Cobertura

Prof. de Educação Física organiza evento em que alunos mais velhos dão boas-vindas ao 6º ano

Para facilitar a transição do Ensino Fundamental I para o II, professor Ronny organizou evento esportivo em escola do Ceará

Quem tem filhos ou boa memória lembra do momento de transição entre o Ensino Fundamental I e o II. Você deixa de ser o aluno mais velho da escola e passa a ser o mais novo. Isso pode gerar insegurança, medo de bullying, conflitos e outros problemas. Pensando em suavizar esse processo, o professor de Educação Física Ronny Vieira, da Escola Municipal José Oster Machado, em Solonópole (CE), organizou o evento “Recepção aos Calouros”.

Todas as atividades foram planejadas com os alunos do 8º ano. Os jovens decoraram a escola e organizaram as brincadeiras. A ideia é que eles dessem boas-vindas aos novos colegas de 6º ano com jogos e esportes de invasão. O professor Ronny explica que a partir do 6º ano, os alunos vão para um prédio diferente. “Então a sensação é de mudar de escola. Ambiente desconhecido, professores novos, colegas diferentes e bem mais velhos… Essa etapa de transição deixa alguns alunos acanhados, por isso resolvi desenvolver a ação”, conta ele.

 

Como se não bastasse a boa ideia, Ronny ainda montou um Relatorio de Evento – Recepção aos calouros, em que explica todo o planejamento e resultados da atividade. Segundo eles, todos os objetivos foram cumpridos:

  • Desenvolver o protagonismo juvenil através do esporte e de ações de cidadania em um evento esportivo.
  • Promover a interação entre os alunos de diferentes turmas e faixas etárias.
  • Possibilitar um momento de lazer e descontração para as crianças.
  • Possibilitar a prática de jogos e esportes de invasão.

O professor também indica no relatório que a proposta está de acordo com as competências específicas da Educação Física na BNCC.

O resultado final superou as expectativas. “Durante as práticas era visível a alegria e o sorriso entre os presentes, mesma satisfação relatada pelas próprias crianças em roda final e posteriormente nos corredores da escola”, conclui Ronny.

 

Deixe a sua mensagem para o professor Ronny abaixo!

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

Deixe seu comentário

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar Erivelton França disse:

    Parabéns meu caro !!! Sabia que seria um excelente profissional! Muito feliz por vc !

  2. Avatar José roberto disse:

    Parabéns. todos nós quando crianças passamos por essa fase e sabemos o quanto é difícil. Mesmo estudando na mesmo escola torna se uma ansiedade enorme nas criança e até mesmo atrapalhando o seu desempenho. até o momento do entrosamento. Acho uma grande ideia e que outras escolas siga o exemplo parabéns prof.Roney vieira. Abraço Roberto soares

  3. Avatar Glauberto Soares disse:

    Duas palavras para-bens.
    Já te conheço,esse é só mais um de muitos que já fez e com certeza fará mais.
    Sei da sua índole e sei que é capaz de muito mais.

    Parabéns!

  4. Avatar Hosana disse:

    Belíssimo trabalho professor, sempre preocupado com o bem estar de todos no âmbito escolar, parabéns pela atitude, com certeza esses meninos não esquecerão dessa recepção tão amorosa!!!

  5. Avatar Ana Clebia disse:

    Parabéns professor, belíssima atitude. Parabéns ao núcleo gestor da Escola José Oster.