Histórias Inspiradoras

Amarelinha gigante: professor adapta brincadeira de infância para a Educação Física

Variação da tradicional amarelinha conquistou os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental: "Foi a melhor aula do mundo!"

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

Se você é professor(a) sabe bem o prazer que é dar uma aula que conquista o coração da turma! Esse foi o resultado da ideia do professor Leandro Garcia, da EMEF Professora Isa Rosa Meireles Name, em Jaú (SP), que partiu da tradicional brincadeira de amarelinha. Nessa versão, se constrói uma sequência de “amarelinhas” formando um grande circuito de atividades.

A unidade temática da BNCC de Brincadeiras e Jogos possuí características que enriquecem as aulas de Educação Física, seja pelo resgate da cultura popular ou por apresentar regras flexíveis, ludicidade e facilidade de adaptação aos diversos contextos escolares. “São conteúdos essenciais nas minhas, por sua versatilidade e aceitação por parte dos alunos, sejam eles de qualquer segmento.”, declarou Leandro.

A amarelinha no Brasil

A amarelinha é um jogo muito popular no nosso país. Sua origem remonta a tempos antigos, na Grécia ou Roma, porém, ao longo dos séculos essa brincadeira evoluiu e ganhou características próprias em diferentes culturas ao redor do mundo.

Acredita-se que a amarelinha chegou no Brasil trazida pelos portugueses e se espalhou pelas diversas regiões com suas particularidades e nomenclaturas como céu, pula caracol, academia, avião e cama de gato.

O jogo tradicional possui regras simples! É só desenhar um tabuleiro no chão com casas numeradas de 1 a 10 intercaladas em pares ou individuais entre uma base, que chamamos de “terra” e na outra extremidade a chegada, conhecida como “céu”.

Para brincar, o jogador da vez deve lançar uma pedra ou objeto no primeiro quadrado e, em seguida, saltar com um pé só em cada casa, exceto na casa onde a pedra caiu, que deve ser contornada. Na volta do percurso, ele precisa se equilibrar para pegar a pedra sem pisar na casa em que ela está. O objetivo é percorrer todo o tabuleiro sem errar o local de atirar a pedra ou se desequilibrar ao tentar pegá-la.

Amarelinha gigante

Como diz o nome, a amarelinha gigante é uma versão maior da original. Nela, ao invés das nove casinhas desenhadas no chão, são feitos vários desenhos que formam um circuito de acordo com a intencionalidade pedagógica do docente que propõe a prática. Na amarelinha gigante proposta pelo professor Leandro, o que diferencia as etapas da brincadeira é a forma de pular cada “estação”.

Como brincar?

1) O primeiro passo é definir o número de estações para formar o circuito e o tema de cada uma delas, que alteram a forma de pular. Por exemplo: na estação do “mar”, os alunos devem pular peixes imaginários, abrindo as pernas na hora do salto.

2) Em seguida, é hora de desenhar no chão com giz ou tinta cada uma das estações de acordo com o espaço disponível na escola. Nessa parte é interessante a ajuda dos alunos, que além de se divertirem no processo, podem conhecer melhor o percurso.

3) Veja a seguir uma sugestão percurso e as regras de cada estação:

ESTAÇÃO 1 (CEMITÉRIO) – pulado em uma perna só sem pisar nas cruzes;
ESTAÇÃO 2 (OS TRILHOS) – saltando os trilhos;
ESTAÇÃO 3 (AMARELINHA TRADICIONAL) – da forma como se pula a amarelinha tradicional;
ESTAÇÃO 4 (O RIO) – correndo e saltando o rio (também se pode pular de peixe em peixe);
ESTAÇÃO 5 (NUVENS) – pulando de nuvem em nuvem;
ESTAÇÃO 6 (CARACOL) – pulando o caracol quadrado a quadrado, em uma perna só, rodeando;
ESTAÇÃO 7 (FOGUEIRA) – correndo e saltando a fogueira;
ESTAÇÃO 8 (MÃOS E PÉS) – educativo para o ensino da “estrelinha”;
ESTAÇÃO 9 (O JACARÉ)– com um pé de cada lado, sem pisar no jacaré;
ESTAÇÃO 10 (O CASTELO) – etapa final do percurso;

Assista o vídeo abaixo e veja como funciona a amarelinha gigante:

Plano de Aula

Clique AQUI para baixar o plano dessa aula e reproduzir com os seus alunos!

E aí, o que achou da amarelinha gigante? Deixe o seu comentário!

39
Deixe um comentário

avatar
34 Todas os comentários
5 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Maria
Visitante
Maria

Parabéns

Jackeline Geronimo
Membro
Jackeline Geronimo

Muito bom, gostei demais. As adaptações que podem ser feites com a realidade de cada espaço são bem interessantes.

Daniely Meurer Moreira Brittes
Visitante
Daniely Meurer Moreira Brittes

Parabéns professor. Adorei a proposta, vou reproduzir com certeza!

