Histórias Inspiradoras

Do maculelê à dança romena: projeto de Educação Física incentiva cultura na escola

Professora de Balneário Rincão (SC) se destaca com projeto de dança e valorização cultural no Ensino Fundamental

A dança proporciona muitos benefícios aos alunos: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. Além disso, se abordada sob o viés cultural, desempenha um papel fundamental na construção da identidade e do conhecimento das crianças e jovens. Pensando nisso, a professora Roberta Mitchela Lopes criou o projeto “Valorizando a cultura através da dança” na Escola de Educação Básica Municipal Arroio Rincão, localizada em Balneário Rincão (SC).

Como a dança está presente na BNCC como componente curricular da Educação Física, a professora aproveitou a ocasião da Julifest, festa tradicional que reúne apresentações culturais das escolas da cidade e o Festival de Dança que acontece anualmente para inserir a modalidade no planejamento.

“É fundamental introduzir aos alunos a diversidade de origens e estilos de dança, expandindo assim suas perspectivas culturais e estimulando o combate a qualquer forma de preconceito”, contou Roberta.

O projeto foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental I. Cada ano se aprofundou em um recorte temático relacionado à dança. Confira!

2º ano – Danças no contexto comunitário e regional

Para o 2º ano do Ensino Fundamental, a professora optou por usar as brincadeiras cantadas como forma de explorar a dança no contexto comunitário e regional e trabalhar elementos como ritmo, espaço e gestos. Os alunos assistiram vídeos com músicas lúdicas que fazem parte do cotidiano deles e reproduziram os movimentos, interagindo com os colegas no espaço da sala de aula:

 

Habilidades da BNCC contempladas:

(EF12EF11). Experimentar e fruir diferentes danças no contexto comunitário e regional e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

(EF12EF12). Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando-as, sem preconceitos de qualquer natureza.

3º ano: dança indígena e dança romena

Os alunos do 3º ano puderam experimentar dois tipos de dança diferentes. Conheceram a dança indígena do Bate-pau, uma manifestação tradicional de diversas comunidades indígenas no Brasil. Nessa dança, os participantes batem paus ritmicamente em uma coreografia que imita sons da natureza, como o canto dos pássaros e ruídos dos animais.

Essa é uma forma de expressão cultural que une música, dança e elementos da natureza. Por isso, ensiná-la na escola contribui para a preservação da diversidade cultural indígena do Brasil, promovendo o respeito e a compreensão das tradições desses povos.

 

Além disso, os alunos também vivenciaram a Alunelul, dança romena característica da região da Oltênia, conhecida por sua alegria e animação. Nesta dança em roda, os participantes se movem em um círculo, segurando as mãos uns dos outros e realizando passos e movimentos coreografados ao som de música folclórica romena.

A Alunelul é caracterizada por passos saltitantes, rodopios e movimentos sincronizados, criando uma atmosfera festiva e envolvente. É frequentemente executada em celebrações e eventos culturais, representando uma parte importante da herança folclórica romena.

 

4º ano: carimbó

Os alunos do 4º ano mergulharam no carimbó, um estilo de música e dança tradicional da Região Norte do Brasil, especialmente popular no Pará. Ele combina ritmos africanos, indígenas e europeus, embalando uma coreografia vibrante e expressiva. A partir da pesquisa sobre o carimbó, as crianças conheceram mais sobre essa manifestação cultural e começaram os ensaios para a apresentação na Julifest, festa que ocorre anualmente em Balneário Rincão (SC) no mês de julho.

5⁰ ano: maculelê

Os alunos do 5º ano se aprofundaram no maculelê, dança folclórica afro-brasileira que combina movimentos acrobáticos com o uso de bastões ou facões. Ela tem origem na cultura dos quilombos e é  praticada em celebrações e festividades tradicionais no Brasil. Os alunos fizerem uma pesquisa sobre a história do maculelê e depois tiveram contato com a dança na escola através de um vídeo demonstrativo. Para fechar com chave de ouro, os alunos se apresentaram na festa da Tainha, evento tradicional da cidade.

 

Habilidades da BNCC contempladas:

(EF35EF09). Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz africana e indígena, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10). Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e das danças de matriz africana e indígena.

(EF35EF11). Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz africana e indígena.

(EF35EF12). Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Aula digital: dança na Educação Física

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ADENILSON
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ADENILSON

ÓTIMO CONTEUDO,

Luzinete Soares da Cruz Menezes
Visitante
Luzinete Soares da Cruz Menezes

Parabéns, eu amei o trabalho, ficou muito rico.

Vanderlan da Silva Félix
Visitante
Vanderlan da Silva Félix

Excelente! Parabéns professores, mostraram muitas culturas diferentes, possibilitando aos alunos um acervo cultural

Mônica de Souza
Visitante
Mônica de Souza

Projeto maravilhoso! Parabéns! Trabalhar com dança sempre é muito bom, mesmo para os professores que não se sentem muito a vontade, hoje temos muitas formas de transmitir, estimular e fazer os alunos admirarem as danças. Muito importante para nossa cultura, para a criação de vínculos, e para tornar adolescentes e adultos menos tímidos.

Mônica
Visitante
Mônica

Parabéns a professora pelo excelente trabalho com seus alunos.Mônica Goiás.

Elias dos Santos
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Elias dos Santos

Excelente!…. Com certeza esses momentos serão eternizados na memória desses jovens.

Débora
Visitante
Débora

que legal! qual o nome da música na dança maculelê?

Afonso Aragão
Visitante
Afonso Aragão

Ótimo… está de parabéns a professora e a Escola

Guilherme Drumond Alkmim
Visitante
Guilherme Drumond Alkmim

Achei legal é importante, pois, a cultura do Brasil é muito rica e o preconceito aparece principalmente na cultura afro descendente onde devemos trabalhar com os alunos a importância do respeito para com o outro!