Histórias Inspiradoras

Cultura maker: jogos com materiais recicláveis fazem sucesso na Educação Física

Alunos do Ensino Médio criam uma série de jogos e brincadeiras usando materiais como garrafa PET, papel e galhos de árvore

Em uma mistura de criatividade, sustentabilidade e protagonismo dos alunos, a professora Maria Eduarda, da Escola Estadual Antônio Grohs, em Água Boa (MT), criou um projeto de construção de jogos e brincadeiras com materiais recicláveis. A atividade foi realizada com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, que colocaram a mão na massa para produzir pega varetas, bilboquê, pebolim e muito mais!

Você já ouviu falar em cultura maker?

É uma espécie de movimento que evoluiu do conceito de “Do it yourself” ou, em português, “Faça você mesmo”. A ideia parte da capacidade de qualquer pessoa construir coisas com o uso da tecnologia e de ferramentas acessíveis.

Aos poucos a cultura maker vem sendo introduzida nas escolas e contribui para o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. As crianças e jovens são convidadas a usar a criatividade e colocar a mão na massa para construir objetos que podem ser usados na escola ou fora dela.

Criando jogos e brincadeiras com materiais recicláveis

A atividade foi realizada na disciplina de Trilha de Aprofundamento de Educação Física dentro da temática de intervenção sociocultural, na qual os alunos deveriam lidar com a situação problema de “falta de materiais”.

Para isso, a turma foi dividida em grupos que deveriam escolher e criar brincadeiras e jogos com materiais recicláveis. A única regra é não repetir as atividades. Veja abaixo o que eles construíram.

Bilboquê de garrafa PET

Pebolim ou tótó com papelão, pregadores de roupa e palitos de churrasco

Labirinto de papelão

 

Pega varetas com palito de churrasco

Acerte o alvo com potes de Nutella

Betes com galhos de árvore e garrafa PET

Dama com tampinha de garrafa PET

Pé de lata

Corrida de tampinhas com caixa de ovo e dado de papelão

Vai e vem de garrafa PET e barbante

 

Sustentabilidade e diversão

As alunas Adrielli Carvalho, Gabrieli Freitas e Suzana Anjos construíram juntas o pebolim com pregadores de roupa. A ideia surgiu da paixão pelo jogo original e, então, elas buscaram referências na internet de como poderiam adaptá-lo usando materiais recicláveis. “Deu super certo, conseguimos criar a mesma diversão que as pessoas sentem ao jogar o pebolim de mesa”, contaram.

Para a professora, o projeto ajudou a promover a consciência ambiental, estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Além de contribuir para a valorização da atividade física na escola. “Ações assim ajudam a desmistificar a Educação Física como uma disciplina de rola bola.”

Saiba mais!

Baixe a aula digital do Impulsiona e conheça jogos e brincadeiras para a Educação Física.

Conheça também a série “Faça você mesmo!” e veja como construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo com os seus alunos!

Queremos saber o que você achou dessa atividade! Faria ou já fez algo parecido na sua escola? Comente!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Luana
Visitante
Luana

Trabalho com a questão da sustentabilidade, já fiz vários com meus educandos eles adoram, para dia de.chuva então é ótimo adorei, parabéns.

Flávia Baldo
Visitante
Flávia Baldo

Muito bom! Parabéns!

Maria Eduarda
Visitante
Maria Eduarda

Muito feliz em ver nossa historia compartilhada <3

Sampaio
Visitante
Sampaio

Prof: Maria Eduarda sempre arrasando e trazendo inovação para as aulas de Educação Física Parabéns pelo belo trabalho