Cobertura

Professor utiliza jogo Among Us nas aulas de Educação Física

Carlos Castillo, professor de Madrid, vem conquistando os alunos usando o jogo do momento, Among Us, nas aulas de Educação Física

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Among Us, mas com certeza os seus alunos conhecem bem esse jogo. Recentemente, o game que é febre nos computadores e celulares ganhou as aulas de Educação Física de uma escola em Madrid, na Espanha.

O dono da ideia é o professor Carlos Castillo. Tudo começou quando ele se perguntou onde estavam os alunos durante o verão, e descobriu que a maioria estava jogando Among Us. Em entrevista ao jornal Zig Zag, Carlos explica: “é mais fácil eu me aproximar do universo dos jovens do que forçá-los a se aproximarem do meu.”

Antes de entrar nos detalhes das aulas, vamos explicar melhor do que se trata esse jogo.

O que é Among Us

Quem é das antigas e lembra do jogo Detetive vai perceber bem rápido as semelhanças com Among Us. A história é a seguinte: tripulantes de uma nave espacial que precisa de manutenção devem devem completar missões antes que o impostor (um assassino disfarçado) elimine todos os participantes.

Quando um dos tripulantes se depara com o corpo de um colega (fique tranquilo, o jogo não é nada violento), todos os participantes se reúnem para votar e tentar adivinhar quem é o impostor.

O jogo termina quando os tripulantes completam as missões antes de serem eliminados, quando todos os impostores são desmascarados ou quando eliminam todos os tripulantes.

Popularidade de Among Us

Talvez esse tenha sido o jogo mais popular de 2020, e um dos principais motivos é a acessibilidade: Among Us é gratuito para celular, custa cerca de R$10,00 para computador e ocupa pouco espaço na memória.

Os gráficos e a mecânica do jogo são simples, facilitando o entendimento. Em dezembro de 2020, Among Us chegou a 500 milhões de usuários do mundo todo.

Por que jogar Among Us na Educação Física?

Tudo bem, o jogo é muito popular, mas qual a relação dele com a Educação Física? O professor Carlos explica: “Among Us incentiva a colaboração e o trabalho em equipe. Exige planejamento e estratégia para alcançar a vitória. E faz com que os alunos tentem antecipar os movimentos dos colegas, pensando com agilidade”.

Além disso, Carlos substituiu as tarefas originais do celular por atividades esportivas. Então é uma grande mistura de raciocínio lógico com exercícios para o corpo.

Regras de Among Us na Educação Física

Bom, vamos as regras! Em primeiro lugar, o professor Carlos trocou o nome do jogo para Among EF. Uma boa forma de valorizar a disciplina!

Relembrando o objetivo do jogo: tripulantes querem concluir todas as missões, enquanto impostores querem eliminar todos os tripulantes.

É importante calcular o número de alunos da sua turma. A recomendação é de 1 impostor para cada 5 tripulantes.

Comece dando uma carta para cada aluno identificando se ele(a) é impostor ou tripulante (pode ser um pedaço de papel escrito).

Seja em um grupo do WhatsApp, um projetor ou na cartolina, escreva as missões que os tripulantes devem cumprir.

As missões podem ser divididas em dois tipos: desafios esportivos (correr 500m, dar cinco estrelas ou preencher uma folha com o nome de 10 atletas mulheres); e desafios interdisciplinares (ex: traduzir palavras em inglês). Cada missão deve ser realizada em um espaço diferente da escola – indique o local junto a cada missão.

Todos se deslocam por conta própria realizando as atividades. Enquanto os tripulantes vão se esforçar para cumprir as missões, os impostores vão fingir fazerem o mesmo enquanto querem, na verdade, eliminar os colegas.

E como é feita a eliminação?

O impostor elimina o tripulante piscando o olho e dizendo ao ouvido: você está eliminado. Claro, ele(a) deve fazer isso de forma discreta para que não seja descoberto. Após isso, o impostor deve continuar “fingindo” estar cumprindo missões. Importante: em termos de pandemia, você pode pensar em algum gesto alternativo para fazer a eliminação, de modo a manter o distanciamento social entre os alunos.

Quando o tripulante é eliminado, ele procura o professor e entrega sua carta. O professor então convoca uma reunião de emergência (o apito ajuda muito aqui) para avisar a todos da eliminação. Os alunos devem debater e votar em quem é o impostor, que será expulso. Os tripulantes eliminados, é claro, não participam desse debate, pois já sabem quem é o impostor responsável pela eliminação.

E quem vence o jogo?

Os tripulantes vencem se completam todas as missões antes de serem eliminados ou se descobrem todos os impostores.

Os impostores vencem se eliminam todos os tripulantes antes que eles completem todas as missões.

E aí, gostou da ideia? Deixe o seu comentário! Para baixar essa matéria em Word, clique AQUI.

94
Deixe um comentário

avatar
91 Todas os comentários
3 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
juliana ferreira
Membro
juliana ferreira

Amei, estava tentando pensar em como transformar um jogo assim em atividade e encontrei aqui ♥.. obrigada e parabéns!!

Ronaldo Heidrich
Visitante
Ronaldo Heidrich

Há ideia é boa! Gostaria de saber como eles reagiram. Se tiveram facilidades nas ações. No meu ver, precisam estar bem aliados para usar na Educação Física. Essas formas valoriza a Educação Física para buscar como o Carlos falou. Rico em movimento para os alunos em fazer pensar com agilidade que valoriza ainda mais a aula da Educação Física onde quer chegar. Legal, e viva Impulsiona que dá oportunidade para os professores na Educação Física. Grato Ronaldo Heidrich

OLI LIMBERGER
Membro
OLI LIMBERGER

Tudo o que vem a somar com práticas é benéfico.

Andreia Brandão
Visitante
Andreia Brandão

Excelente ideia!!

Felipe
Visitante
Felipe

Vlw impulsiona. Este artigo veio bem no momento em que estou fazendo um trabalho sobre gamificação na educação, um achado.

Nilton
Visitante
Nilton

Muito bem um desafio bem de categoria

Edson Mendes
Membro
Edson Mendes

Muito massa já vou adotara aqui em Cuiabraza.

EDUARDO DA SILVA FERREIRA DE SOUZA
Visitante
EDUARDO DA SILVA FERREIRA DE SOUZA

Professor Eduardo Souza.
Achei uma grande ideia para movimentar os estudantes e estimular para trabalhos em equipe. Para o ensino híbrido ainda necessita ser ajudado mas para o presencial deve ser bem interessante e pretendo aplicar. Muito obrigado pela sugestão e ensinamentos.

Marcelo Moura Mendel
Membro
Marcelo Moura Mendel

Não conhecia o jogo. Vou colocar em prática em minhas aulas. Obrigado pela dica!

celimar
Visitante
celimar

Amei o jogo.
Gratidão IMPULSIONA

celimar
Visitante
celimar

Adorei o jogo. Gratidão IMPULSIONA

João Euder
Membro
João Euder

Muito legal, vamos para a prática!

PROFESSORA JULIANA
Visitante
PROFESSORA JULIANA

Adorei! Parabens

Antonia Maria Rodrigues Loiola
Membro
Antonia Maria Rodrigues Loiola

Boa tarde! muito legal esse jogo, vou tentar fazer com minhas turmas…

Isaildo Bezerra dos Santos
Membro
Isaildo Bezerra dos Santos

Muito legal

ALESSANDRA DIAS
Visitante
ALESSANDRA DIAS

Gostei muito.

Andréa Espada
Visitante
Andréa Espada

Só pela chamada me interessou . Bom joguei among us também … É uma febre mesmo … Isso tudo por indicação dos próprios alunos ( em um momento que estavas discutindo atividades com um grupo seleto sobre uma Gincana on.line ) . Fato que me chamou a atenção no tamanho do interesse de muitos alunos no jogo. Eu como professora e curiosa , passei a jogar. Legal que on LINE … Você cria uma sala , que não precisa ser pública e divulga o Loguin ( código de acesso a sala para os alunos…. E ou participantes) Uma situação complicada… Read more »

ALEXANDRE OLIVEIRA
Membro
ALEXANDRE OLIVEIRA

Muito positiva essa ideia, pois resgata o aluno que está preso aos jogos eletrônicos, usando o próprio universo dos players modernos em que está inserido como tema gerador para a aula de E. F. Muito bom. Parábens para quem teve essa brilhante ideia e para o Impulsiona ao divulgar a atividade.

Carolina
Visitante
Carolina

Muito boa a idéia! Meu filho joga Aninha us e nós já iríamos adaptar para brincadeiras de festa de aniversário. Adorei a idéia para as aulas.

Carla Silveira
Visitante
Carla Silveira

Também utilizei! Fiz um campeonato foi um sucesso!

Lilian Alves de Araújo Dias
Membro
Lilian Alves de Araújo Dias

Adorei! vamos voltar com grupos reduzidos. Essa brincadeira será perfeita

TELMA REJANE DE MATOS ROSA
Visitante
TELMA REJANE DE MATOS ROSA

MUITO BACANA A IDEIA. ELES VÃO ADORAR ESSE JOGO!!!

TELMA REJANE DE MATOS ROSA
Visitante
TELMA REJANE DE MATOS ROSA

ELES VÃO ADORAR!!!

Andréa Carla Alves da Silva
Visitante
Andréa Carla Alves da Silva

Perfeito.

Karina Rezende
Membro
Karina Rezende

Excelente!

Francusco
Visitante
Francusco

Só acho que usar o nome impostor ou assasino muito ruim para um ambiente escolar.

