Histórias Inspiradoras

Festival de dança na escola: ritmo, cultura e Educação Física

Evento anual da Escola Estadual Juventina Pinto Brandão envolve toda a comunidade escolar que respira dança e música na preparação para o espetáculo

No terceiro bimestre, a Escola Estadual Juventina Pinto Brandão, em Contagem (MG), se transforma em um verdadeiro palco de talentos, com um Festival de Dança. O evento mais esperado do ano pelos alunos acontece desde 2017 organizado pela professora de Educação Física e diretora da escola, Tammy Souza.

O festival reúne todas as turmas do Ensino Fundamental até o Médio. Cada turma é responsável por escolher um tema, fazer coreografias, ensaiar e ainda montar cenários para suas apresentações. “A ideia era criar algo diferente do que os estudantes estavam habituados e também de incentivar e despertar novos talentos.”, contou Tammy.

 

A dança que conecta a escola

Além de estimular a criatividade e protagonismo dos alunos, o festival também cumpre um papel importante na aproximação das famílias com a escola. No dia das apresentações, pais, familiares e a comunidade toda se juntam para torcer e se emocionar com as performances. É um momento de celebrar a arte e a cultura e fortalecer os vínculos.

Temas e coreografias

Todos os anos os alunos surpreendem na escolha dos temas e na montagem das coreografias. Desde a primeira edição, já fizeram uma viagem pelas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000, exploraram as riquezas culturais das regiões do Brasil e até reviveram as músicas de filmes, séries e novelas.

Em 2020, mesmo com a situação desafiadora da pandemia, o festival não parou. Os alunos mostraram que o show deve continuar e enviaram vídeos das suas apresentações de forma virtual. Confira abaixo o vídeo dos vencedores:

No último festival, em 2022, o tema foi de livre escolha dos estudantes. As turmas escolheram dançar valsa, forró e até ao som do clássico da Disney Moana. Nessa edição, o festival recebeu apoio de fotógrafos profissionais que registraram cada detalhe do evento.

Uma banca de jurados formada por três professores, um ex-aluno convidado e uma pessoa da comunidade avalia os seguintes quesitos: caracterização/figurino, coreografia, sincronismo, criatividade e cenário/decoração. Para ter um gostinho de como funciona o festival, confira o TOP 3 da edição de 2022:

1º lugar: Moana

2º lugar: valsa

3º lugar: forró

Ritmo, cultura e Educação Física

O Festival de Dança é a prova de que a Educação Física vai muito além da prática esportiva. Ela é uma forma prazerosa de aprendizagem, que contribui para o desenvolvimento da consciência corporal e incentiva a cultura.

Em 2023, a magia da dança vai invadir a Escola Estadual Juventina Pinto Brandão mais uma vez. O festival ainda não tem tema definido, mas com certeza ficará guardado na memória de todos da comunidade escolar por muitos e muitos anos!

Dançando na escola para ninguém ficar de fora

A dança proporciona muitos benefícios aos alunos: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. Além disso, ela pode, e deve, ser usada para quebrar estereótipos e padrões preestabelecidos e estimular a inclusão. Por isso, preparamos um conteúdo para você levar essa atividade para as suas aulas de Educação Física.  Acesse AQUI!

Já imaginou um festival de dança na sua escola? Comente o que achou dessa ideia!

Deixe seu comentário

22 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Simplesmente maravilhoso! o movimento faz parte da essência do ser humano!
    “Quem dança, seus males espantam”!

  2. Creuza maria dias de moura gimenez Gimenez disse:

    A dança é uma atividade escolar que envolve toda a comunidade escolar. Uma ideia fantástica.

  3. Ivonete disse:

    Uma ótima ideia

  4. Giguimar Pereira de Souza disse:

    Excelente ideia

  5. José Carlos disse:

    Parabéns! Sou educador e ainda não atuo com o componente curricular de Educação Física. Incíivel essas possibilidades de desenvolver a dança no espaço escolar. Valeu!

