Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A criatividade costuma ser uma das características marcantes dos professores de Educação Física, que estão sempre em busca de soluções para ensinar esportes diferentes.
O caso da Denise Pirolo, de Maringá, no Paraná, não é diferente. A professora de Educação Física do CECM Tomaz Edison de Andrade Vieira viu nos bastões ‘’bate-bate’’, aqueles distribuídos para os torcedores em jogos profissionais de vôlei, a oportunidade perfeita para trabalhar a esgrima com seus alunos do 7ª e do 8ª ano do Ensino Fundamental II.
‘’Notei que grande parte do material promocional distribuído nas partidas desses eventos eram descartados. Depois de levar uma cutucada com o “bate-bate”, decidi recolher o máximo durante cada partida. A partir daí, relacionar a cutucada com aulas de esgrima foi automático’’, brinca Denise.
A professora também contou que muitos alunos não sabiam do que se tratava a esgrima. ‘’Essa foi a oportunidade perfeita para introduzir a prática. Também foi pedagogicamente oportuno para incentivar a aprendizagem sobre a origem do ímpeto de lutar (concorrer, competir) na humanidade. E desmistificar que não se trata da natureza humana, e sim de um comportamento adquirido’’, relatou.
De modo geral, a esgrima foi ensinada em cerca de cinco aulas práticas e duas teóricas. Segundo Denise, o material sobre esgrima disponibilizado pelo Impulsiona contribuiu significativamente para a elaboração dos materiais teóricos compartilhados com os alunos.
A esgrima é uma excelente oportunidade de engajar a turma. Isso porque, para muitos deles, esse esporte é uma grande novidade e desperta a curiosidade de praticá-lo. Contudo, ‘’diante do patamar físico e mental dos alunos, é necessário que o material utilizado esteja adaptado para proporcionar tais condições. Quanto mais dinâmico melhor’’, conclui Denise.
Gostei da atividade, pois serve de aquecimento para as aulas de teatro.
Tem o LARP
Excelente material para trabalhar.
Que show! Não conhecia esse material (bate-bate). Quando trabalhei lutas com os anos iniciais, usei os espaguetes de piscina. Deu muito certo também.
Foi uma experiência interessante, pois os alunos se divertiram com o dinamismo que, a sua vez, o “bate-bate” foi capaz de oferecer à esgrima esportivizada. Foi possível executar as regras adaptadas durante os treinamentos, sem provocar lesões, exigindo o máximo na execução técnica, realizando rodízio, para a aprendizagem de cada um dos fundamentos básicos: En guarda, deslocamentos (avanço e recuo), ataque (estocada), defesa (parada), combate simulado e combate propriamente dito. Pena que o tempo de aula estava limitado em 2x por semana, senão poderíamos ter avançado mais nos educativos de simulação de combate e combate propriamente dito, assim como outras… Read more »
Taí uma boa ideia também!
Espero que tenha tido uma experiência interessante tanto quanto tive. Os alunos se divertiram com o dinamismo que, a sua vez, o “bate-bate” foi capaz de oferecer à esgrima esportivizada. Foi possível executar as regras adaptadas durante os treinamentos, sem provocar lesões, exigindo o máximo na execução técnica, realizando rodízio, para a aprendizagem de cada um dos fundamentos básicos: En guarda, deslocamentos (avanço e recuo), ataque (estocada), defesa (parada), combate simulado e combate propriamente dito. Pena que o tempo de aula estava limitado em 2x por semana, senão poderíamos ter avançado mais nos educativos de simulação de combate e combate… Read more »
Profa Denise, parabéns! Bem assim mesmo, ficamos aguçando o nosso olhar para implementar as nossas aulas. Não é ser só professora é principalmente ser transformadora.
Obrigada! A transformação no psiquismo foi o carro chefe, neste caso. Os alunos, ao realizarem o rodízio, enquanto aprendiam regras e técnicas básicas, puderam demonstrar e comprovar para si mesmos, a importância de manterem-se “atentos”, de forma “seletiva” e “focada”. A cada educativo, regulavam o “autocontrole” (disciplina) sobre a estratégia de combate taticamente desenvolvida. Nas discussões teóricas, cada qual, ao seu modo, externou o patamar de conhecimento adquirido, demonstrando o potencial de “conscientização”, que o movimento tem sobre o funcionamento do psiquismo. A influência das atividades físicas (de movimento amplo, coordenação grossa) são necessárias ao pensamento; e as possibilidades são… Read more »