Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A dança proporciona muitos benefícios aos alunos: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. Além disso, se abordada sob o viés cultural, desempenha um papel fundamental na construção da identidade e do conhecimento das crianças e jovens. Pensando nisso, a professora Roberta Mitchela Lopes criou o projeto “Valorizando a cultura através da dança” na Escola de Educação Básica Municipal Arroio Rincão, localizada em Balneário Rincão (SC).
Como a dança está presente na BNCC como componente curricular da Educação Física, a professora aproveitou a ocasião da Julifest, festa tradicional que reúne apresentações culturais das escolas da cidade e o Festival de Dança que acontece anualmente para inserir a modalidade no planejamento.
“É fundamental introduzir aos alunos a diversidade de origens e estilos de dança, expandindo assim suas perspectivas culturais e estimulando o combate a qualquer forma de preconceito”, contou Roberta.
O projeto foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental I. Cada ano se aprofundou em um recorte temático relacionado à dança. Confira!
Para o 2º ano do Ensino Fundamental, a professora optou por usar as brincadeiras cantadas como forma de explorar a dança no contexto comunitário e regional e trabalhar elementos como ritmo, espaço e gestos. Os alunos assistiram vídeos com músicas lúdicas que fazem parte do cotidiano deles e reproduziram os movimentos, interagindo com os colegas no espaço da sala de aula:
Habilidades da BNCC contempladas:
(EF12EF11). Experimentar e fruir diferentes danças no contexto comunitário e regional e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
(EF12EF12). Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando-as, sem preconceitos de qualquer natureza.
Os alunos do 3º ano puderam experimentar dois tipos de dança diferentes. Conheceram a dança indígena do Bate-pau, uma manifestação tradicional de diversas comunidades indígenas no Brasil. Nessa dança, os participantes batem paus ritmicamente em uma coreografia que imita sons da natureza, como o canto dos pássaros e ruídos dos animais.
Essa é uma forma de expressão cultural que une música, dança e elementos da natureza. Por isso, ensiná-la na escola contribui para a preservação da diversidade cultural indígena do Brasil, promovendo o respeito e a compreensão das tradições desses povos.
Além disso, os alunos também vivenciaram a Alunelul, dança romena característica da região da Oltênia, conhecida por sua alegria e animação. Nesta dança em roda, os participantes se movem em um círculo, segurando as mãos uns dos outros e realizando passos e movimentos coreografados ao som de música folclórica romena.
A Alunelul é caracterizada por passos saltitantes, rodopios e movimentos sincronizados, criando uma atmosfera festiva e envolvente. É frequentemente executada em celebrações e eventos culturais, representando uma parte importante da herança folclórica romena.
Os alunos do 4º ano mergulharam no carimbó, um estilo de música e dança tradicional da Região Norte do Brasil, especialmente popular no Pará. Ele combina ritmos africanos, indígenas e europeus, embalando uma coreografia vibrante e expressiva. A partir da pesquisa sobre o carimbó, as crianças conheceram mais sobre essa manifestação cultural e começaram os ensaios para a apresentação na Julifest, festa que ocorre anualmente em Balneário Rincão (SC) no mês de julho.
Os alunos do 5º ano se aprofundaram no maculelê, dança folclórica afro-brasileira que combina movimentos acrobáticos com o uso de bastões ou facões. Ela tem origem na cultura dos quilombos e é praticada em celebrações e festividades tradicionais no Brasil. Os alunos fizerem uma pesquisa sobre a história do maculelê e depois tiveram contato com a dança na escola através de um vídeo demonstrativo. Para fechar com chave de ouro, os alunos se apresentaram na festa da Tainha, evento tradicional da cidade.
Habilidades da BNCC contempladas:
(EF35EF09). Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz africana e indígena, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF35EF10). Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e das danças de matriz africana e indígena.
(EF35EF11). Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz africana e indígena.
(EF35EF12). Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.
Quer introduzir a dança nas suas aulas mas ainda não sabe como? Conheça a aula digital do Impulsiona e veja como explorar os diversos benefícios que a dança pode proporcionar aos seus alunos! Baixe AQUI!
ÓTIMO CONTEUDO,
Parabéns, eu amei o trabalho, ficou muito rico.
Excelente! Parabéns professores, mostraram muitas culturas diferentes, possibilitando aos alunos um acervo cultural
Projeto maravilhoso! Parabéns! Trabalhar com dança sempre é muito bom, mesmo para os professores que não se sentem muito a vontade, hoje temos muitas formas de transmitir, estimular e fazer os alunos admirarem as danças. Muito importante para nossa cultura, para a criação de vínculos, e para tornar adolescentes e adultos menos tímidos.
Parabéns a professora pelo excelente trabalho com seus alunos.Mônica Goiás.
Excelente!…. Com certeza esses momentos serão eternizados na memória desses jovens.
que legal! qual o nome da música na dança maculelê?
Ótimo… está de parabéns a professora e a Escola
Achei legal é importante, pois, a cultura do Brasil é muito rica e o preconceito aparece principalmente na cultura afro descendente onde devemos trabalhar com os alunos a importância do respeito para com o outro!