Histórias Inspiradoras

Aventura na Educação Física: professor ensina slackline, escalada horizontal, parkour, arvorismo, rapel e surfe

Professor cria projeto de práticas corporais de aventura para aumentar o engajamento dos alunos do Ensino Fundamental. Confira!

Engajar os alunos nas aulas de Educação Física pode ser um desafio. Por isso, o professor Jefferson Ramos, do município de Canoas (RS), criou um projeto de esportes de aventura com o 5º e 6º anos da EMEF Rondônia. Eles aprenderam slackline, escalada horizontal, parkour, arvorismo, rapel e surfe.

 

Para o professor, os esportes tradicionais como futebol, vôlei, basquete e handebol acabam excluindo uma parcela dos alunos. “Como os esportes de aventura são novidade, todos partem do mesmo nível de conhecimento e os resultados surpreendem, pois muitos alunos que nos esportes tradicionais pouco participam, acabam tendo destaque”, contou.

Além disso, Jefferson explicou que ao inserir essas novas práticas no planejamento é possível personalizar os objetivos de cada estudante por etapa. “Assim cada um sempre vai ter suas vitórias pessoais, ultrapassando os obstáculos de acordo com suas possibilidades”, afirmou. Dessa forma, todos se ajudam a avançar nas modalidades, tornando as aulas de Educação Física um espaço colaborativo e respeitoso.

Antes de mergulharem nas aventuras práticas, Jefferson prepara seus alunos com vídeos e materiais digitais que ensinam sobre a história dos esportes de aventura e destacam a importância das medidas de segurança. Cada modalidade é acompanhada por uma dose de teoria, garantindo que todos tenham uma compreensão sólida do que estão prestes a experimentar. Vamos conhecer cada uma delas?

Surfe: tirando onda na Educação Física

Pode parecer estranho pensar em uma aula de surfe sem água, mas o professor Jefferson e seus alunos tiraram onda ao adaptar essa modalidade para a Educação Física. As pranchas foram feitas de papelão e customizadas com tinta para deixar com a cara da garotada em um momento de trabalho em equipe e muita criatividade.

O professor experimentou algumas alternativas para simular o movimento do surfe: apoiar a prancha em um rolo de papelão ou em um tecido que era puxado pelos colegas enquanto a criança “surfava”.

No vídeo de surfe da nova série do Impulsiona que ajuda a construir equipamentos esportivos de forma simples, você vai ver como fazer uma prancha para ensinar esse esporte na Educação Física. Acesse AQUI!

Parkour: desafiando a gravidade!

Já viu pessoas correndo, saltando e realizando acrobacias pelas ruas, usando apenas o próprio corpo e os obstáculos que encontram pelo caminho? Esse tipo de prática é conhecida como parkour, um esporte que surgiu na França e vem ganhando o mundo. No Brasil, se tornou popular entre os jovens graças a uma forcinha da internet. Diversos vídeos de pessoas praticando o parkour viralizaram nas redes sociais e despertaram a curiosidade da garotada.

Na escola, essa novidade pode ser uma ótima forma de motivar os alunos. O interessante é que o parkour pode ser adaptado ao espaço disponível, usando os  obstáculos do próprio ambiente como escadas, muros, cadeiras e o que mais contribuir para essa aventura.

Slackline: desenvolvendo o equilíbrio e a concentração

O slackline consiste em se equilibrar em uma corda. Geralmente, esse esporte é praticado na praia ou em outros locais próximos a natureza, porém, sua prática é muito bem-vinda na escola, prezando sempre pela segurança e bem-estar dos alunos.

Para ensinar o slackline na Educação Física, o professor Jefferson se preocupou em introduzir a prática passo a passo, evoluindo de atividades de seguir as linhas da quadra, depois utilizando uma ripa de madeira e, por fim, chegando no uso do elástico.

Assim como surfe, o slackline também faz parte da série “Faça Você Mesmo”. Lá você vai ver como adaptar esse esporte à realidade da escola de forma divertida e segura. Clique AQUI e saiba mais!

Escalada com segurança e diversão

Na escalada horizontal, prática inserida na Educação Física pelo professor Jefferson, os alunos devem simular os movimentos da escalada convencional, só que em uma superfície horizontal, o chão. Para orientar onde as crianças devem apoiar os pés e as mãos é possível utilizar marcações já existentes como as linhas da quadra, marcas de piso ou fazer as próprias marcações usando pedaços de papel ou giz. Além de trabalhar força e flexibilidade, essa atividade ajuda os alunos a planejarem os seus movimentos com antecedência para escolher onde vão se apoiar para concluir o percurso.

Arvorismo e rapel: explorando o espaço da escola

Arvorismo e rapel na escola? Agora a brincadeira chegou em outro nível! Essa modalidades exigem uma estrutura complexa de ser adaptada à escola, por isso, o professor Jefferson optou por realizar atividades no plano horizontal. Para o rapel, esporte praticado com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, montanhas e outras construções, ele usou corda e papelão. Assim, com a ajuda da corda, os alunos deslizam sobre o papelão:

 

Já para o arvorismo, prática de travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copas das árvores, o professor usou os recursos disponíveis como escadas, bancos, madeiras e pneus, como no vídeo abaixo.

 

Ao final do projeto, Jefferson convidou um colega que é escalador profissional, o professor Fabiano dos Santos, para aplicar uma oficina de esportes de aventura usando equipamentos profissionais aproveitando as árvores da escola:

Aprendizado e diversão nas alturas!

O interesse dos alunos com as novas atividades experimentadas ultrapassou os muros da escola. “Segundo os responsáveis, as crianças chegam em casa comentando com entusiasmo as experiências vivenciadas. O envolvimento é geral, durante as aulas e fora dela também”, declarou Jefferson.

Mais do que aumentar a motivação na Educação Física, ao inserir as práticas corporais de aventura no planejamento, é possível quebrar as barreiras tradicionais do ensino e levar os alunos a novos patamares de aprendizado, diversão e colaboração. Quer proporcionar essa experiência nas suas aulas? Conheça os conteúdos do Impulsiona!

Slackline

Parkour

Escalada

Surfe

Esporte Orientação

E aí, o que achou desse projeto? Deixe o seu comentário!

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Ailson Farias
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Ailson Farias

Parabéns Professor pelo excelente projeto é, maravilhoso ver os jovens desenvolvendo capacidades motoras ,empatia,trabalho em equipe ,respeito, responsabilidade,enfim parabéns a todos os envolvidos top de mais.

JEFFERSON MALTA RAMOS
Visitante
JEFFERSON MALTA RAMOS

Valeu Ailson. Realmente estamos atingindo os objetivos traçados. O retorno dos alunos e responsáveis é super positivo.

Davi Alves da Silva
Membro
Davi Alves da Silva

PARABÉNS! PROFESSOR, É PELO QUE VI SAIU TUDO DO SEU BOLSO,POIS AS SECRETARIAS E ESCOLAS NÃO COMPRAM NADA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA, SÃO MATERIAIS SUCATEADOS

JEFFERSON MALTA RAMOS
Visitante
JEFFERSON MALTA RAMOS

Obrigado Davi. Na verdade num primeiro momento utilizei materiais alternativos e de certa forma conseguimos nos aproximar da realidade. No segundo ano, fui contemplado com um prêmio do Instituto Arcor e investimos na aquisição de equipamentos profissionais e materiais de segurança. Isso proporcionou um acréscimo de qualidade e vivência bem próxima da realidade. Construímos um parede de escalada, montamos uma tirolesa e construímos pranchas de surf de madeira com rodas de skate. O retorno dos alunos é sensacional.

Marcia Jerônimo.
Visitante
Marcia Jerônimo.

Espetacular, parabéns!
Crianças gostam de atividades diferentes, experiências novas diariamente, isso é motivação na Educação Física.

JOHNYSON WEYNE DA SILVA COSTA
Visitante
JOHNYSON WEYNE DA SILVA COSTA

Parabéns!!!

Kelly Assis
Visitante
Kelly Assis

Muito bom. Parabéns professor.

PAULO EDUARDO FARIAS
Visitante
PAULO EDUARDO FARIAS

Show de bola, Professor. São essas ações que nos enaltecem sobre a importância da nossa profissão e nos motivam a superar as inúmeras adversidades que temos no desenvolvimento de atividades significativas aos nossos alunos. Parabéns

JEFFERSON MALTA RAMOS
Visitante
JEFFERSON MALTA RAMOS

Obrigado Paulo. Penso que o caminho mais curto é mostrando que o nosso papel está muito além de disponibilizar uma bola ou ser moeda de troca. Mas é necessário pensar nas aulas com objetivos específicos e fazer um planejamento adequado.

MARCUS RENE PETRY
Visitante
MARCUS RENE PETRY

Parabéns ao professor Jeferson pela iniciativa e pelo ensino modernizado/evolutivo da educacao física

Prof Marcelo
Visitante
Prof Marcelo

Brilhante, professor! Parabéns!

Denise
Visitante
Denise

Maravilhoso! Quem gosta do que faz sabe fazer a diferença!!

Lidiane Scalcon
Visitante
Lidiane Scalcon

Achei fantástico, traz os alunos para querer participar das aulas.

Sidnei de moura gomes
Visitante
Sidnei de moura gomes

Maravilhoso como com um pouco de imaginação podemos elevar o nível da educação física escolar.

RICARDO DE JESUS JACOMO
Visitante
RICARDO DE JESUS JACOMO

Sensacional! Parabéns aos envolvidos!

RICARDO DE JESUS JACOMO
Visitante
RICARDO DE JESUS JACOMO

Sensacional! Parabéns aos envolvidos

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Amei, vou aplicar no jogo escolar

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Amei,vou aplicar no jogo escolar