Cobertura

Impulsiona e Comitê Paralímpico Brasileiro lançam curso online

A meta é capacitar 100 mil professores de Educação Física até 2025. Conteúdo ensina história do esporte Paralímpico e sugere atividades práticas.

O Impulsiona e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançaram nessa segunda-feira, dia 25, o curso online Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte, na plataforma de educação à distância do Ministério da Educação, o AVAMEC. O conteúdo, totalmente gratuito, inclui a história dos esportes Paralímpicos, regras das modalidades, entrevistas com atletas brasileiros, e termina sugerindo aos professores atividades para pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física, como o tênis de mesa.

O ambiente virtual permite que os educadores acessem o curso a qualquer momento, tanto do computador quanto do celular. Os quatro módulos são compostos por textos, fotos, vídeos e áreas de perguntas e respostas. Os professores que cumprirem todos os requisitos do curso em até 60 dias irão receber um certificado oficial do Impulsiona, CPB e MEC.

Segundo Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona, “essa iniciativa é essencial para que os professores estejam capacitados a incluirem os alunos com deficiências nas aulas de Educação Física”. Mas em um país que, segundo o IBGE, tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o curso assume uma importância ainda maior. “Quando você coloca uma venda em um jovem que enxerga normalmente e faz ele praticar futebol de cinco (para cegos), está despertando nesse aluno um sentimento de empatia e criando cidadãos mais inclusivos”, explica Vanderson.

Falando em futebol de cinco, Mizael Conrado, presidente do CPB, é bicampeão Paralímpico na modalidade. Deficiente visual, Mizael contou no lançamento do curso que tem um grande sonho: uma sociedade em que não hajam diferenças de oportunidades entre crianças com e sem deficiências.

O diretor do Impulsiona, Vanderson Berbat (de óculos), canta o hino nacional ao lado de Mizael Conrado, presidente do CPB

O diretor do Impulsiona, Vanderson Berbat (de óculos), canta o hino nacional ao lado de Mizael Conrado, presidente do CPB

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO MOVIMENTO PARALÍMPICO: FUNDAMENTOS BÁSICOS DO ESPORTE

A meta do projeto é capacitar 100 mil professores de Educação Física até 2025. O Impulsiona conta atualmente com 15 cursos online na plataforma do AVAMEC. Entre os mais procurados estão o de miniatletismo, feito em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e o de Competências Socioemocionais, criado com o suporte de especialistas em educação. Para ver a lista completa e se inscrever gratuitamente, clique no botão abaixo.

Conheça os cursos gratuitos do Impulsiona

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *