Histórias Inspiradoras

Professor utiliza jogo Among Us nas aulas de Educação Física

Carlos Castillo, professor de Madrid, vem conquistando os alunos usando o jogo do momento, Among Us, nas aulas de Educação Física

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Among Us, mas com certeza os seus alunos conhecem bem esse jogo. Recentemente, o game que é febre nos computadores e celulares ganhou as aulas de Educação Física de uma escola em Madrid, na Espanha.

O dono da ideia é o professor Carlos Castillo. Tudo começou quando ele se perguntou onde estavam os alunos durante o verão, e descobriu que a maioria estava jogando Among Us. Em entrevista ao jornal Zig Zag, Carlos explica: “é mais fácil eu me aproximar do universo dos jovens do que forçá-los a se aproximarem do meu.”

Antes de entrar nos detalhes das aulas, vamos explicar melhor do que se trata esse jogo.

O que é Among Us

Quem é das antigas e lembra do jogo Detetive vai perceber bem rápido as semelhanças com Among Us. A história é a seguinte: tripulantes de uma nave espacial que precisa de manutenção devem devem completar missões antes que o impostor (um assassino disfarçado) elimine todos os participantes.

Quando um dos tripulantes se depara com o corpo de um colega (fique tranquilo, o jogo não é nada violento), todos os participantes se reúnem para votar e tentar adivinhar quem é o impostor.

O jogo termina quando os tripulantes completam as missões antes de serem eliminados, quando todos os impostores são desmascarados ou quando eliminam todos os tripulantes.

Popularidade de Among Us

Talvez esse tenha sido o jogo mais popular de 2020, e um dos principais motivos é a acessibilidade: Among Us é gratuito para celular, custa cerca de R$10,00 para computador e ocupa pouco espaço na memória.

Os gráficos e a mecânica do jogo são simples, facilitando o entendimento. Em dezembro de 2020, Among Us chegou a 500 milhões de usuários do mundo todo.

Por que jogar Among Us na Educação Física?

Tudo bem, o jogo é muito popular, mas qual a relação dele com a Educação Física? O professor Carlos explica: “Among Us incentiva a colaboração e o trabalho em equipe. Exige planejamento e estratégia para alcançar a vitória. E faz com que os alunos tentem antecipar os movimentos dos colegas, pensando com agilidade”.

Além disso, Carlos substituiu as tarefas originais do celular por atividades esportivas. Então é uma grande mistura de raciocínio lógico com exercícios para o corpo.

Regras de Among Us na Educação Física

Bom, vamos as regras! Em primeiro lugar, o professor Carlos trocou o nome do jogo para Among EF. Uma boa forma de valorizar a disciplina!

Relembrando o objetivo do jogo: tripulantes querem concluir todas as missões, enquanto impostores querem eliminar todos os tripulantes.

É importante calcular o número de alunos da sua turma. A recomendação é de 1 impostor para cada 5 tripulantes.

Comece dando uma carta para cada aluno identificando se ele(a) é impostor ou tripulante (pode ser um pedaço de papel escrito).

Seja em um grupo do WhatsApp, um projetor ou na cartolina, escreva as missões que os tripulantes devem cumprir.

As missões podem ser divididas em dois tipos: desafios esportivos (correr 500m, dar cinco estrelas ou preencher uma folha com o nome de 10 atletas mulheres); e desafios interdisciplinares (ex: traduzir palavras em inglês). Cada missão deve ser realizada em um espaço diferente da escola – indique o local junto a cada missão.

Todos se deslocam por conta própria realizando as atividades. Enquanto os tripulantes vão se esforçar para cumprir as missões, os impostores vão fingir fazerem o mesmo enquanto querem, na verdade, eliminar os colegas.

E como é feita a eliminação?

O impostor elimina o tripulante piscando o olho e dizendo ao ouvido: você está eliminado. Claro, ele(a) deve fazer isso de forma discreta para que não seja descoberto. Após isso, o impostor deve continuar “fingindo” estar cumprindo missões. Importante: em termos de pandemia, você pode pensar em algum gesto alternativo para fazer a eliminação, de modo a manter o distanciamento social entre os alunos.

Quando o tripulante é eliminado, ele procura o professor e entrega sua carta. O professor então convoca uma reunião de emergência (o apito ajuda muito aqui) para avisar a todos da eliminação. Os alunos devem debater e votar em quem é o impostor, que será expulso. Os tripulantes eliminados, é claro, não participam desse debate, pois já sabem quem é o impostor responsável pela eliminação.

E quem vence o jogo?

Os tripulantes vencem se completam todas as missões antes de serem eliminados ou se descobrem todos os impostores.

Os impostores vencem se eliminam todos os tripulantes antes que eles completem todas as missões.

E aí, gostou da ideia? Deixe o seu comentário! Para baixar essa matéria em Word, clique AQUI.

Deixe seu comentário

113 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DEBORA MARYALLA disse:

    muito bom

  2. Cesar Augusto Correia disse:

    Muito bom idéia, obrigado

  3. Nicoly disse:

    Muito obrigada me ajudou muito em um dever de educação física

  4. Ronaldo Schilling da Cruz disse:

    Excelente!!!

  5. Valdirene Alexandre dos Santos disse:

    Legal eles tem que ter muita estratégia

  6. Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba disse:

    Amei.,legal!

  7. Mirela disse:

    Nossa isso me ajudou muito na matéria de educação física,muita obrigada por compartilhar, isso muito legal .

  8. Ranier Figuredo disse:

    Legal, achei muito interessanrte. Pode ser usado como gincana.

  9. Cleonice Pedro disse:

    Ótima ideia
    Vamos levar para os alunos e ser como eles recebem e se divertem nesse jogo de atenção

  10. Edson Mendes da Silva disse:

    Show de bola esse Among EF.

  11. Edson Mendes da Silva disse:

    Show de bola esse Among EF

  12. Lilia Rosa disse:

    Bem interessante

  13. Alessandra disse:

    Os alunos adoraram a ideia e já estamos montando novas regras. Excelente momento para reflexão e criação de novas possibilidades no jogo! PEabens e obrigada por compartilhar excelente ideia!
    Alessandro, Curitiba PR

  14. robero alexandre disse:

    sensacional, top parabens

  15. ALDETE DE SOUSA ALVES disse:

    Excelente!
    Eu vou tentar com os meu adolescentes.

  16. Tom disse:

    Lembro q no segundo ano meu professor usou Gartic phone…

  17. Patrícia disse:

    Parabéns, muito criativa e divertida.

  18. Alessandro disse:

    Boa sugestão .gostei parabéns

  19. REJANE APARECIDA GREGORY disse:

    fantástico!!

  20. juliana ferreira disse:

    Amei, estava tentando pensar em como transformar um jogo assim em atividade e encontrei aqui ♥.. obrigada e parabéns!!

  21. Ronaldo Heidrich disse:

    Há ideia é boa! Gostaria de saber como eles reagiram. Se tiveram facilidades nas ações. No meu ver, precisam estar bem aliados para usar na Educação Física. Essas formas valoriza a Educação Física para buscar como o Carlos falou. Rico em movimento para os alunos em fazer pensar com agilidade que valoriza ainda mais a aula da Educação Física onde quer chegar. Legal, e viva Impulsiona que dá oportunidade para os professores na Educação Física. Grato Ronaldo Heidrich

  22. OLI LIMBERGER disse:

    Tudo o que vem a somar com práticas é benéfico.

  23. Andreia Brandão disse:

    Excelente ideia!!

  24. Felipe disse:

    Vlw impulsiona. Este artigo veio bem no momento em que estou fazendo um trabalho sobre gamificação na educação, um achado.

  25. Nilton disse:

    Muito bem um desafio bem de categoria

  26. Edson Mendes disse:

    Muito massa já vou adotara aqui em Cuiabraza.

  27. EDUARDO DA SILVA FERREIRA DE SOUZA disse:

    Professor Eduardo Souza.
    Achei uma grande ideia para movimentar os estudantes e estimular para trabalhos em equipe. Para o ensino híbrido ainda necessita ser ajudado mas para o presencial deve ser bem interessante e pretendo aplicar. Muito obrigado pela sugestão e ensinamentos.

  28. Marcelo Moura Mendel disse:

    Não conhecia o jogo. Vou colocar em prática em minhas aulas. Obrigado pela dica!

  29. celimar disse:

    Amei o jogo.
    Gratidão IMPULSIONA

  30. celimar disse:

    Adorei o jogo. Gratidão IMPULSIONA

  31. João Euder disse:

    Muito legal, vamos para a prática!

  32. PROFESSORA JULIANA disse:

    Adorei! Parabens

  33. Antonia Maria Rodrigues Loiola disse:

    Boa tarde! muito legal esse jogo, vou tentar fazer com minhas turmas…

  34. Isaildo Bezerra dos Santos disse:

    Muito legal

  35. ALESSANDRA DIAS disse:

    Gostei muito.

  36. Andréa Espada disse:

    Só pela chamada me interessou .
    Bom joguei among us também … É uma febre mesmo … Isso tudo por indicação dos próprios alunos ( em um momento que estavas discutindo atividades com um grupo seleto sobre uma Gincana on.line ) .
    Fato que me chamou a atenção no tamanho do interesse de muitos alunos no jogo.
    Eu como professora e curiosa , passei a jogar.
    Legal que on LINE … Você cria uma sala , que não precisa ser pública e divulga o Loguin ( código de acesso a sala para os alunos…. E ou participantes)
    Uma situação complicada e que em uma sala só cabem 10 pessoas ( máximo) .
    Tem um chat para discussão e acusações….
    O próprio jogo escolhe o impostor … Etc .muito legal e simples.
    A ideia do Professor em transformar para a vida real e bem dinâmica. Mas creio que ficaria mais interessante , o próprio aluno soar o apito …. Ou o alarme …. E que a vítima …. Se mantenha m silêncio mesmo …. Porém sentada onde foi abatida …. Pois e assim que o ‘ corpinho fica no jogo :’ …. E só depois que soarem o alarme ela pode sair .
    Outra coisa e dividir as equipes ( pessoas por cores coletes coloridos … Pois e assim a caracterização e a acusações no jogo …. # fica a dica

    Tenho algas outras ideias para atividades , mas no caso online …. Depois do laboratório da prática compartilho com vocês a experiência

    Professora Andréa Espada ….

  37. ALEXANDRE OLIVEIRA disse:

    Muito positiva essa ideia, pois resgata o aluno que está preso aos jogos eletrônicos, usando o próprio universo dos players modernos em que está inserido como tema gerador para a aula de E. F. Muito bom. Parábens para quem teve essa brilhante ideia e para o Impulsiona ao divulgar a atividade.

  38. Carolina disse:

    Muito boa a idéia! Meu filho joga Aninha us e nós já iríamos adaptar para brincadeiras de festa de aniversário. Adorei a idéia para as aulas.

  39. Carla Silveira disse:

    Também utilizei! Fiz um campeonato foi um sucesso!

  40. Lilian Alves de Araújo Dias disse:

    Adorei! vamos voltar com grupos reduzidos. Essa brincadeira será perfeita

  41. TELMA REJANE DE MATOS ROSA disse:

    MUITO BACANA A IDEIA. ELES VÃO ADORAR ESSE JOGO!!!

  42. TELMA REJANE DE MATOS ROSA disse:

    ELES VÃO ADORAR!!!

  43. Andréa Carla Alves da Silva disse:

    Perfeito.

  44. Karina Rezende disse:

    Excelente!

  45. Francusco disse:

    Só acho que usar o nome impostor ou assasino muito ruim para um ambiente escolar.

    1. Impulsiona disse:

      Oi, Chico! Faz todo sentido. Por isso na explicação falamos em “eliminação”. O professor pode escolher palavras mais leves!

  46. Regiane P D Pedro disse:

    Esse jogo parece ser bacana. gostaria de saber se algum professor ja realizou este jogo em outros momentos.

  47. César disse:

    Boa ideia.

  48. Kátia Souza disse:

    Excelente! E é um jogo eletrônico, podemos fazer inúmeras atividades e discussões.

  49. DANIELLY disse:

    Showwwwwww
    Vamos à pratica!!!

  50. Marilene Gomes disse:

    Excelente!!!

  51. Monise disse:

    Espetacular…muito criativo !!!

  52. Marta Silva disse:

    Gostei do jogo por ser desafiador e criativo, além do baixo custo.

  53. Amanda Ellen Caetano Barros disse:

    Amei!!!!

  54. SILVIO AGUIAR DE MORAIS disse:

    Show!! Agora é se apropriar e aplicar!!

  55. Eliane Cristina A Paschoal disse:

    Gostei muito!! Acredito que os alunos vão se envolver nesta atividade.

  56. Diogo de Oliveira Fernandes disse:

    Gostei.. vou aplicar nas aulas

  57. Karine Godoy disse:

    Muito interessante! Mas gostaria de pontuar uma questão que me incomodou na fala do professor, a justificativa para a realização do among us na Educação Física é simples: ele é um jogo eletrônico e, portanto, faz parte da cultura corporal, objeto de conhecimento desse componente curricular. Temos que parar de validar os conteúdos da Educação Física pelo exercício físico/habilidade física. Não estou negando o caráter físico de nossa disciplina, o que estou apontando é o fato ser fundamental enxergarmos as práticas corporais a partir da sua contextualização social/cultural para que faça sentido, havendo maior valorização e apreensão do conhecimento e que a prática pela prática não se sustenta.

  58. GILSON PEREIRA SOUZA disse:

    Eu achei fantástico aproveitar esse jogo que virou uma febre entre as crianças e adaptá-lo à aula de Educação Física! O jogo possibilita vários aspectos avaliativos como socialização, ética, competição, cooperação etc. Fiquei apaixonado pela ideia!! Parabéns ao professor inovador!!

  59. Wagner disse:

    Ja havia trabalhado na forma clássica do detetive e as crianças adoraram, essa ideia ficou sensacional!!!

  60. Erika Theodoro de Oliveira Chinaglia disse:

    Iniciei o conteúdo dos jogos eletrônicos (6ºanos) explicando oralmente sobre o jogo (histórico, regras, objetivos, etc). Depois jogamos online (montamos duas salas pois tem limite), analisamos o jogo, refletimos sobre os cuidados do jogo online (classificação, palavrões no chat, convite para chamadas de voz e vídeo e rackers). Dividi a classe em grupos e cada grupo recebei a porposta de montar por escrito suas ideias de transformação deste jogo eletrônico para um Jogo de “Quadra”.
    Acredito que deixando eles construirem sentirão mais pertencentes à proposta e diferentes ideias surgirão.
    Quando voltarmos ao presencial jogaremos as versões criadas e analisaremos juntos posteriormente a ideia de cada grupo.

  61. Sonia disse:

    Ótima ideia ! Obrigada !

  62. TIANDRA Lilian Nogueira Ferreira disse:

    Excelente proposta! Só tem um problema na questão do apito. Pois não podemos usá-lo por conta da máscara e do risco de espalhamento das gotículas de saliva. Eu sugiro, uma sineta, buzina, ou mesmos aqueles brinquedos de apertar que fazem barulho.

  63. Maiza disse:

    Aqui no condomínio onde moro, uma adolescente trouxe esse jogo, ela e as amigas fizerem as cartas, todas com o logo do jogo, ficou super bonitinho e a criançada se divertiu muito.

  64. Denise Xavier de Souza disse:

    Achei interessante, mas não focou muito claro visualizar a dinâmica do jogo virtualmente. Preciso ver na prática, mas, com certeza, podemos adaptar, ricamente, às tarefas dos tripulantes, práticas corporais e demais temas que compõem o currículo
    “Ed. Física”.

  65. DAISY DA SILVA disse:

    excelente muito criativo

  66. Fabiana Caldas disse:

    Adotei,parabéns

  67. Arthur Douglas da Silva Gonçalves disse:

    Muito legal a idéia. com certeza vou usar

  68. Diogo disse:

    Show a idéia

  69. Professor Bombom disse:

    Excelente ideia.

  70. Marcelo da Costa Leite disse:

    Ideia mtu legal, mas pq ir tão longe para achar alguem q tenha trabalhado com e-sports na educação física?
    Percebi ano passado, mtu pouco material e forma de trabalhar. O among us, free fire entre outros, foram plataformas que utilizei para manter a motivação de meus alunos para aula de Educação Física durante a pandemia…
    Parabéns pela matéria.. Vai ajudar mta gente…

  71. Cláudia Regina Martins disse:

    Muito legal!! Sendo um jogo que os alunos conhecem e curtem,acredito que vão adorar praticá- lo.

  72. katia disse:

    Realmente é febre e as crianças amam jogar. gostei da ideia.

  73. Nefertite Aparecida de Jesus Ribeiro disse:

    Parabéns!!! Adorei.