Regiane P D Pedro
Visitante
Regiane P D Pedro

Esse jogo parece ser bacana. gostaria de saber se algum professor ja realizou este jogo em outros momentos.

César
Visitante
César

Boa ideia.

Kátia Souza
Membro
Kátia Souza

Excelente! E é um jogo eletrônico, podemos fazer inúmeras atividades e discussões.

DANIELLY
Visitante
DANIELLY

Showwwwwww
Vamos à pratica!!!

Marilene Gomes
Visitante
Marilene Gomes

Excelente!!!

Monise
Visitante
Monise

Espetacular…muito criativo !!!

Marta Silva
Visitante
Marta Silva

Gostei do jogo por ser desafiador e criativo, além do baixo custo.

Amanda Ellen Caetano Barros
Visitante
Amanda Ellen Caetano Barros

Amei!!!!

SILVIO AGUIAR DE MORAIS
Visitante
SILVIO AGUIAR DE MORAIS

Show!! Agora é se apropriar e aplicar!!

Eliane Cristina A Paschoal
Visitante
Eliane Cristina A Paschoal

Gostei muito!! Acredito que os alunos vão se envolver nesta atividade.

Diogo de Oliveira Fernandes
Visitante
Diogo de Oliveira Fernandes

Gostei.. vou aplicar nas aulas

Karine Godoy
Visitante
Karine Godoy

Muito interessante! Mas gostaria de pontuar uma questão que me incomodou na fala do professor, a justificativa para a realização do among us na Educação Física é simples: ele é um jogo eletrônico e, portanto, faz parte da cultura corporal, objeto de conhecimento desse componente curricular. Temos que parar de validar os conteúdos da Educação Física pelo exercício físico/habilidade física. Não estou negando o caráter físico de nossa disciplina, o que estou apontando é o fato ser fundamental enxergarmos as práticas corporais a partir da sua contextualização social/cultural para que faça sentido, havendo maior valorização e apreensão do conhecimento e… Read more »

GILSON PEREIRA SOUZA
Visitante
GILSON PEREIRA SOUZA

Eu achei fantástico aproveitar esse jogo que virou uma febre entre as crianças e adaptá-lo à aula de Educação Física! O jogo possibilita vários aspectos avaliativos como socialização, ética, competição, cooperação etc. Fiquei apaixonado pela ideia!! Parabéns ao professor inovador!!

Wagner
Visitante
Wagner

Ja havia trabalhado na forma clássica do detetive e as crianças adoraram, essa ideia ficou sensacional!!!

Erika Theodoro de Oliveira Chinaglia
Visitante
Erika Theodoro de Oliveira Chinaglia

Iniciei o conteúdo dos jogos eletrônicos (6ºanos) explicando oralmente sobre o jogo (histórico, regras, objetivos, etc). Depois jogamos online (montamos duas salas pois tem limite), analisamos o jogo, refletimos sobre os cuidados do jogo online (classificação, palavrões no chat, convite para chamadas de voz e vídeo e rackers). Dividi a classe em grupos e cada grupo recebei a porposta de montar por escrito suas ideias de transformação deste jogo eletrônico para um Jogo de “Quadra”. Acredito que deixando eles construirem sentirão mais pertencentes à proposta e diferentes ideias surgirão. Quando voltarmos ao presencial jogaremos as versões criadas e analisaremos juntos… Read more »

Sonia
Visitante
Sonia

Ótima ideia ! Obrigada !

TIANDRA Lilian Nogueira Ferreira
Membro
TIANDRA Lilian Nogueira Ferreira

Excelente proposta! Só tem um problema na questão do apito. Pois não podemos usá-lo por conta da máscara e do risco de espalhamento das gotículas de saliva. Eu sugiro, uma sineta, buzina, ou mesmos aqueles brinquedos de apertar que fazem barulho.

Maiza
Visitante
Maiza

Aqui no condomínio onde moro, uma adolescente trouxe esse jogo, ela e as amigas fizerem as cartas, todas com o logo do jogo, ficou super bonitinho e a criançada se divertiu muito.

Denise Xavier de Souza
Visitante
Denise Xavier de Souza

Achei interessante, mas não focou muito claro visualizar a dinâmica do jogo virtualmente. Preciso ver na prática, mas, com certeza, podemos adaptar, ricamente, às tarefas dos tripulantes, práticas corporais e demais temas que compõem o currículo
“Ed. Física”.

DAISY DA SILVA
Visitante
DAISY DA SILVA

excelente muito criativo

Fabiana Caldas
Visitante
Fabiana Caldas

Adotei,parabéns

Arthur Douglas da Silva Gonçalves
Visitante
Arthur Douglas da Silva Gonçalves

Muito legal a idéia. com certeza vou usar

Diogo
Visitante
Diogo

Show a idéia

Professor Bombom
Visitante
Professor Bombom

Excelente ideia.