Cobertura

Festival de dança na escola: ritmo, cultura e Educação Física

Evento anual da Escola Estadual Juventina Pinto Brandão envolve toda a comunidade escolar que respira dança e música na preparação para o espetáculo

No terceiro bimestre, a Escola Estadual Juventina Pinto Brandão, em Contagem (MG), se transforma em um verdadeiro palco de talentos, com um Festival de Dança. O evento mais esperado do ano pelos alunos acontece desde 2017 organizado pela professora de Educação Física e diretora da escola, Tammy Souza.

O festival reúne todas as turmas do Ensino Fundamental até o Médio. Cada turma é responsável por escolher um tema, fazer coreografias, ensaiar e ainda montar cenários para suas apresentações. “A ideia era criar algo diferente do que os estudantes estavam habituados e também de incentivar e despertar novos talentos.”, contou Tammy.

 

A dança que conecta a escola

Além de estimular a criatividade e protagonismo dos alunos, o festival também cumpre um papel importante na aproximação das famílias com a escola. No dia das apresentações, pais, familiares e a comunidade toda se juntam para torcer e se emocionar com as performances. É um momento de celebrar a arte e a cultura e fortalecer os vínculos.

Temas e coreografias

Todos os anos os alunos surpreendem na escolha dos temas e na montagem das coreografias. Desde a primeira edição, já fizeram uma viagem pelas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, exploraram as riquezas culturais das regiões do Brasil e até reviveram as músicas de filmes, séries e novelas.

Em 2020, mesmo com a situação desafiadora da pandemia, o festival não parou. Os alunos mostraram que o show deve continuar e enviaram vídeos das suas apresentações de forma virtual. Confira abaixo o vídeo dos vencedores:

No último festival, em 2022, o tema foi de livre escolha dos estudantes. As turmas escolheram dançar valsa, forró e até ao som do clássico da Disney Moana. Nessa edição, o festival recebeu apoio de fotógrafos profissionais que registraram cada detalhe do evento.

Uma banca de jurados formada por três professores, um ex-aluno convidado e uma pessoa da comunidade avalia os seguintes quesitos: caracterização/figurino, coreografia, sincronismo, criatividade e cenário/decoração. Para ter um gostinho de como funciona o festival, confira o TOP 3 da edição de 2022:

1º lugar: Moana

2º lugar: valsa

3º lugar: forró

Ritmo, cultura e Educação Física

O Festival de Dança é a prova de que a Educação Física vai muito além da prática esportiva. Ela é uma forma prazerosa de aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento da consciência corporal e incentiva a cultura.

Em 2023, a magia da dança vai invadir a Escola Estadual Juventina Pinto Brandão mais uma vez. O festival ainda não tem tema definido, mas com certeza ficará guardado na memória de todos da comunidade escolar por muitos e muitos anos!

Dançando na escola para ninguém ficar de fora

A dança proporciona muitos benefícios aos alunos: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. Além disso, ela pode, e deve, ser usada para quebrar estereótipos e padrões preestabelecidos e estimular a inclusão. Por isso, preparamos um conteúdo para você levar essa atividade para as suas aulas de Educação Física.  Acesse AQUI!

Já imaginou um festival de dança na sua escola? Comente o que achou dessa ideia!

18
Deixe um comentário

avatar
18 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Giguimar Pereira de Souza
Visitante
Giguimar Pereira de Souza

Excelente ideia

José Carlos
Visitante
José Carlos

Parabéns! Sou educador e ainda não atuo com o componente curricular de Educação Física. Incíivel essas possibilidades de desenvolver a dança no espaço escolar. Valeu!

PATRÍCIA DO PRADO
Visitante
PATRÍCIA DO PRADO

Fantástico! Parabéns,.sou docente em.universidade pública na área de dança. Que todas as escolas se inspirem em vcs! Viva a dança!