  6. Fantástico! Parabéns,.sou docente em.universidade pública na área de dança. Que todas as escolas se inspirem em vcs! Viva a dança!

  7. Carla Andréia Royes Matheus disse:

    Já fiz atividades com dança na escola. Acho muito rico as expressões de dança, inclusive porque moro no RS e aqui temos danças que tem origem portuguesa e espanhola.

  8. Natália disse:

    Muito bom! Parabéns! A todos os envolvidos. Já organizei apresentações de dança entre as salas de 1° séries do médio, e foi incrível a participação e protagonismo dos educandos. Amei!

  9. Rosana A Fernandes disse:

    *Excelente trabalho. O exercício do protagonismo juvenil, a liberdade de escolha e criação….Fascinante!
    Parabéns a profa de educação física pelo trabalho.

  10. Rosana A Fernandes disse:

    Excelente projeto! O exército do protagonismo juvenil, a liberdade de criação dos estudantes, fascinante. Parabéns!

  11. Atila Santos Firmino disse:

    Super banaca este trabalho,
    Espero um dia está fazendo parte disto também,quando estiver formado até porque eu amo a dança e a música arte de se espessar,com os movimentos corporais

  12. Jair Araújo de Carvalho disse:

    Muito bom já fiz oficina de dança pra os alunos eles gostam muito montei corografia, dançar é um exercício perfeito, pra o condicionamento físico, entre outras..

  13. Juliana disse:

    Amei,um projeto que vai além da dança a cultura e conhecimento!!vou ler para minha vivência na escola, aqui fazemos no mês de junho!!!

  14. Òtimo movimenta a garotada com muita música.

  15. Natália Ester do Nascimento Santiago disse:

    Boa noite!
    Desde 2015, faço um trabalho na Escola onde leciono. Aqui cada ano trabalho um tema, onde cada grupo apresenta a parte teórica, e no dia da apresentação, cada grupo apresenta duas danças, decoração da sala, culinária de acordo com seu tema. Esse ano será no dia 26/09

  16. ANTONIA LOIOLA disse:

    BOA TARDE!
    SHOW DE BOLA, PARABÉNS A PROFESSORA E A ESCOLA POR ESSE FESTIVAL DE DANÇA, MUITO BACANA MESMO.

  17. Lucileia Melo disse:

    Gostei! Vou levar a sugestão para os professores da minha escola.

  18. Jose Paulo Lourenço disse:

    É uma grande oportunidade de fazer com que os jovens se adaptem a vários ritmos da dança com alegria para todos. Há lugares onde a comunidade não aceita esta pratica pois tem vergonha, já tentei quando dava aulas mas foi em vão. è necessário envolvimento de professores e are pessoas da família que se predispõe a fazer isto. Eu sou um adepto da dança, gosto muito, espero um dia ver isto aqui em minha cidade que não digo o nome, mas assumo o que escrevo.

  19. Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba disse:

    Ótimo, vou trabalhar na minha aula.

  20. Vânia Soares disse:

    Meu nome é Vânia. Eu trabalho em uma escola especial faz 14 anos.
    Eu trabalho com Ginástica Rítmica adaptada.
    Realizava um ano sim o outro não, pois dependia da liberação da entidade. Cheguei fazer até o 7° Festival de Ginástica e Dança.
    Trabalhei com dança lá tbm, atualmente trabalho em pqrceria com a prof música uma oficina de música e movimento que temos coreografias.
    Mas infelizmente depois da pandemia ñ autorizaram mais nós realizarmos.
    Fazíamos apresentações culturais da escola GR dança, coral e banda. E convidados de escolinhas de GR que dou aula e outras profs.
    Muito triste a realidade no momento, pois via os olhinjos dos alunos que curtiam apresentar e assistir!

  21. Daniela disse:

    Simplesmente sensacional! Parabéns a toda a equipe!

    1. Prof. Matias disse:

      Meus parabéns! Belíssimas apresentações…