Histórias Inspiradoras

Esgrima colorida na Educação Física

Professora ensina a esgrima na escola com coletes de papelão, floretes de jornal e tinta para marcar os pontos nos duelos. Confira o passo a passo!

No ano passado, contamos a história de uma professora que ensinou a esgrima para os alunos usando bastões de “bate-bate”, aqueles distribuídos para os torcedores em algumas competições. Hoje trazemos a ideia de Adriana Mailan, que também ensinou a esgrima na escola, mas dessa vez os materiais usados foram papelão, jornal e tinta.

Adriana dá aulas de Educação Física para o 5º ano na EMEF Martinho Lutero, em São Lourenço do Sul (RS). Motivada pelos conteúdos do Impulsiona, a professora decidiu levar novas modalidades para escola, só que de um jeito especial!

A “esgrima colorida” funciona assim: os alunos usam os floretes feitos de jornal mergulhados em tinta para marcar a pontuações nos coletes e capacetes de papelão dos colegas. Além de incentivar a sustentabilidade, essa prática foi interdisciplinar, com a parceria entre Educação Física e artes na construção dos equipamentos com materiais recicláveis.

Para introduzir a esgrima, Adriana conversou com a turma sobre a origem, história e principais movimentos do esporte. Os alunos fizeram pesquisas sobre as três modalidades: florete, espada e sabre.

Já na prática, os alunos escolheram o florete para os combates em dupla. Nessa modalidade, a superfície válida para a pontuação é o tronco do adversário, que estava protegido pelo colete de papelão. Além disso, o capacete também serviu de equipamento de proteção para o rosto e cabeça, mantendo a segurança de todos.

Os alunos nunca tiveram contato com a esgrima antes, o que tornou a atividade ainda mais especial, divertida e impactante. “A Educação Física tem um papel fundamental para a formação de um pensamento sustentável e de valores positivos na escola no que se refere ao respeito ao outro e à natureza.”, declarou Adriana.

 

Que tal levar a esgrima colorida para a sua aula? Clique AQUI para baixar o PDF do Impulsiona e saiba tudo sobre esse esporte!

Deixe seu comentário

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esmael Carlos disse:

    Não funcionou direito com jornal!! Fiz espadas com flutuantes de piscina e cano de pvc!! Tenho um vídeo de como eu fiz….https://youtu.be/kjDoRzcGPJs.

  2. Ana Katia Martins Nunes disse:

    gostei muito dessa ideia

  3. NALVA NUNES NERI ANDRADE disse:

    Simplesmente Excelente! Parabéns pela criatividade

  4. Luana Cora Fabro disse:

    ADOREI estou trabalhando ideias assim com os meus aluno material fácil para poder ter aulas diferenciadas, pois a escola não tem muito.

  5. Regina Helena Assumpção Kuvada disse:

    Oi. Também trabalhei esgrima usando espada com jornal. No lugar da caixa de papelão usei caixa de pizza. As crianças adoraram. Sou de Paranaguá e trabalho no colégio Cidalia Rebello Gomes que fica numa ilha ( Ilha dos Valadares / 40 mil habitantes).

  6. Lucileide Assis Ferreira Charruff disse:

    Parabéns!! excelente trabalho.

  7. kéli Cristina da Silva Penna. disse:

    Adorei a ideia. Parabéns.

  8. Marina Pereira disse:

    Muito bom vou fazer com meus pequenos

  9. Marina Pereira disse:

    Muito bom ,vou fazer com meus pequenos o