Cobertura

Tudo o que você precisa saber sobre protagonismo juvenil

Segundo Antonio Carlos, o jovem se torna o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o processo

O termo protagonismo juvenil há muito tempo vem sendo utilizado na educação. A ideia de definir um protagonista no processo educativo foi criada por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador mineiro que desenvolveu essa nova prática educativa com jovens.

Mas como seria exatamente desenvolver o protagonismo juvenil dentro da escola?

Para deixar claro, segundo Antonio Carlos, neste processo, o jovem se torna o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração, a execução até a avaliação das ações propostas. A ideia principal é fazer com que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido.

Assim, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo. O protagonismo juvenil colabora para a formação de um futuro mais justo aos jovens.

Pronto (a) para desenvolver um projeto de protagonismo juvenil na sua escola? O Impulsiona Educação Esportiva pode te ajudar nisso. Saiba mais.

Como fazer?
Para que tudo isso aconteça, é preciso que os educadores não se restrinjam apenas às disciplinas convencionais da escola e estejam abertos às novas possibilidades. Para desenvolver um projeto de protagonismo juvenil é importante estabelecer um novo tipo de relacionamento entre jovens e adultos, em que o adulto deixa de ser um transmissor de conhecimento para ser um colaborador e um parceiro do jovem na descoberta de novos conhecimentos e na ação comunitária. O que acontece hoje na escola é inverso, sendo o adulto sempre o detentor do conhecimento.

O aluno deve ser visto como fonte de iniciativa, fonte de liberdade e de compromisso. Por isso, o mais importante em um projeto de protagonismo juvenil é estimular que os jovens tomem a frente dos processos e, ao mesmo tempo, vivenciem possibilidades de escolha e de responsabilidades.

O papel do educador
Para criar um projeto neste sentido, algumas etapas são importantes. Etapa de iniciativa da ação proposta, planejamento da ação, execução, avaliação e apropriação dos resultados. O educador, assim, toma a frente ao propor discussões e debates a respeito de alguma questão da escola e da comunidade. Além disso, direciona os alunos a chegarem a uma solução. Mas o papel do educador não é o de propor soluções, e sim de fazer em conjunto, pensar formas de atuação e como podem atingir bons resultados com o projeto educativo.

O aluno no protagonismo juvenil
Os alunos que participam das ações acabam desenvolvendo um papel importante de liderança, mobilizando outros alunos a reconhecerem os problemas enfrentados e as soluções de melhoria. Vale destacar também que o protagonismo juvenil é um processo que pretende facilitar a inserção dos jovens no mundo adulto por meio do exercício de participação social dentro dos espaços em que eles pertencem.

Leia Mais: 7 atitudes que inibem o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Por tudo isso, o protagonismo juvenil pode ser a solução de muitas questões dentro da escola. Problemas como a evasão escolar podem ser solucionados com a participação dos jovens nas decisões. Assim, o aluno se sente pertencente àquele meio e pode cuidar melhor do ambiente e de sua atividade escolar.

No Impulsiona Educação Esportiva te ajudamos a desenvolver o a liderança dos jovens através do esporte. No curso de Orientador de Alunos Líderes, qualquer educador pode aprender e desenvolver técnicas para estimular o protagonismo dentro de sala de aula.

Quer aprimorar sua pesquisa sobre protagonismo juvenil? Recomendados os seguintes materiais:
COSTA, Antonio C. Gomes da. Mais que uma lei. São Paulo, Instituto Ayrton Senna, 1997.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador, Fundação Odebrecht, 2000.

Deixe seu comentário

15 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar Eliana Nascimento disse:

    Hoje vemos alunos desmotivados nas escolas, trabalhar esse projeto do Protagonismo Juvenil torna a escola não só um lugar de aprendizagem, mas um lugar de formação de cidadãos que saibam atuar de forma consciente na sociedade.

  2. Avatar Rita Ribeiro disse:

    esse método e usado em países de primeiro mundo, e bem interessante porque coloca o aluno como parte ativa tanto no conhecimento quanto no pensamento diante dos problemas que lhe são lançados e que os faz tentar encontrar soluções para os mesmos

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Exatamente, Rita! Assim podemos oferecer aulas onde professores e alunos constroem juntos o conhecimento!

  3. Avatar Cecilia Fernandes Formiga Dantas disse:

    Excelente!
    As escola estão precisando trabalhar mais dessa forma.

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Com certeza, Cecília! Aos poucos avançamos!

  4. Avatar Marta Maria Ferreira Da Silva disse:

    Boa tarde.!!! ☺

  5. Avatar Ana Caroline disse:

    Essas informações me ajudou muito.
    Obrigada

  6. Avatar Jennifer Samara disse:

    Muito obrigada pelas informações.

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Obrigado a você pelo comentário, Jennifer!

  7. Avatar emiily disse:

    que legal mano

  8. Avatar Erica disse:

    Gostei muito da ideia do projeto. Gostaria de ter mais informações.

  9. Avatar Márcia Brito vieira disse:

    Muito bom gostei

  10. Avatar Márcia Brito vieira disse:

    Gostei muito desse projeto

  11. Avatar luana disse:

    muito obrigado pela informação

    1. Avatar Julio Cesar Cordeiro dos Santos disse:

      muito bom que vcs gostarao eu tambem gostei