Histórias Inspiradoras

Gamificação na Educação Física: professor usa jogos eletrônicos para ensinar o conteúdo das aulas

Thyelisom Marques, de Poranga (CE), encontrou nos jogos eletrônicos uma forma de aumentar o engajamento dos alunos do Ensino Médio nas aulas teóricas

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

No Ensino Médio, onde muitos alunos demonstram desmotivação em relação às aulas de Educação Física, estratégias inovadoras têm se mostrado essenciais para reverter esse quadro. Nesse contexto, o professor Thyelisom Marques, de Poranga (CE), optou pelos jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica para aumentar o engajamento dos jovens.

Uso da tecnologia nas aulas de Educação Física

O uso da tecnologia permite que os professores criem experiências personalizadas e, assim, tornem o processo de aprendizado mais envolvente e divertido. Além disso, os jogos eletrônicos estão presentes na BNCC da Educação Física como conteúdo previsto em diversas etapas de ensino.

A gamificação pode ser explorada de várias formas na escola. Uma delas é trazer os jogos eletrônicos para a “vida real”, adaptando a brincadeira para as aulas práticas de Educação Física. Por exemplo, o Pac Man, o Among Us, o Fortnite e o Campo Minado.

Outra forma de usar a gamificação é aplicar os conteúdos das aulas teóricas da disciplina através dos games. Essa alternativa é utilizada pelo professor Thyelisom Marques com os alunos da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Prudêncio de Pinho.

Gamificar para engajar!

Para descobrir quais jogos eletrônicos fazem parte do dia a dia dos alunos, Thyelisom faz uma lista em sala com a turma. Com base nas sugestões, o professor procura criar gamificações, inserindo os conteúdos teóricos de Educação Física em um quiz temático com elementos dos jogos mais populares.

A dinâmica da atividade pode ser adaptada à realidade de cada turma e as perguntas podem ser alteradas de acordo com o segmento de ensino. Os alunos podem jogar individualmente, em duplas ou equipes.

Confira abaixo alguns dos jogos que o professor Thyelisom costuma usar nas aulas:

 

Minecraft

Nesse jogo, os participantes são imersos em um ambiente virtual composto por blocos tridimensionais, onde podem minerar recursos, construir estruturas, criar ferramentas e explorar paisagens variadas. No quiz temático, o professor usou os elementos visuais do Minecraft e o personagem principal, que pode renascer e voltar para o jogo quando o aluno erra uma questão.

Assista o vídeo abaixo com a demonstração do jogo e clique AQUI para baixar o modelo de quiz!

 

Sonic

O Sonic é um personagem inventado em 1991 para competir com o famoso Mario. O ouriço azul, conhecido por sua agilidade, protagoniza jogos com cenários vibrantes, música emocionante e muita velocidade. O professor Thyelisom aproveitou essas características e recursos visuais para levar adrenalina ao quiz da Educação Física. Ele personalizou o jogo de modo que os alunos se sintam em uma aventura de Sonic.

Veja abaixo como funciona o jogo e clique AQUI para baixar o material!

 

Passa ou Repassa da Educação Física

Esse jogo de perguntas e respostas é inspirado no programa de TV, porém adaptado para a Educação Física. O objetivo é levar conhecimento de maneira divertida e leve aos alunos. Seu formato original é o de quiz, por isso, basta adaptar as perguntas para a temática das suas aulas e brincar com a turma! Clique AQUI para baixar o jogo do Impulsiona!

A gamificação tem transformado a postura dos alunos. Eles estão mais atentos e interessados nas aulas teóricas. “Temos conseguido criar uma atmosfera mais leve e que também valoriza os conteúdos da Educação Física em consonância com a BNCC, sobretudo quando se fala de tecnologia, inovação e protagonismo.”, contou o professor.

Fique por dentro!

Saiba como inserir o universo dos jogos eletrônicos nas suas aulas! Conheça o PDF do Impulsiona e entenda a conexão dos E-Sports com a educação e quais são as melhores formas de usá-los na Educação Física. Acesse!

Você usa a gamificação nas suas aulas? Conta pra gente nos comentários!

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George Fernandes
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George Fernandes

Gostei e já utilizei o Campo Minado, alunos gostaram.

Mailde
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Mailde

Pode me explicar como aplicar esse jogo para os alunos so ensino médio?

Luiz
Visitante
Luiz

Muito legal!

James
Membro
James

Excelente! Tenho usado a Gamificação com minha turma do 9o ano. Esta matéria me trouxe mais ideias. Obrigado.

Marcio
Visitante
Marcio
Edson
Visitante
Edson

Arrasou parabéns professor que luz maravilhosa você da a Educação Física.

ABDON LUCAS DA COSTA
Visitante
ABDON LUCAS DA COSTA

Ele é meu professor de educação física é realmente essas aulas ensinam de um jeito criativo e divertido, Inclusive esse avatar dele foi criação minha,fico feliz em vez ele sendo reconhecido pelo trabalho!.

Thyelisom
Visitante
Thyelisom

Ficamos felizes com o reconhcimento do nosso trabalho ! Um grande Abraço.

Vanessa Jerônimo Pires
Visitante
Vanessa Jerônimo Pires

Professor nota mil,parabéns

Vanessa Jerônimo Pires
Visitante
Vanessa Jerônimo Pires

Professor nota mil, parabéns