Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Se você é professor(a) sabe bem o prazer que é dar uma aula que conquista o coração da turma! Esse foi o resultado da ideia do professor Leandro Garcia, da EMEF Professora Isa Rosa Meireles Name, em Jaú (SP), que partiu da tradicional brincadeira de amarelinha. Nessa versão, se constrói uma sequência de “amarelinhas” formando um grande circuito de atividades.
A unidade temática da BNCC de Brincadeiras e Jogos possuí características que enriquecem as aulas de Educação Física, seja pelo resgate da cultura popular ou por apresentar regras flexíveis, ludicidade e facilidade de adaptação aos diversos contextos escolares. “São conteúdos essenciais nas minhas, por sua versatilidade e aceitação por parte dos alunos, sejam eles de qualquer segmento.”, declarou Leandro.
A amarelinha é um jogo muito popular no nosso país. Sua origem remonta a tempos antigos, na Grécia ou Roma, porém, ao longo dos séculos essa brincadeira evoluiu e ganhou características próprias em diferentes culturas ao redor do mundo.
Acredita-se que a amarelinha chegou no Brasil trazida pelos portugueses e se espalhou pelas diversas regiões com suas particularidades e nomenclaturas como céu, pula caracol, academia, avião e cama de gato.
O jogo tradicional possui regras simples! É só desenhar um tabuleiro no chão com casas numeradas de 1 a 10 intercaladas em pares ou individuais entre uma base, que chamamos de “terra” e na outra extremidade a chegada, conhecida como “céu”.
Para brincar, o jogador da vez deve lançar uma pedra ou objeto no primeiro quadrado e, em seguida, saltar com um pé só em cada casa, exceto na casa onde a pedra caiu, que deve ser contornada. Na volta do percurso, ele precisa se equilibrar para pegar a pedra sem pisar na casa em que ela está. O objetivo é percorrer todo o tabuleiro sem errar o local de atirar a pedra ou se desequilibrar ao tentar pegá-la.
Como diz o nome, a amarelinha gigante é uma versão maior da original. Nela, ao invés das nove casinhas desenhadas no chão, são feitos vários desenhos que formam um circuito de acordo com a intencionalidade pedagógica do docente que propõe a prática. Na amarelinha gigante proposta pelo professor Leandro, o que diferencia as etapas da brincadeira é a forma de pular cada “estação”.
1) O primeiro passo é definir o número de estações para formar o circuito e o tema de cada uma delas, que alteram a forma de pular. Por exemplo: na estação do “mar”, os alunos devem pular peixes imaginários, abrindo as pernas na hora do salto.
2) Em seguida, é hora de desenhar no chão com giz ou tinta cada uma das estações de acordo com o espaço disponível na escola. Nessa parte é interessante a ajuda dos alunos, que além de se divertirem no processo, podem conhecer melhor o percurso.
3) Veja a seguir uma sugestão percurso e as regras de cada estação:
ESTAÇÃO 1 (CEMITÉRIO) – pulado em uma perna só sem pisar nas cruzes;
ESTAÇÃO 2 (OS TRILHOS) – saltando os trilhos;
ESTAÇÃO 3 (AMARELINHA TRADICIONAL) – da forma como se pula a amarelinha tradicional;
ESTAÇÃO 4 (O RIO) – correndo e saltando o rio (também se pode pular de peixe em peixe);
ESTAÇÃO 5 (NUVENS) – pulando de nuvem em nuvem;
ESTAÇÃO 6 (CARACOL) – pulando o caracol quadrado a quadrado, em uma perna só, rodeando;
ESTAÇÃO 7 (FOGUEIRA) – correndo e saltando a fogueira;
ESTAÇÃO 8 (MÃOS E PÉS) – educativo para o ensino da “estrelinha”;
ESTAÇÃO 9 (O JACARÉ)– com um pé de cada lado, sem pisar no jacaré;
ESTAÇÃO 10 (O CASTELO) – etapa final do percurso;
Assista o vídeo abaixo e veja como funciona a amarelinha gigante:
Clique AQUI para baixar o plano dessa aula e reproduzir com os seus alunos!
Parabéns
Muito bom, gostei demais. As adaptações que podem ser feites com a realidade de cada espaço são bem interessantes.
Parabéns professor. Adorei a proposta, vou reproduzir com certeza!
É um circuito dá trabalhar com adolecentes , gostei parabéns pela criatividade.
Parabéns, professor! Agradecemos a oportunidade e sensibilidade de seu compartilhamento. trabalho com crianças especiais e dessa amarelinha gigante me veio uma variáveis ideias a partir dessas estações. Muito obrigada! Fraterno abraço.
Pretendo adaptar para a faixa etaria que dou aula.
Parabéns! Muito criativo, e agradeço pelo compartilhamento. Um abraço!!
Fantástico professor, muito criativo e divertido. Parabéns!!!
Adorei, bem criativo, vou fazer com meus alunos!! Parabéns professora!!!
Adorei, e o fato de podermos adaptar é muito bom!!!!
Amei a ideia, muito criativa!!!! Obrigada a todos os envolvidos por todos os conteúdos disponibilizados. Muita gratidão!!!
Gratidão equipe impulsiona maravilhosa que Jesus abençoe sempre vocês .
Parabéns professor! Obrigada por compartilhar seus projetos!
Boa tarde! Uma excetente aula, usando essa metodologia.
Parabéns, muito criativo
Parabéns, professor Leandro!!! Excelente trabalho!!! Você é fera!!
Prof° Leandro está de parabéns! Já apliquei várias vezes a Amarelinha gigante e é sucesso garantido entre as crianças. EXCELENTE!
Top, se possível poste um vídeo para maior entendimento
Professor, o vídeo foi incluído na matéria.
Agradeço ao Impulsiona pela oportunidade de compartilhar a minha prática de ensino com a Amarelinha Gigante através dessa excelente matéria e agradeço a todos que tem gentilmente deixado os seus comentários, muito obrigado! Caso tenham alguma dúvida podem chamar, ficarei feliz em ajudar.
Muito legal mesmo. Obrigado por compartilharem!
Parabéns, professor Leandro! Com certeza as crianças aprenderam muito além de um jogo tradicional!
Muito bom!!!
Excelente ideia, muita criatividade e possibilidades de adaptações. Obrigado professor e Impulsiona por compartilhar conosco.
Adoreeeeeiiii… muito show essa ideia…
Quero parabenizar o educador físico pela criatividade e empenho para ensinar seus aos pequenos esta nova e super diferente versão da amarelinha. Acredito que tenha sido super divertido. Abraço.
Sempre ideias maravilhosas e de acordo com a realidade dos nossos alunos!
Gostei,bem diferente, vou colocar em prática!❤
Sensacional! Vou fazer com meus alunos!
Show
Amei comecei a trabalhar amarelinha essa semana. Ótima sugestão
Gostei muito . Vou fazer com meus alunos.
Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!
Muito lega ..irei colocar em prática
Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!
Muito bola ..show de bola parabéns professor
Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!
Muito interessante esta amarelinha, uma excelente aula de ginástica.
Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!