Histórias Inspiradoras

Fair play e ética nas aulas de Educação Física

Também conhecido como "jogo limpo", o fair play pode ser ensinado nas atividades físicas e servir para o dia a dia dos alunos

Você sabe o que é “fair play”? A expressão americana, que em Português significa “jogo limpo”, se popularizou em todo o mundo com a campanha FIFA Fair Play, criada para incentivar os jogadores de futebol a cumprirem as regras e respeitarem os adversários, árbitros e torcedores. Desde então, esta filosofia esportiva passou a ser empregada em diversos segmentos da sociedade para valorizar uma conduta ética e justa.

Definição

De acordo com o Conselho da Europa (1996), “o fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento”. O conceito também abrange o combate às práticas antidesportivas como violências física e verbal e a fraude. Muitas vezes, a pressão por melhores resultados e pela vitória a qualquer custo leva os atletas a utilizarem meios ilícitos, como o doping, rompendo com os princípios do jogo limpo – saiba mais na aula DOPING: JOGO LIMPO NOS ESPORTES E NA VIDA.

Exemplos históricos

Um dos casos mais famosos de fair play vem da Copa da Inglaterra. No jogo entre Notthingam Forest e Leicester City, o zagueiro Clive Clarke, do Leicester City, sofreu um ataque cardíaco e a partida foi encerrada quando o placar estava 1×0 para o Notthingam Forest. Pelo regulamento da competição, o novo jogo deveria ser reiniciado em 0x0, mas a equipe do Leicester permitiu que o time adversário marcasse um gol no início da partida, para que o placar começasse de onde parou. No fim, o Leicester virou a partida e venceu por 3×2. Conheça os maiores casos de fair play no futebol aqui.

Os princípios presentes no fair play no esporte são também essenciais para uma boa convivência em sociedade e têm um grande valor educativo. Por meio das aulas de Educação Física, o professor pode promover as condutas que fundamentam o fair play, construindo uma cultura esportiva ética ao trabalhar com os alunos aspectos como a lealdade, honestidade, aceitação das regras, respeito ao próximo e igualdade de oportunidades.

Dicas para promover fair play nas aulas

O material pedagógico FAIR PLAY: O JOGO LIMPO, disponível no Impulsiona, apresenta o conceito e origem do termo, convidando professores e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a refletirem sobre atitudes de fair play nos esportes e na vida em sociedade. A aula conta ainda com dicas de como levar o fair play para além do esporte, aplicando-o no dia a dia e em diferentes esferas. Permite também trabalhar conteúdos relacionados ao tema como a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E, assim, o “jogo justo” pode sair das quadras e ultrapassar os muros da escola.

 

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

3
Deixe um comentário

avatar
3 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Fernanda Ouriques Quint
Visitante
Fernanda Ouriques Quint

Está sendo base para minhas aulas há anos e para um projeto da escola, incluído no PPP este mês. Em breve posso compartilhar os resultados. Gratidão pelo impulso pessoal!

Bianca Viegas
Visitante
Bianca Viegas

De acordo com o Conselho da Europa (1996), “o fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; mas cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito desportivo, um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento”. O conceito também abrange o combate às práticas antidesportivas como violências física e verbal e a fraude.

ffffffffffffffffffff
Visitante
ffffffffffffffffffff

legal