Cobertura

Como planejar uma boa aula de Educação Física?

Profissionais da Educação Física dão dicas para aprimorar suas aulas

Praticar exercícios físicos ainda em idade escolar ajuda no desenvolvimento do corpo e do intelectual das crianças e dos adolescentes. Com tantos benefícios, a aula de Educação Física não é apenas o momento em que o aluno se exercita. É também a hora em que ele aprende valores como o trabalho em equipe, persistência e dedicação.

Para que os alunos tenham uma experiência satisfatória quando estão fazendo aula de Educação Física é importante o planejamento. É por meio dele que o professor consegue elaborar uma boa aula e, consequentemente, transmitir da melhor forma os valores presentes na prática esportiva. Quer saber como?

Pensando nisso, reunimos aqui dicas de professores de Educação Física experientes. Confira!

Conhecer o perfil da turma

Para Carlos Henrique Augusto dos Santos, professor do EMEF Conjunto Habitacional Barro Branco II, em São Paulo, um bom planejamento surge quando o professor conhece o perfil de sua turma. “É importante conhecer os alunos, a faixa etária, a cultura local. Assim, fica mais fácil criar os objetivos da aula e a aplicação adequada dos conteúdos”, disse o professor que participou da primeira Oficina Esportiva do Impulsiona.

Ter bom senso

O preparador físico Alex Borghetti acredita que o bom senso é a chave de uma boa aula de Educação Física. “Depois de alinhar o planejamento da aula aos objetivos dos alunos, é necessário ter bom senso para adaptar e adequar a aula, se necessário. Escolher os exercícios que condizem com a turma”, explicou.

Planejamento coletivo

A professora do EMEF Antenor Nascentes, Danielle Silva de Andrade, contou que sua aula funciona muito bem quando planeja coletivamente com seus alunos. “Dentro do conteúdo programático, verifico o que os alunos gostam de fazer e o que eles gostariam de aprender. Por isso, dedico sempre a primeira aula do semestre para conversar com eles e entendê-los”, disse. “Uso bastante a criatividade para ensinar esportes de forma lúdica.” Danielle participou da segunda Oficina Esportiva do Impulsiona, em São Paulo.

Participação ativa

O professor Alexsandro Espindola, aluno do curso de Impulsionador Esportivo do Impulsiona, deu a seguinte dica para uma boa aula de Educação Física: “o professor deve demonstrar grande empolgação naquilo que está abordando e ter uma participação ativa.” Ele, ainda, acredita que o uso de jogos lúdicos para ensinar algum esporte ajudará bastante a prender a atenção dos alunos. “Assim, uma aula de Educação Física será sucesso.”

Para continuar impulsionando a educação esportiva na sua escola, inscreva-se nos cursos online do Impulsiona e baixe os conteúdos digitais gratuitos. Vamos juntos! \o/

19
Deixe um comentário

avatar
19 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Valmir Fleury da Conceição
Visitante
Valmir Fleury da Conceição

Gostei muito e agradeço pelas orientações

Samara
Visitante
Samara

Muito importante , por aprendizado do educar físico.

Gleice patricia valerio Granja Granja
Membro
Gleice patricia valerio Granja Granja

Quero muito participar ,amei !

Anderson Gomes
Visitante
Anderson Gomes

Como trabalhar as aulas teóricas No início da sua formação?

Monteiro Malundo
Visitante
Monteiro Malundo

Qual é a importância da educação física

Enos Silva
Membro
Enos Silva

“Mente sã, corpo são”. Essas palavras dizem tudo. O desenvolvimento físico está diretamente ligado ao intelectual e isso é um fato.

ROSSINI FAGUNDES DA SILVA
Visitante
ROSSINI FAGUNDES DA SILVA

É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE A PRIMEIRA AULA SEJA PARA UMA CONVERSA INFORMAL PARA SENTIR A REALIDADE DO ALUNO E SUA CULTURA LOCAL, E ESPONTANEAMENTE SURGEM OS RELATOS SOBRE SUA VIDA E AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES E ENTÃO VC PODERÁ MONTAR O SEU PLANEJAMENTO MAIS PRÓXIMO DE SUAS REALIDADES E TAMBÉM FAZER O PLANEJAMENTO COLETIVO E ACREDITO QUE TENDO EMPOLGAÇÃO A AULA FLUI MELHOR, ACREDITANDO NO TRABALHO A SER IMPLEMENTADO E DESENVOLVIDO COM LEVEZA E TENDO SEMPRE O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO.

Maria Cléa Gonçalves da Silva
Membro
Maria Cléa Gonçalves da Silva

Obrigada, pela oportunidade de conhecer mais uma ferramenta de conhecimentos.

Cláudio Luiz Teixeira
Visitante
Cláudio Luiz Teixeira

Dicas importantes. A troca de experiências facilita nosso trabalho.

maria aparecida rodrigues ferreira
Membro
maria aparecida rodrigues ferreira

Adorei quero muito participar

Cristovão
Visitante
Cristovão

Muito bom

Aldagetth Moreira da Silva
Visitante
Aldagetth Moreira da Silva

Ideias maravilhosas , preciso de ajuda para essas aulas

Raimundo
Visitante
Raimundo

Muito bom….

suelen rosa
Visitante
suelen rosa

sou estudante de ed fisica, e nos dias de hoje e mto dificil prender atenção das criancas, como começar e fazer com que eles interajam ?
até porque pro prof tabm e tudo mto novo.

Jovania Luiza de Lima
Visitante
Jovania Luiza de Lima

Parsbens gostei muuto de suas ideias porem quero pegar um pouco de seu aprendizado.Estou fazendo Faculdade de Educaçao Fisica e toda esperiencia adiquirida e muito bem vido.

Moises Goulart Moraes.
Visitante
Moises Goulart Moraes.

Oi me chamo Moises Goulart Moraes. Estou cursando licenciatura em Educação Fisica.
Minha faculdade e a distancia. Eu estou muito feliz por que pra mim sempre foi um sonho eu me tornar um proficional de Educação Fisica.
E agora estou conseguindo realizar esse que sempre foi o meu sonho. Me tornar um professor e ainda melhor, de Educação Fisica. Abraço

jurandy costa
Visitante
jurandy costa

Excelente,gostaria de conhecer modelos de planos de aula que o impulsiona trabalha, o impulsiona abre nossos horizontes com belas informações .obrigado

walisson
Visitante
walisson

Adorei todo o conteúdo disponibilizado ao publico. Parabéns a todos….

Aerica Oliveira da Silva de Sousa
Visitante
Aerica Oliveira da Silva de Sousa

Quero fica por dentro dos assuntos