Cobertura

Como trabalhar a Educação Física no Ensino Infantil

Entenda a importância da Educação Física nos primeiros anos escolares e conheça atividades que auxiliam no desenvolvimento integral das crianças

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança fora do ambiente familiar. Esta primeira etapa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para potencializar a evolução das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, as aulas de Educação Física no ensino infantil são de extrema importância e proporcionam hábitos de vida saudável e qualidade de vida futura.

Nesta fase, a criança amplia a percepção do universo que a cerca e a Educação Física ajuda a promover uma grande diversidade de experiências – descobrir o próprio corpo e seus limites, se relacionar com o outro, se expressar emocionalmente e ativar a criatividade são alguns exemplos.

Para trabalhar o desenvolvimento global das crianças durante as aulas de Educação Física separamos três propostas de atividades que fortalecem a aprendizagem, a memória e o raciocínio, incentivam as interações sociais e a formação da personalidade. Além disso, elas exercitam as habilidades motoras e a capacidade sensorial.

Jogos e brincadeiras

Nos últimos anos, vem crescendo a percepção da importância das atividades recreativas e da Educação Física escolar em todos os momentos do Ensino Fundamental. Uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras.

Através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, as crianças se relacionam com si mesmas, com o espaço e o tempo. Ao utilizar jogos e brincadeiras tradicionais, o professor pode ensinar noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e apresentar normas de jogos pré-desportivos.

O Impulsiona oferece gratuitamente o conteúdo JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, que propõe atividades para introduzir esportes e trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. O material atende à unidade temática Brincadeiras e Jogos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajuda o professor a entender mais sobre o assunto.

Jogos Competitivos x Jogos Cooperativos

Um dos temas mais discutidos na Educação Física no Ensino Infantil é o incentivo à competição nas aulas. Por isso, ao trabalhar com jogos, muitos educadores podem ter dúvidas sobre qual tipo escolher. Enquanto os competitivos ajudam a criança a lidar com vitórias e derrotas, os cooperativos estimulam a parceria e o respeito às diferenças.

Preparamos o material JOGOS COMPETITIVOS X JOGOS COOPERATIVOS para apresentar as vantagens e desvantagens de cada modalidade e qual o momento ideal de utilizar cada um, incluindo sugestões de jogos para todas as idades.

Aquecimento

Muitas vezes ignorado, o aquecimento é uma atividade importante que prepara corpo e mente para o esporte. Ele pode ser trabalhado desde a Educação Infantil e garante concentração e entusiasmo para os exercícios a seguir.

Antes de começar a atividade física, o corpo está em estado de repouso e não está pronto para esforços intensos e cargas pesadas. A falta de aquecimento pode provocar lesões leves a graves. Respeitando os limites de cada um, o aquecimento provoca aceleração dos batimentos cardíacos e da circulação, aumento da capacidade respiratória, aceleração do metabolismo, entre outras reações benéficas ao organismo.

Para auxiliar o professor de Educação Física, o Impulsiona oferece a aula AQUECENDO PARA NÃO ENTRAR NUMA FRIA. Você vai aprender o que é aquecimento e seus principais objetivos, conhecer seus diferentes tipos e entender a diferença entre esta atividade e o alongamento. Além disso, o material apresenta alguns jogos e brincadeiras que funcionam como aquecimento e ainda divertem.

BNCC

Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não nomear a Educação Física para o Ensino Infantil, ela determina diversos aprendizados motores importantes para crianças pequenas. Clique no botão abaixo para se inscrever no curso gratuito da BNCC na Educação Física.

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *