Histórias Inspiradoras

10 desejos dos professores de Educação Física para 2022

Saúde, empatia, valorização da profissão... Quais são as expectativas dos professores de Educação Física para o próximo ano?

Assim como 2020, 2021 foi um ano de muitas transformações e de reunir forças para enfrentar os desafios. As aulas online exigiram novas soluções e o retorno ao presencial, um esforço para cuidar de si e do outro, mas com muita criatividade e resiliência chegamos até aqui.

O ano está chegando ao fim, e com ele o tão esperado recesso. É hora de recarregar as energias e olhar para o próximo ano com carinho e esperança de muitas realizações. Pensando nisso, separamos 10 desejos de professores de Educação Física para o próximo ano:

 

1. Luma Aires (Santa Maria/RS)

A professora Luma deu um show de criatividade com a invenção do handebol de botão, que além de ser lúdico e divertido, é uma ótima forma de disseminar a modalidade nas escolas. Como uma boa fã de esporte, Luma revelou seu desejo para 2022:

“Desejo que em 2022 tenhamos mais movimento, mais esporte, mais valorização da cultura corporal de movimento. Que os professores de Educação Física sejam ainda mais entusiastas dessa profissão, para que não reste dúvidas, de que somos muito importantes para o desenvolvimento dos indivíduos de uma sociedade e de um mundo melhor.”

Isso aí, Luma! Para 2022, mais valorização da cultura corporal de movimento e do profissional de Educação Física! 🤾‍♀💜

 

2. Eduardo Félix (São Paulo/SP)

O professor Eduardo foi um dos vencedores do Desafio da Tocha, com uma tocha muito atual e criativa, simbolizando a importância da vacinação em tempos de pandemia. O desejo dele para 2022 é de otimismo e esperança:

“Que o ano que se inicia seja repleto de energias positivas, para que juntos possamos realizar todos nossos anseios e, principalmente, quando olharmos para 2021, possamos ter a certeza que estávamos no caminho certo, horário perfeito e local ideal. Mas a minha maior motivação é ver toda a população mundial vacinada e sem sequelas deste vírus.”

Valeu, professor! Mais saúde e energias positivas para todos!

 

3. Ariany Lobo (Salvador/BA)

A professora Ariany também foi uma ganhadora do Desafio da Tocha e mobilizou os alunos da Escola Municipal de Ilha de Maré, em Salvador, na construção de uma tocha que fortalecesse a identidade local e a sustentabilidade. O desejo dela para o próximo ano tem a ver com a Educação Física:

“Meu desejo para 2022 é ter uma biblioteca com livros de vários gêneros, sala de audiovisual com tablet e computadores, uma quadra pintada e com tabelas de basquete, salas climatizadas e uma sala para os materiais de Educação Física. Êeee, só coisas boas para deixar a escola mais atrativa para os estudos! Que venha 2022!”

Valeu, professora! Que venha 2022! 🤩

 

4. Fábio Gianolla (Sorocaba/SP)

O professor Fábio deu uma aula de empatia durante a pandemia com a criação do projeto de doação de bicicletas possibilitando estudantes universitários desempregados a se locomoverem ou fazerem renda extra. É esse sentimento de solidariedade que ele deseja que se amplie no próximo ano:

“Meu desejo para 2022 é que as pessoas se doem mais para fazer algo para o outro.”

Valeu, Fábio! Que 2022 traga esse espírito de compaixão!

 

5. Tarcilene Idalgo (Franca/SP)

A Tar, esteve conosco no nosso 1º webinário, ainda em 2020. Com a sua irmã gêmea, também professora, Tarcila, administra a página Educação Física Escolar, no Facebook e Instagram. Para 2022, o desejo dela é o seguinte:

“Eu desejo mais esperança, mais afeto e mais carinho! Um ano com mais abraços, menos medos, menos receios. Um ano diferente dos dois últimos que se passaram, onde as crianças, principalmente, possam perceber no chão da quadra, o quanto o estarmos próximos e juntos importa! Desejo um ano de paz. E desejo principalmente um ano de muita fé, pois tudo é possível para aquele que a tem!”

tar idalgo educação física

Valeu, Tar! Que seja um ano incrível para todos nós!

 

6. Giovana Candido (Américo Brasiliense/SP)

A professora Giovana Candido compartilhou com a gente seu trabalho com questões étnico-raciais e de diversidade nas aulas usando a dança, a literatura e brincadeiras, e foi um sucesso por aqui! O desejo dela para 2022 é breve, mas muito importante:

“Em 2022 por mais EQUIDADE nas aulas de Educação Física e na Humanidade.”

Obrigada, professora! Vamos juntos! ✊

 

7. Vanessa Ferreira (Rio de Janeiro/RJ)

A Vanessa viralizou no TikTok com vídeos relacionados a Educação Física bem humorados, que causam uma enorme identificação. A professora, com mais de 200 mil seguidores na rede social, deixou seu desejo para o próximo ano:

“Ano novo sempre chega com novas esperanças, novos desejos… Em especial para esse ano que está por vir, espero que a saúde seja reestabelecida, que as pessoas possam acreditar que dias melhores virão, mesmo com todas as dificuldades. Que o sorriso volte a reinar e que as pessoas sejam mais solidárias, responsáveis e tenham mais empatia. O mundo está precisando muito disso…. E que venha 2022… Com calma e sem susto!”