Jucelei
Visitante
Jucelei

É um circuito dá trabalhar com adolecentes , gostei parabéns pela criatividade.

Ana de Mello
Visitante
Ana de Mello

Parabéns, professor! Agradecemos a oportunidade e sensibilidade de seu compartilhamento. trabalho com crianças especiais e dessa amarelinha gigante me veio uma variáveis ideias a partir dessas estações. Muito obrigada! Fraterno abraço.

Ana Luiza Fialho
Visitante
Ana Luiza Fialho

Pretendo adaptar para a faixa etaria que dou aula.

Sildimar Antono Chaves
Membro
Sildimar Antono Chaves

Parabéns! Muito criativo, e agradeço pelo compartilhamento. Um abraço!!

Laércio Artur Hilger
Visitante
Laércio Artur Hilger

Fantástico professor, muito criativo e divertido. Parabéns!!!

Josivan Gomes
Visitante
Josivan Gomes

Adorei, bem criativo, vou fazer com meus alunos!! Parabéns professora!!!

Rosane
Visitante
Rosane

Adorei, e o fato de podermos adaptar é muito bom!!!!

Patrícia de Souza Bessa
Visitante
Patrícia de Souza Bessa

Amei a ideia, muito criativa!!!! Obrigada a todos os envolvidos por todos os conteúdos disponibilizados. Muita gratidão!!!

Mônica
Visitante
Mônica

Gratidão equipe impulsiona maravilhosa que Jesus abençoe sempre vocês .

Nicole Stephania Strohmayer Machado
Visitante
Nicole Stephania Strohmayer Machado

Parabéns professor! Obrigada por compartilhar seus projetos!

Ana Flávia
Visitante
Ana Flávia

Boa tarde! Uma excetente aula, usando essa metodologia.

José Carlos
Visitante
José Carlos

Parabéns, muito criativo

Jean
Visitante
Jean

Parabéns, professor Leandro!!! Excelente trabalho!!! Você é fera!!

Eduardo Verdiani
Visitante
Eduardo Verdiani

Prof° Leandro está de parabéns! Já apliquei várias vezes a Amarelinha gigante e é sucesso garantido entre as crianças. EXCELENTE!

Dennis
Visitante
Dennis

Top, se possível poste um vídeo para maior entendimento

Leandro Fernandes Garcia
Visitante
Leandro Fernandes Garcia

Professor, o vídeo foi incluído na matéria.

Leandro
Visitante
Leandro

Agradeço ao Impulsiona pela oportunidade de compartilhar a minha prática de ensino com a Amarelinha Gigante através dessa excelente matéria e agradeço a todos que tem gentilmente deixado os seus comentários, muito obrigado! Caso tenham alguma dúvida podem chamar, ficarei feliz em ajudar.

James
Membro
James

Muito legal mesmo. Obrigado por compartilharem!

Mônica
Visitante
Mônica

Parabéns, professor Leandro! Com certeza as crianças aprenderam muito além de um jogo tradicional!

Renato
Visitante
Renato

Muito bom!!!

Sérgio Rasley
Visitante
Sérgio Rasley

Excelente ideia, muita criatividade e possibilidades de adaptações. Obrigado professor e Impulsiona por compartilhar conosco.

Suellin Rodrigues Dos santos
Visitante
Suellin Rodrigues Dos santos

Adoreeeeeiiii… muito show essa ideia…

Miriam Schulz
Visitante
Miriam Schulz

Quero parabenizar o educador físico pela criatividade e empenho para ensinar seus aos pequenos esta nova e super diferente versão da amarelinha. Acredito que tenha sido super divertido. Abraço.

JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA
Visitante
JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA

Sempre ideias maravilhosas e de acordo com a realidade dos nossos alunos!

JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA
Visitante
JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA

Gostei,bem diferente, vou colocar em prática!❤

Zenilda Amaral
Visitante
Zenilda Amaral

Sensacional! Vou fazer com meus alunos!

Juliana Kremer
Visitante
Juliana Kremer

Show

Crislene
Visitante
Crislene

Amei comecei a trabalhar amarelinha essa semana. Ótima sugestão

Edina
Visitante
Edina

Gostei muito . Vou fazer com meus alunos.

Leandro Fernandes Garcia
Visitante
Leandro Fernandes Garcia

Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!

jose annes morais dos santos
Visitante
jose annes morais dos santos

Muito lega ..irei colocar em prática

Leandro Fernandes Garcia
Visitante
Leandro Fernandes Garcia

Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!

jose annes morais dos santos
Visitante
jose annes morais dos santos

Muito bola ..show de bola parabéns professor

Leandro Fernandes Garcia
Visitante
Leandro Fernandes Garcia

Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!

Sonia Regina Guimaraes
Visitante
Sonia Regina Guimaraes

Muito interessante esta amarelinha, uma excelente aula de ginástica.

Leandro Fernandes Garcia
Visitante
Leandro Fernandes Garcia

Qualquer dúvida pode me chamar. Ficarei feliz em ajudar!