  74. Ana Silvia de Campos Costa Luz disse:

    Gostei da ideia vou utilizar nas aulas obrigada por compartilhar

  75. Lílian disse:

    Ansiosa para realizar! Super interessante!

  76. RRosa disse:

    Muito boa ideia, terei que adaptar, mas parabéns ao mentor.

  77. Mara Regina Roemer disse:

    Maravilhoso. Perfeita atividade para manter o distanciamento. Exemplo de ensino híbrido.

  78. genildo disse:

    muito interessante a adaptação desse jogo . parabéns ao mentor.

  79. Juslaine Carvalho Soares Fagundes disse:

    Muito interessante, amei a ideia. Claro que teremos que fazer algumas adaptações, pois a pandemia ainda está aí. Muito obrigada.

  80. Romário Guimarães franca disse:

    Muito interessante. bem dinâmico, só tenho que criar outra estratégia para eliminar, além da piscada de olho, pois falar no ouvido, devido a pandemia, não é possível. Penso, em uma pisada no pé, acho que é um toque de tênis, o risco é baixo. O que acham?

    1. Aldonir M Hunter disse:

      boa da pisada no pé

  81. Fernando disse:

    Muito criativo e interessante

  82. Stela Maris Ortega Alberto Scarance disse:

    INTERESSANTE

  83. Augustinho de Lima Benevenuto disse:

    Muito interesante

  84. Augustinho de Lima Benevenuto disse:

    Muito boa a idéia

  85. Maria Tereza Mendes Ferreira Filha disse:

    Interessante!

  86. Andreza Pinheiro disse:

    Interessante a idéia haja vista que temos o eixo temático jogos eletrônicos na Educação Física

  87. Ri ardo disse:

    Sim, gostei da ideia. Parece uma atividade bem ludica e acessível.

  88. Sergio disse:

    Excelente

  89. Sergio disse:

    Top

  90. GILSIVON PIMENTEL disse:

    Será que dá para aplicar no Ensino Médio?

    1. TIANDRA Lilian Nogueira Ferreira disse:

      Se eles já costumam jogar o jogo, com certeza.

  91. Marisa disse:

    Gostei muito.

  92. marli da penha sousa disse:

    bem elaborado,gostei.

  93. maria jose mourato almeida disse:

    amei

  94. maria jose mourato almeida disse:

    Ótima idéia para aplicar neste inicio de aulas.

  95. Jefferson dos Santos Godoi Santos disse:

    Achei interessante e prático. Ótima idéia para aplicar neste inicio de aulas presenciais.

  96. Gilsana Nascimento Monteiro disse:

    Amei essa ideia!

  97. Silvia Tardin disse:

    Simplesmente incrível ideia ! Esse jogo realmente está fazendo parte da vida de crianças e jovens!

  98. Weliton de Freitas Silva disse:

    Muito interessante. Certamente a garotada vai gostar…

  99. Gilberto disse:

    Ótimo, gostei ,agora é só fazer algumas adaptações e colocar em pratica.

  100. Giuliano Pacola disse:

    Muito legal, já vi as crianças brincando entre elas de forma bem parecida.

  101. WASHINGTON AUGUSTO SOUSA ROCHA disse:

    Washington Augusto Sousa Rocha

  102. Mauricio disse:

    Eu utilizei esse jogo ano passado. Porém, foi adaptado para trabalhar perguntas sobre os conteúdos estudados. Criei todo o cenário no PowerPoint.

  103. Marcia Regina Seresuela Zugliani disse:

    Excelente, parabéns e obrigada

  104. Christovam disse:

    Muito bom! Integração currículo e alunos. Parabéns!!!!!!

  105. Marileide Alves do nascimento disse:

    eu desenvolvi em 2020 um trabalho com os estudantes com esse tema https://youtu.be/6hSTkf5hU20

  106. CHARLENY disse:

    MUITO INTERESSANTE E RESGATA UM JOGO POPULAR

  107. Anderson Quintamilha disse:

    MARAVILHA QUE JOGO INTERESSANTE! VAMOS APRENDER E APLICAR!

  108. Mailson Barros disse:

    Muito bom!

  109. Vanessa disse:

    Adorei a opção!! Meu filho já jogava com os primos e amiguinhos. Agora vou estudar a adaptação para eles.

  110. Tatiane disse:

    Muito bom!Criativo!