Cobertura

Comidas do Catar: veja quais são os pratos típicos do país sede da Copa

Separamos 8 pratos da culinária do Catar que vão fazer parte da alimentação dos torcedores durante a Copa

Viajar é bom. Viajar para assistir aos jogos da Copa é melhor ainda. Agora, fazer tudo isso e ainda poder conhecer um lugar diferente, sua cultura, história e culinária… é demais!

E falando em comida, o Catar promete boas experiências gastronômicas. Sua culinária é uma mistura de sabores, com três fortes influências: iraniana, libanesa e indiana. Condimentos não podem faltar nos pratos catarianos. Além disso, a carne de cordeiro, peixes e frutos do mar são muito consumidos no país.

Em compensação, existem algumas restrições na culinária do Catar. Por causa da religião, os mulçumanos não comem carne de porco, que é restrita aos estrangeiros e precisa de autorização para ser comprada. 

O mesmo acontece com bebidas alcoólicas, que são encontradas em um único estabelecimento e, para estrangeiros, vendida apenas com a apresentação de uma autorização. Durante a Copa, por exemplo, não será permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.

Mas já que o assunto aqui é comida, vamos conferir quais os pratos típicos que os torcedores vão poder experimentar na sede da Copa 2022?

1. Saloona

Saloona prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Saloona prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Para começar, trazemos a saloona, uma comidinha caseira que toca o coração. Trata-se de um ensopado de carne com legumes. Pode ser feita de carne de boi, cordeiro ou peixe e os legumes mais comuns são batata, cenoura, berinjela e tomate. Tem como dar ruim? Para quem procura uma refeição saudável e nutritiva, a saloona é o prato ideal!

2. Warak enab

Warak enab prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Warak enab prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

O segundo prato que os torcedores da Copa vão poder experimentar no Catar é o warak enab. Ele é uma espécie de petisco de carne de boi ou cordeiro enrolada em folhas de parreira. No Oriente Médio, é comum servir essas folhas recheadas de carne, mas no Catar essa iguaria fica ainda mais especial. O warak enab é frito em óleo com especiarias que dão a ele um toque diferente de sabor. Será que é um lanche bom para o hexa?

3. Majboos

Majboos prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Majboos prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Para quem gosta de um arrozinho, o majboos é o prato perfeito! Ele mistura o arroz com uma proteína animal, geralmente o frango ou cordeiro. Facilmente um prato brasileiro, não é? O diferencial aqui é o curry, usado para temperar o arroz, dando a ele uma coloração amarelada. Para acentuar o sabor, o majboos é cozido lentamente e leva temperos que não podem faltar como o cominho, coentro e cravo-da-índia. Hmm… parece apetitoso, não?

4. Kousa mahshi

Kousa mahshi prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Kousa mahshi prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Esse prato é feito a partir de um legume que os brasileiros já conhecem: a abobrinha. O kousa mahshi é nada mais nada menos que uma abobrinha recheada com arroz e carne de cordeiro moída. O prato também tem uma versão vegetariana, que substitui a carne por grão de bico. Para completar o sabor, as abobrinhas podem ser mergulhadas em molho de tomate ou iogurte. Interessante, não é? 

5. Luqaimat

Luqaimat prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Luqaimat prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

E pra quem é fã de doce, chegou a melhor parte: as sobremesas! Começando pelo Luqaimat, um bolinho doce árabe muito fácil de fazer. Seus principais ingredientes são açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo. Macios por dentro e crocantes por fora, eles podem ser servidos como sobremesa ou como um lanchinho. E você, diria não para esses bolinhos?

6. Umm ali

Umm ali prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Umm ali prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

A próxima sobremesa promete ser uma das mais doces do Catar. O Umm ali, uma espécie de torta de massa folhada. Há quem diga que é bem parecido com um pudim de pão. Geralmente o prato leva passas, nozes e leite adoçado. Apesar de ser conhecida como uma sobremesa egípcia, o Catar também tem a sua versão do doce.

7. Khanfaroosh

Khanfaroosh prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Khanfaroosh prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

O próximo prato cai como uma luva no café da tarde. O khanfaroosh é como um pão doce a base de farinha de arroz, leite e cardamomo, que dá a essa iguaria um aroma especial. Esses discos fritos conseguem ser crocantes e ao mesmo tempo macios. Mergulhados no mel, prometem adoçar o paladar dos torcedores que vão ao Catar assistir a Copa e de quebra provar esses pãezinhos. 

8. Kunafa com queijo

Kunafa prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Kunafa prato típico do Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Para fechar com chave de outro trazemos a kunafa. Ela é uma sobremesa muito tradicional do Oriente Médio. Para quem ama um docinho, ela é a sobremesa ideal! A kunafa é feita com uma massa açucarada à base de fios de sêmola e de recheio um delicioso queijo derretido. Existem algumas variações da receita, mas uma cobertura de nozez é muito bem-vinda.

Confira o portal Copa do Mundo na sua escola! São 25 PDFs, um jogo de tabuleiro e matérias especiais para empolgar os seus alunos! Acesse AQUI!

E aí, o que você achou desses pratos? Toparia experimentar todos? Comente!

5
Deixe um comentário

avatar
5 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
ALESSANDRA GOMES
Membro
ALESSANDRA GOMES

Sim. Provaria todos!

Carla Andréia Royes Matheus
Visitante
Carla Andréia Royes Matheus

Muito legal, conhecer outras culturas!!!

Daniel
Visitante
Daniel

Bom dia, gostei muito do ensopado e para a sobremesa o “umm ali” parece ser o mais interessante.

Silvia Mayer Rosado
Membro
Silvia Mayer Rosado

Material muito maravilhoso! Obrigada aos organizadores, saibam que vocês enriquecem e acrescentam muito aos nossos conteúdos, só gratidão.

Viviane Ap. Germano
Membro
Viviane Ap. Germano

Ja quero …TODAS ESSAS DELICIAS!

Mais na cobertura