Histórias Inspiradoras

Olimpíada do Conhecimento em Educação Física ajuda na preparação para o ENEM

Professor do Ensino Médio aplica provas com questões de Educação Física para preparar os alunos para o vestibular

O Ensino Médio é uma fase complicada para os jovens, pois é nesse período que eles enfrentam diversos desafios e tomadas de decisão importantes. Além de lidar com as mudanças físicas e emocionais próprias da adolescência, o estudante também começa a pensar no futuro profissional. Uma das principais preocupações nesta fase é o vestibular, um exame que exige uma preparação contínua ao longo do Ensino Médio.

A Educação Física tem um papel importante nessa preparação. Mais do que contribuir para o bem-estar físico e mental dos alunos, a disciplina faz parte do quadro de questões do ENEM. Pensando nisso, o professor Elysom Porto, de Cuite (PB), aproveitou as provas das Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física para preparar os alunos da Escola Orlando Venâncio dos Santos para o exame. 

O que são as Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física?

Esse projeto foi desenvolvido pela equipe de Educação Física da Escola Municipal Santa Maria, em Brasília de Minas (MG). São provas para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio com questões de Educação Física. O professor Paulo Emílio, um dos idealizadores, compartilhou os cadernos de questões e gabaritos com os professores do Impulsiona. Desde então, as Olimpíadas fazem o maior sucesso em escolas do Brasil inteiro.

Cadernos de questões: Ensino Médio

Para o Ensino Médio foram elaborados três cadernos com 30 questões cada para o 1º, 2º e 3º anos. Os conteúdos foram retirados de edições passadas do ENEM e abordam temas como saúde, qualidade de vida, valores do esporte, consciência corporal, entre outros. O formato é similar ao do exame nacional: depois de responder as questões os alunos devem preenhcer o cartão-resposta. Para baixar os cadernos de questões e gabaritos clique AQUI

Valorização da Educação Física

Além de ajudar na preparação para o vestibular, as Olimpíadas contribuem para a valorização da disciplina e para aumentar o interesse dos jovens. “Projetos como este reafirmam a importância dos conhecimentos em  Educação Física para o ENEM e para a vida.”, declarou o professor Elysom. Segundo ele, os alunos se interessaram tanto pela atividade que até sugeriram um ranking nacional da Olimpíada. Será que vem aí?

E você, já reproduziu o projeto na sua escola? Conta para a gente nos comentários!

5
Deixe um comentário

avatar
5 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Ana Katia Martins Nunes
Visitante
Ana Katia Martins Nunes

Realizo projeto de aprendizagem com as crianças brincadeira danças etc.

Marvio Chedid
Membro
Marvio Chedid

Excelente iniciativa destes profissionais, que mais do que distribuir saberes, pensam juntos na valorização da Educação Física Escolar e expõem que existe um conceito multidisciplinar a cima de tudo. Não estamos sozinhos nesse mundo, um importante aprendizado para nossos jovens. Parabéns já estou utilizando. Abs.

João Gaspar Meneses Lima de Oliveira.
Visitante
João Gaspar Meneses Lima de Oliveira.

Bom dia ! Já realizo projeto de capoeira, na minha escola.

Rafael Toledo dos Santos Vimercatti
Membro
Rafael Toledo dos Santos Vimercatti

Não teria como compartilhar o conteúdo do Ensino Fundamental? Desde já muito obrigado.

Lucileide Assis Ferreira Charruff
Visitante
Lucileide Assis Ferreira Charruff

Tudo que fazemos para estimular, e motivar o aluno no seu processo de conhecimento e aprendizado é de suma importância. Trabalho com dois projetos com meus alunos, na escola Escola Albino Buttner no Distrito de Triunfo. Parabéns!!