Carla Andréia Royes Matheus
Visitante
Carla Andréia Royes Matheus

Já fiz atividades com dança na escola. Acho muito rico as expressões de dança, inclusive porque moro no RS e aqui temos danças que tem origem portuguesa e espanhola.

Natália
Visitante
Natália

Muito bom! Parabéns! A todos os envolvidos. Já organizei apresentações de dança entre as salas de 1° séries do médio, e foi incrível a participação e protagonismo dos educandos. Amei!

Rosana A Fernandes
Visitante
Rosana A Fernandes

*Excelente trabalho. O exercício do protagonismo juvenil, a liberdade de escolha e criação….Fascinante!
Parabéns a profa de educação física pelo trabalho.

Rosana A Fernandes
Visitante
Rosana A Fernandes

Excelente projeto! O exército do protagonismo juvenil, a liberdade de criação dos estudantes, fascinante. Parabéns!

Atila Santos Firmino
Visitante
Atila Santos Firmino

Super banaca este trabalho,
Espero um dia está fazendo parte disto também,quando estiver formado até porque eu amo a dança e a música arte de se espessar,com os movimentos corporais

Jair Araújo de Carvalho
Visitante
Jair Araújo de Carvalho

Muito bom já fiz oficina de dança pra os alunos eles gostam muito montei corografia, dançar é um exercício perfeito, pra o condicionamento físico, entre outras..

Juliana
Visitante
Juliana

Amei,um projeto que vai além da dança a cultura e conhecimento!!vou ler para minha vivência na escola, aqui fazemos no mês de junho!!!

SIRLANDIA VIEIRA DO NORTE SILVA
Visitante
SIRLANDIA VIEIRA DO NORTE SILVA

Òtimo movimenta a garotada com muita música.

Natália Ester do Nascimento Santiago
Visitante
Natália Ester do Nascimento Santiago

Boa noite!
Desde 2015, faço um trabalho na Escola onde leciono. Aqui cada ano trabalho um tema, onde cada grupo apresenta a parte teórica, e no dia da apresentação, cada grupo apresenta duas danças, decoração da sala, culinária de acordo com seu tema. Esse ano será no dia 26/09

ANTONIA LOIOLA
Visitante
ANTONIA LOIOLA

BOA TARDE!
SHOW DE BOLA, PARABÉNS A PROFESSORA E A ESCOLA POR ESSE FESTIVAL DE DANÇA, MUITO BACANA MESMO.

Lucileia Melo
Visitante
Lucileia Melo

Gostei! Vou levar a sugestão para os professores da minha escola.

Jose Paulo Lourenço
Visitante
Jose Paulo Lourenço

É uma grande oportunidade de fazer com que os jovens se adaptem a vários ritmos da dança com alegria para todos. Há lugares onde a comunidade não aceita esta pratica pois tem vergonha, já tentei quando dava aulas mas foi em vão. è necessário envolvimento de professores e are pessoas da família que se predispõe a fazer isto. Eu sou um adepto da dança, gosto muito, espero um dia ver isto aqui em minha cidade que não digo o nome, mas assumo o que escrevo.

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Ótimo, vou trabalhar na minha aula.

Vânia Soares
Visitante
Vânia Soares

Meu nome é Vânia. Eu trabalho em uma escola especial faz 14 anos. Eu trabalho com Ginástica Rítmica adaptada. Realizava um ano sim o outro não, pois dependia da liberação da entidade. Cheguei fazer até o 7° Festival de Ginástica e Dança. Trabalhei com dança lá tbm, atualmente trabalho em pqrceria com a prof música uma oficina de música e movimento que temos coreografias. Mas infelizmente depois da pandemia ñ autorizaram mais nós realizarmos. Fazíamos apresentações culturais da escola GR dança, coral e banda. E convidados de escolinhas de GR que dou aula e outras profs. Muito triste a realidade… Read more »

Daniela
Visitante
Daniela

Simplesmente sensacional! Parabéns a toda a equipe!