Nos grupos de Facebook ou WhatsApp de Educação Física, um assunto vem dominando as discussões: a vacinação dos profissionais da área. O debate fica ainda mais intenso porque enquanto alguns municípios já disponibilizaram a vacinação, outros não tem previsão de imunização.
Vamos entender melhor o que está por trás disso.
Em 2017, o Conselho Nacional de Saúde reconheceu o profissional de Educação Física como profissional da área de saúde. Entre outros aspectos, este reconhecimento considerou a importância das ações interdisciplinares no âmbito da saúde.
Segundo a última versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgada em 29 de janeiro pelo Ministério da Saúde, profissionais de Educação Física fazem parte da lista de trabalhadores da saúde. Por isso, constam na lista de grupos prioritários recomendados para serem vacinados.
Porém, o documento traz mais uma informação importante. Segundo o Ministério da Saúde, trabalhadores de saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Inclusive, a recomendação é que no momento da vacinação seja solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.
Ou seja: muitas cidades só estão vacinando profissionais de Educação Física que trabalham dentro de equipamentos específico de saúde, como por exemplo clínicas de fisioterapia e reabilitação. Aqueles que atuam como professores ou em academias ainda não têm direito à vacinação.
Outros municípios, porém, estão aceitando todo profissional de Educação Física, mediante apresentação do CREF.
A recomendação é que, antes de tentar ser vacinado, você procure orientação da Secretaria de Saúde do seu município. Existem casos de profissionais que foram exonerados por tentar “furar a fila”, mesmo com o argumento de serem profissionais de Educação Física.
Entenda o papel do professor de Educação Física na pandemia
Neste cenário de pandemia, é importante considerar o leque de habilidades e competências do professor de Educação Física, especialmente a partir do foco em saúde. Assim, este professor é uma das pessoas indicadas para auxiliar a escola a implementar ações de promoção da saúde voltadas à prevenção e ao combate à transmissão do coronavírus.
Como fazer isso?
– Participando ativamente da construção do Plano de Retomada das Aulas, auxiliando na elaboração das medidas preventivas a serem adotadas tanto nas aulas de Educação Física quanto na rotina da escola como um todo
– Potencializando a conscientização sobre atividade física/exercício/movimento como necessidade individual e coletiva dos alunos
– Contribuindo com as ações de acolhimento, visando colocar em prática atividades para melhora da saúde emocional e mental de todos os membros da comunidade escolar, sobretudo dos alunos
O Impulsiona preparou um guia com muitas orientações sobre a atividade física e o papel do professor no retorno às aulas presenciais. Para acessar o material completo, clique AQUI.
O educador físico tem trabalho diretamente com alunos especiais com inclusão no ensino portando estamos totalmente vinculado com a área de saúde…por lei somos da área de saúde temos o direito da vacinação
SÃO PAULO PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO FÍSICA SOMENTE ACIMA DOS 60 ANOS
A vacina é necessária e devida a toda a população, pena que isso não é possível nesse primeiro momento. A argumentação do Ministério da Saúde é razoável, ou seja, devem ser priorizados inicialmente quem atua na linha de frente de combate a COVID. Infelizmente abusos acontecem. Garantir a prioridade apenas por um título de formação não é razoável e nem legítimo.
O educador físico deve ser imunizado independente da área de atuação, já que nossa profissão foi reconhecida como área da saúde.
Se pode vacinar os professores de educação física pq não vacinar os professores pedagogos para voltas aulas com segurança e tbm vacina para as crianças
ABSURDO
E mais do que justo, profissionais de educação física tomarem a vacina! Tenho 48 anos e hipertenso, na quarta feira passada tomei a vacina em Guarulhos e fui muito criticado nas minhas redes sociais, porém trabalho em Guarulhos com 170 crianças de 06 a 16 anos! Trabalho em uma escolinha de futebol onde lidamos com crianças que pegaram covid junto dos pais, e contato com pais que já pegaram a doença, eu jamais tomaria a vacina se não fosse permitido por lei! Gosto de pessoas, respeito o ser humano e sou muito grato, Obrigado!
Por que profissionais de Ed.Fisica que estão trabalhando online ou dão aulas em academias,foram vacinados hoje?
Tipo : Josiane Araújo Fassini, Tânia Beatriz Rodrigues e Desirée Lacreta Maridakis?
