes marciais. O professor escolheu modalidades de diferentes culturas, como a esgrima, capoeira, huka-huka, judô e jogos de oposição.
Antes de partir para a prática, os jovens tiveram que pesquisar a diferença entre lutas e brigas e a origem dos esportes, apresentando os resultados para o restante da escola.
Ao promover o desenvolvimento integral dos alunos, o projeto “Lutas pela Paz” vai além do âmbito acadêmico, cultivando habilidades importantes para enfrentar os desafios da vida. ‘’Os jovens tornam-se não apenas melhores estudantes, mas também cidadãos capacitados a se relacionar de maneira saudável e pacífica com o mundo ao seu redor’’, finalizou o professor.
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