Histórias Inspiradoras

Do maculelê à dança romena: projeto de Educação Física incentiva cultura na escola

Professora de Balneário Rincão (SC) se destaca com projeto de dança e valorização cultural no Ensino Fundamental

A dança proporciona muitos benefícios aos alunos: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. Além disso, se abordada sob o viés cultural, desempenha um papel fundamental na construção da identidade e do conhecimento das crianças e jovens. Pensando nisso, a professora Roberta Mitchela Lopes criou o projeto “Valorizando a cultura através da dança” na Escola de Educação Básica Municipal Arroio Rincão, localizada em Balneário Rincão (SC).

Como a dança está presente na BNCC como componente curricular da Educação Física, a professora aproveitou a ocasião da Julifest, festa tradicional que reúne apresentações culturais das escolas da cidade e o Festival de Dança que acontece anualmente para inserir a modalidade no planejamento.

“É fundamental introduzir aos alunos a diversidade de origens e estilos de dança, expandindo assim suas perspectivas culturais e estimulando o combate a qualquer forma de preconceito”, contou Roberta.

O projeto foi realizado com os alunos do Ensino Fundamental I. Cada ano se aprofundou em um recorte temático relacionado à dança. Confira!

2º ano – Danças no contexto comunitário e regional

Para o 2º ano do Ensino Fundamental, a professora optou por usar as brincadeiras cantadas como forma de explorar a dança no contexto comunitário e regional e trabalhar elementos como ritmo, espaço e gestos. Os alunos assistiram vídeos com músicas lúdicas que fazem parte do cotidiano deles e reproduziram os movimentos, interagindo com os colegas no espaço da sala de aula:

 

Habilidades da BNCC contempladas:

(EF12EF11). Experimentar e fruir diferentes danças no contexto comunitário e regional e recriá-las, respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

(EF12EF12). Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças do contexto comunitário e regional, valorizando-as, sem preconceitos de qualquer natureza.

3º ano: dança indígena e dança romena

Os alunos do 3º ano puderam experimentar dois tipos de dança diferentes. Conheceram a dança indígena do Bate-pau, uma manifestação tradicional de diversas comunidades indígenas no Brasil. Nessa dança, os participantes batem paus ritmicamente em uma coreografia que imita sons da natureza, como o canto dos pássaros e ruídos dos animais.

Essa é uma forma de expressão cultural que une música, dança e elementos da natureza. Por isso, ensiná-la na escola contribui para a preservação da diversidade cultural indígena do Brasil, promovendo o respeito e a compreensão das tradições desses povos.

 

Além disso, os alunos também vivenciaram a Alunelul, dança romena característica da região da Oltênia, conhecida por sua alegria e animação. Nesta dança em roda, os participantes se movem em um círculo, segurando as mãos uns dos outros e realizando passos e movimentos coreografados ao som de música folclórica romena.

A Alunelul é caracterizada por passos saltitantes, rodopios e movimentos sincronizados, criando uma atmosfera festiva e envolvente. É frequentemente executada em celebrações e eventos culturais, representando uma parte importante da herança folclórica romena.

 

4º ano: carimbó

Os alunos do 4º ano mergulharam no carimbó, um estilo de música e dança tradicional da Região Norte do Brasil, especialmente popular no Pará. Ele combina ritmos africanos, indígenas e europeus, embalando uma coreografia vibrante e expressiva. A partir da pesquisa sobre o carimbó, as crianças conheceram mais sobre essa manifestação cultural e começaram os ensaios para a apresentação na Julifest, festa que ocorre anualmente em Balneário Rincão (SC) no mês de julho.

5⁰ ano: maculelê

Os alunos do 5º ano se aprofundaram no maculelê, dança folclórica afro-brasileira que combina movimentos acrobáticos com o uso de bastões ou facões. Ela tem origem na cultura dos quilombos e é  praticada em celebrações e festividades tradicionais no Brasil. Os alunos fizerem uma pesquisa sobre a história do maculelê e depois tiveram contato com a dança na escola através de um vídeo demonstrativo. Para fechar com chave de ouro, os alunos se apresentaram na festa da Tainha, evento tradicional da cidade.

 

Habilidades da BNCC contempladas:

(EF35EF09). Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz africana e indígena, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10). Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e das danças de matriz africana e indígena.

(EF35EF11). Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz africana e indígena.

(EF35EF12). Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Aula digital: dança na Educação Física

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9 comentários

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  1. ADENILSON disse:

    ÓTIMO CONTEUDO,

  2. Luzinete Soares da Cruz Menezes disse:

    Parabéns, eu amei o trabalho, ficou muito rico.

  3. Vanderlan da Silva Félix disse:

    Excelente! Parabéns professores, mostraram muitas culturas diferentes, possibilitando aos alunos um acervo cultural

  4. Mônica de Souza disse:

    Projeto maravilhoso! Parabéns! Trabalhar com dança sempre é muito bom, mesmo para os professores que não se sentem muito a vontade, hoje temos muitas formas de transmitir, estimular e fazer os alunos admirarem as danças. Muito importante para nossa cultura, para a criação de vínculos, e para tornar adolescentes e adultos menos tímidos.

  5. Mônica disse:

    Parabéns a professora pelo excelente trabalho com seus alunos.Mônica Goiás.

  6. Elias dos Santos disse:

    Excelente!…. Com certeza esses momentos serão eternizados na memória desses jovens.

  7. Débora disse:

    que legal! qual o nome da música na dança maculelê?

  8. Afonso Aragão disse:

    Ótimo… está de parabéns a professora e a Escola

  9. Guilherme Drumond Alkmim disse:

    Achei legal é importante, pois, a cultura do Brasil é muito rica e o preconceito aparece principalmente na cultura afro descendente onde devemos trabalhar com os alunos a importância do respeito para com o outro!