Um grande erro! Poucos profissionais da EF realmente atuam ligados diretamente a saúde… Muitos lecionam em escolas como qualquer outro docente e por sinal as escolas estão com as aulas práticas de educação física suspensas. Outro problema é que a posse do CREF, não assegura que o profissional está em atividade. “Legal”, porém imoral!
Bom dia. Excelente texto. Bem informativo e claro nós argumentos.
Agora sim, foi muito esclarecedora a sua explicação. Vamos aguardar a nossa vez, sem furar fila!
Estou ciente do que está acontecendo no Brasil e no Mundo, quanto a vacinação. Precisamos ficar de olho ao tomar a vacina, pois em algumas localidades as (os), enfermeiros fingem que tão a vacinação e não dão. Fiquem de olho ao tomar a sua dose.
Boa tarde! Como professor de educação Física há 34 anos acho um absurdo neste momento os profissionais de Educação física serem vacinados na frente de tantos outros prioritários como idosos, médicos e grupos de risco. Professor de 25 anos sendo vacinado é uma pouca vergonha. Você vão me falar Ah! ele é personal, trabalha em academia, isto pode anteceder ao idoso por exemplo. Não sei se existe dados estatísticos porém acredito que a maioria dos profissionais de educação física são da educação, portanto trabalham em escolas. Como posso ser vacinado antes que outro profissional da educação? Não concordo e não… Read more »
Acredito ser importante SIM a vacinação para nós profissionais de educação física. Obrigada, pelo conteúdo enrequicedor!
Olá! Bastante esclarecedor este texto. Gostei! Vamos aguardar a vez da Educação. Obrigada.
Bom dia grande equipe, obrigada por mais informações….o conhecimento e algo precioso..fiquem com Deus..ótimo dia a todos!
Grata por todas as informações pertinentes a esse momento tão sensível vivido por todos nós .
Saúde e paz
Boa noite
Eu ainda não consegui tomar a Rose da vacina
Porém sou educadora pago em dia meu cref
E dou aulas presidencial para deficientes e terceira idade ,por favor ajude
Sou da cidade de
Maua
Ola peça a seu empregador para fazer uma declaração q vc trabalha com idosos e com a saude dos mesmo e leve ao posto de vacinação de sua cidade, junto com o cref leve esta declaração eles terão que te vacinar. Abç boa sorte
Legal o informativo com as dicas , já tinha decidido não vacinar pois atuo em escola e não posso passar na frente de quem tem o direito de receber a vacina neste momento
Boa noite, alguém tem algum vídeo com o tema Educação Física x Covid 19. Gostaria de utilizar nas aulas.
Então eu posso apresentar a carteirinha do CREF e vacinar?
Eu sou personal de idosos e dou aula de hidroginástica e minha turma só tem idoso.O que eu faço p conseguir vacinar?
Renata, na Capital, desde o dia 9/2, todos os profissionais de saúde (na ativa ou não) com 60 anos ou mais, podem ser vacinados. Basta apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência, CREF, ou Diploma, ou Certificado de Conclusão, ou Carteira do MEC.
Perfeito!!! No início da Pandemia todos os profissionais de educação física foram convocados a se inscreverem para atuarem como voluntários no atendimento aos pacientes da Covid-19. Fomos convocados para atuarmos no enfrentamento à Pandemia, a adesão foi voluntária e não compulsória.
Acho justo que neste momento a vacina chegue àqueles que são extremamente do grupo de riscos, esperemos nós para sermos vacinados no momento oportuno.
Boa tarde a todos, estou sabendo que vários educadores físicos já se vacinaram porém eu estou aguardando a vacina chegar.
Adorei as informações , vou aproveitar algumas imagens para elaborar atividades. Obrigada!
Gosto muito das informações passadas aqui, obrigada.
Em Guarulhos-SP, os profissionais de Educação Física estão sendo vacinados, basta apresentar a carteira do CREF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência.
O que é um erro! Poucos profissionais da EF realmente atuam ligados diretamente a saúde… Muitos lecionam em escolas como qualquer outro docente e por sinal as escolas estão com as aulas práticas de educação física suspensas. Outro problema é que a posse do CREF, não assegura que o profissional está em atividade
Bom dia, existe um equivoco no texto onde informa que o conselho nacional de saúde reconhece os profissionais de educação física como areá na saúde somente em 2017 somo recohecidos desde 1997 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde RESOLUÇÃO Nº 218, DE 06 DE MARÇO DE 1997 O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em Sexagésima Terceira Reunião Ordinária, realizada no dia 05 e 06 de março de 1997, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de… Read more »
Não é a toa que o profissional de Educação Física tem aulas de Anatomia, Cinesiologia , Primeiros Socorros , dentre outras disciplinas. Na UFRJ faz parte do CCS – CENTRO SE CIÊNCIAS DA SAÚDE, juntamente com outros da área se saúde. É uma carreira com infinitas possibilidades: podemos atuar tanto na Educação quanto na Saúde.
