Histórias Inspiradoras

Gol de criatividade: professora de Ed. Física organiza projeto sobre a Copa na escola

Campeonato de futsal, álbum de figurinhas, apresentação de dança e desfile de mascotes agitam a Copa na escola. Confira!

A seleção brasileira tem dado um verdadeiro show na Copa. Mas quem também tem marcado um golaço são os professores de Educação Física! Dessa vez, trouxemos o projeto da Copa Lins, na EMEF José Lins do Rego, em São Paulo.

Segundo a professora Dilene Cardoso, a ideia surgiu com o intuito de promover a integração entre os alunos de todos os anos/turmas e ampliar o conhecimento sobre os países participantes da Copa. Além de desenvolver diversas competências presentes no currículo escolar da cidade, como empatia e colaboração, repertório cultural e abertura à diversidade.

O projeto uniu diversão e conhecimento ao trabalhar um dos maiores eventos esportivos do mundo. “Os alunos tiveram momentos de descontração e ao mesmo tempo de aprendizado, informação e cultura. Iniciativas como essa fortalecem os laços entre todos os envolvidos no cotidiano escolar.”, revelou Dilene.

O evento

Os alunos foram divididos em grupos de acordo com a turma. Cada uma ficou responsável pela pesquisa de um país participante da Copa, o que foi escolhido através de um sorteio. Os grupos deveriam pesquisar sobre a cultura do país: danças, músicas típicas, culinária e curiosidades

No evento de abertura da Copa Lins, as turmas apresentaram a bandeira, um grito de guerra, uma mascote elaborada por eles e uma dança típica dos países pesquisados.

Confira, no vídeo abaixo, a apresentação de tango da turma do 7º ano, representando a Argentina:

Campeonato de futsal

A abertura da Copa Lins marcou o início de um campeonato de futsal entre as turmas. Os professores de Educação Física definiram os critérios de pontuação: jogos com vitórias corresponderiam a 10 pontos, jogos com empate a 6 pontos e jogos com derrota a 2 pontos. As partidas seguiram as regras oficiais do futsal, com adaptações de acordo com a idade dos alunos. Segundo a professora, a adesão das meninas ao campeonato foi surpreendente, estimulando o respeito e a equidade de gênero no esporte. 

Para orientar esse tipo de competição, preparamos um material sobre como organizar uma Mini-Copa na escola. Essa atividade é uma grande oportunidade para colocar os alunos em movimento, seja jogando, torcendo ou atuando na organização do evento.

Álbum de figurinhas

A ideia de fazer o álbum partiu do professor de matemática Marcio Albino. “A motivação surgiu da questão econômica e social dos alunos, muitos não possuem acesso ao álbum ou não conseguem completá-lo devido ao preço elevado das figurinhas. Assim, eles puderam ter contato com o material.”, contou.

A atividade também contribuiu para expandir o repertório cultural e geográfico dos jovens, que puderam conhecer jogadores, símbolos e costumes de diferentes países. “A intenção foi valorizar as seleções para além da Europa e América do Norte, das quais os alunos costumam acompanhar os campeonatos, mas também dar visibilidade a outros países que não tem tanta tradição no futebol e possuem uma cultura riquíssima.”

Segundo o professor, o álbum com figurinhas dos alunos também ajudou na autoestima deles, que puderam se sentir representados. “A gente sabe que pra eles e para os pais eles são figurinhas únicas. A ideia também é valorizar a individualidade de cada um, para eles verem o quanto são importantes.”, declarou.

Foi dado o apito inicial! Conheça os PDFs gratuitos e participe do Desafio A escola mais bonita da Copa!

O que achou do projeto? Deixe o seu comentário!

6
Deixe um comentário

avatar
6 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Brenda Balestrero
Visitante
Brenda Balestrero

Otimo

REGINALDO DE SOUSA
Membro
REGINALDO DE SOUSA

tudo muito criativo e muito bonito

Ivan Costa
Visitante
Ivan Costa

Parabéns pelo riquíssimo projeto da copa do Catar.

marivani
Visitante
marivani

Parabéns, o estímulo ao respeito e a equidade de gênero no esporte, a apreciação da diversidade cultural . Conteúdo teórico e prática, perfeito.

Ludmilla Bosso
Membro
Ludmilla Bosso

Muito legal e criativo!!! Com certeza os alunos amaram!!!!

vanderlea.meres
Visitante
vanderlea.meres

Parabéns, o estímulo ao respeito e a equidade de gênero no esporte, a apreciação da diversidade cultural dos demais países deste mundo que vivemos, abrir o leque dos participantes para o conhecimento foi esplêndido. Conteúdo teórico e prática, perfeito.