Histórias Inspiradoras

Cidade espanhola quer aumentar carga horária de Educação Física

Conselho de Educação e Cultura de Múrcia busca aprovar 3 horas semanais de esportes nas escolas e aulas de psicomotricidade para Ensino Infantil

Múrcia, uma das principais cidades universitárias da Espanha e famosa por investir em educação, pretende aumentar a carga horária das aulas de Educação Física nas escolas públicas.

A decisão veio após uma reunião do Conselho de Educação e Cultura. Segundo o jornal La Razón, o objetivo é aumentar o currículo de duas para três horas semanais de Educação Física em todas as séries do ensino básico. Além disso, alunos da Educação Infantil terão uma hora e meia por semana de psicomotricidade.

Em entrevista ao veículo espanhol, Esperanza Moreno, líder da iniciativa, disse que “há um consenso generalizado na comunidade educativa de que a Educação Física e as Artes não estão recebendo a devida atenção”. Ela explica que o esporte é um instrumento básico para combater problemas de saúde como a obesidade. “Além disso, estudos mostram que a Educação Física melhora o rendimento cognitivo dos alunos”, conta Esperanza.

Os jovens de Múrcia também deverão ter um acréscimo nas aulas de Música.

E aqui no Brasil? Quantas horas de Educação Física você acha que as escolas deveriam ter por semana?

9
Deixe um comentário

avatar
9 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
ione viana
Membro
ione viana

1 hora aula com o novo ensino médio, terceiro ano nenhuma.

Jeferson
Visitante
Jeferson

Deveriam ser no mínino três, existiam escolas da rede pública na minha cidade com três aulas semanais, mas com as mudanças na BNCC reduziram para duas.

DUAS HORAS POR DIA
Visitante
DUAS HORAS POR DIA

DEVIDO A OCIOSIDADE DOS ALUNOS EM SALA DE AULA PERCEBEMOS QUE O SEU PSICOMOTOR PRECISA SER ATIVADO DE MANEIRA INTELIGENTE ,PRIDUTIVA E SAUDÁVEL,MESIANTE A TUDO ISSO A PRATICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVA COOPERA E COLABORA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL,INTELECTUAL,FISICO E SOCIAL DE TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPAREM DESSAS ATIVIDADES SAMANAIS !!

Eli miguel
Visitante
Eli miguel

Como instrumento pedagógico para o desenvolvimento psicomotor e lúdico busca melhor a qualidade de vida ao alunos e comunidade escolar, é fundamental que nao seja somente ampliada a carga horária das aulas,pois se deve reconhecer o valor de cada atividade proposta a fim de combater a tecnologia sedentária que influência nossos filhos e alunos.
Acredito que 3hs aula, conforme o programa semanal, com um ensino aprendizagem inovador.

Luiz
Visitante
Luiz

Pelo menos 2 aulas semanais.

Paulo Angelim
Visitante
Paulo Angelim

Um mínimo de 3, mas acredito que o ideal seria de 4 a 5 por semana

Bruno Marinho
Visitante
Bruno Marinho

Em outros países como Inglaterra e estados unidos, existem cidades com carga horária de até 5 ou 6 horas semanais para a educação física e a prática esportiva, o Brasil deveria ter no mínimo 3h semanais.

Edna Aparecida Oliveira Mendes Pereira
Visitante
Edna Aparecida Oliveira Mendes Pereira

Três aulas, seria o ideal.
Tenho atualmente 1 aula por semana, não dá pra realizar um bom desenvolvimento para o aluno.

Roberto Affonso Pimentel
Visitante
Roberto Affonso Pimentel

A Motricidade Humana, a Filosofia, a Ética, a Musica, são expressões naturais de qualquer indivíduo desde o seu nascimento. O que se busca é a comunicação e estreito relacionamento com outras pessoas. De onde advêm estudos da Psicologia e Neurociência cognitiva que aprimorem tais relacionamentos. Neste particular, os desportos favorecem e suprem todos esses aspectos. Peca-se não só no Brasil, mas no mundo, na qualidade e aprofundamento dos profissionais, especialmente professores escolares. Ocorre que os gestores não possuem conhecimentos da importância da disciplina. São malformados nas Ciências da Educação (Pedagogia) que jamais dispensou atenção ao assunto. Faculdades ineficientes no ensino,… Read more »