Aqui na cidade foi disponibilizado uma certa quantidade de vacina para profissionais da saúde. Exigiram apenas a carteira do crefsc do pessoal de educação física. Aí pergunto, médicos, nutricionista, fisioterapeutas atendem uma pessoa por vez, o profissional de educação física de academia, de escolas etc geralmente atendem grupos. Eu que trabalho em escola vou ter uma média diária de 100 alunos por dia. Pq não tenho esse direito. Direito inclusive que deveria ser estendido pra todos da area de educação. Aqui a impressa tratou o assunto de maneira preconceituosa. Jogando a sociedade contra, inclusive. Como sempre educação física sendo menosprezada.
Massa demais a matéria! Sempre bom contar com notícias reais e de Fonte confiável!
Agendei, chegando lá não fui atendida. Dou da educação.
Fiquei muito frustada.
Por vários equívocos: falaram que era sistema drive tru, não foi! Fiquei num lugar lotado na Ramiro Colleoni (posto de saúde). Não tinha detalhado que tinha que trabalhar em clínicas, hospital…
Frustante… revoltante.
Nesse momento tão delicado vejo que todos os profissionais da área de educação faça parte desse time importante que está na linha de frente promovendo saúde bem estar e trabalhando de forma plausível a saúde mental a qual ficou parada um ano só vendo ouvindo as vidas ceifadas por um vírus então acho mais do que justo nós que somos educadores físicos se imunizar so deveria ter um plano local de cadastro pela secretaria de saúde relatando a importância do mesmo tomar a vacina apresentando provas que comprove seu exercício pleno funcionamento nesse período de pandemia
Muito bem esclarecido parabéns!!!!
Concordo. Sou profissional de Educação Física sem vínculo com nenhuma instituição de saúde, escola ou acadêmia porém, Coordeno um grupo de Ajuda Humanitária com alguns amigos. Estamos levando lanches, sopa, salada… aos profissionais que estão atuando dentro dos hospitais, UPAs e UBSs. Entramos, saímos…
Tenho ou não direito de vacinar?
Concordo com a organização da lista de prioridade para a vacinação. Sugerida pelo ministério da saúde.
Concordo com a organização da lista de prioridades para vacinação, sugerida pelo ministério da saúde, e acho que, os profissionais de educação física deva ser vacinado junto com os professores de escola.
Essa foi o melhor comentário. . Todos os profissionais envolvidos com a Educação escolar devem ser vacinados e não só os professores de Ed física,. .
,como está,ocorrendo
Parabéns por nos manter sempre bem informados .
E estar sempre disponibilizando excelentes materiais didáticos!!
Fui vacinado no dia 27 de janeiro. Não me pediram nenhum comprovante de trabalhar na rede de saúde, só a carteira do Cref.
Você foi em qual posto de saúde?
Sempre compartilhando conteúdos relevantes para nós profissionais de Ed. Física . Obrigada !!!!
Excelente trabalho, parabéns!
Boa noite,mas essa informação não chega ao profissional de educação física,espero mais atenção e empenho do cref..
Que o plano de prioridades seja seguido e respeitado….
Bom, no meu ponto de vista a vacinação deve seguir a ordem de prioridades (idade e a existência de algum problema de saúde) do profissional, bem como sua atuação direta no combate ou atuação na reabilitação do indivíduo que foi acometido pela Covid, por tanto, se ele estiver atuando diretamente com pessoas que tiveram ou têm a Covid, nada mais justo que protegê-lo.
Olá, boa tarde.
Excelente material, parabéns pela elaboração de todo conteúdo.
Excelente reportagem e muoto esclarecedor
Antonio
Muito bom gratidão
Obrigada
O engraçado é que na hora de obrigar a fazer o curso estava tudo bem, agora não somos mais da área de saúde. Esse país não é sério e infelizmente o Cref não briga por nós.
Muito bom material bastante esclarecedor Parabéns a vocês.
Vocês estão de Parabéns pelas informações, sempre atualizadas e pelo material disponível que é excelente.
Todos queremos ser vacinados, entretanto eu concordo e entendo que os idosos têm prioridade neste momento.