Obrigada, Vanessa! Que 2022 seja leve e repleto de sorrisos!

 

8. Sérgio Brunelli (Venda Nova Do Imigrante/ES)

O professor Sérgio provou que pra surfar não precisa de praia com uma forma muito criativa de adaptar esse esporte para a Educação Física. Ele nos contou o passo a passo dessa atividade que é uma solução incrível para movimentar as aulas. Sérgio deixa o seu desejo:

“Eu espero que a Educação física ocupe ainda mais seu espaço tão merecido dentro da grade curricular das escolas. Isso se dará através de sua didática e metodologia aplicadas, apresentando os conteúdos da cultura corporal de movimento de uma forma organizada, prática e significativa para a uma formação integral do sujeito. Alcançaremos isso com muito estudo e organização, presença marcante e postura crítica do professor como agente transformador da realidade.”

Valeu, professor! Conte conosco para fortalecer a Educação Física nas escolas.

 

9. Gisele Aparecida (São Paulo/SP)

A história de Gisele foi destaque aqui no Impulsiona. A professora de Educação Física cega mostrou o poder de inclusão do esporte. Ela, que luta por mais espaço para pessoas com deficiência na profissão, deseja o seguinte para 2022:

“O que eu como profissional de Educação Física espero pra 2022 é mais união entre professores, e entre professores e alunos. Que a inclusão aconteça de verdade e não fique só na boca. Que o profissional que não tem deficiência atenda alunos com e sem deficiência, e o profissional com deficiência possa trabalhar assim como o profissional sem deficiência, para que a inclusão aconteça de verdade dentro de sala de aula, da escola, de uma quadra, de um clube, de uma academia. Que todos nós profissionais possamos trabalhar e mostrar o nosso valor, atendendo às pessoas como elas precisam, dando qualidade de vida. Que a inclusão aconteça verdadeiramente na área da Educação Física.”

 

professora gisele com roupa de ballet em posição de dança

Valeu, Gisele! Seu desejo também é o nosso! 💜

 

10. Antônio Carlos Gomes (Tupaterama/PE)

Junto com seus alunos, o professor Antônio Carlos criou o Sukarte, atividade que relembra a corrida de carrinhos de rolimã na Educação Física, de modo sustentável e inclusivo. Antônio esbanjou criatividade, não só na invenção desse esporte, mas também em sua mensagem, confira os versos que ele preparou carinhosamente:

“Obrigado ao IMPULSIONA

Pelo apoio à nação

Aqui com muita esperança

Deixo a minha gratidão

Com a Educação Física e o Esporte

Impulsionados mais forte

Fortalecemos a educação”

Ele também expressou seu desejo para o próximo ano:

“Com muita esperança, desejo a todos(as), dias melhores e que o ano de 2022 seja um marco de luz, bênçãos, paz e fraternidade na vida de todos(as) nós, colaboradores e leitores. Um forte abraço!”

Obrigada pelo carinho, Antônio! Rumo a 2022 💪💜

Depois de tantas mensagens repletas de carinho e esperança, deixamos aqui toda a nossa gratidão e admiração a vocês, professores, que nos ajudam a fortalecer, juntos, a Educação Física Escolar.

E você, qual o seu desejo para 2022? Deixe seu comentário!

19
Deixe um comentário

avatar
19 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Fernando Ferreira da Silva
Membro
Fernando Ferreira da Silva

Oie!! bom dia , mais valorização e projetos esportivos.

Mario Georgetti
Visitante
Mario Georgetti

Muito positiva essa motivação e esperança para este ano que se inicia, ainda com algumas dúvidas com essa nova onda, mas confiante que possamos colaborar para melhorar a saúde mental e física de nossos alunos e de nossos parceiros de profissão.
Todos animados e preparando excelentes aulas motivado pelo Impulsiona Educação que tem dado um suporte de qualidade para nós profissionais de Educação Física !
Um excelente ano para todos os construtores da esperança na vida dos alunos!!

Elson
Visitante
Elson

Eu, aluno ainda, 7 semestre, desejo que os profissionais da Educação Física ( E.F), sejam unidos, sejam atenciosos aos alunos, que leiam mais e busquem o conhecimento. Que todos procuremos falar uma liguagem técnica da Educação Física e possamos dar mais valia a nossa profissão! Hoje muitos olham para o profição de E.F com certo desdenho, E espero que possamos virar essa página possamos aproveitar toda essa Sinergia junto a área da saúde e assim, todos possamos prestar serviços com excelência para prolongar a vida de forma saudável ou até mesmo salvar vidas através da Educação Física. Somos muitos, Somos… Read more »

Greice
Visitante
Greice

que lindas palavras!

João Ferreira Marques Filho
Visitante
João Ferreira Marques Filho

Que tenhamos um ano com mais solidariedade, paz, harmanonia, esperança e principalmente saúde.Que precisamos entender que a INCLUSÃO é para TODOS e não só para as pessoas deficiência.Precisamos conviver e aprender com ela,pois assim conseguiremos avançar sempre de forma positiva.

jose paulo lourenço
Visitante
jose paulo lourenço

Boa Tarde amigos, estou fora da escola desde o termino da Lei 100, atualmente ainda vejo as aulas de educação fisica sem muita importancia em varias escolas, é necessario capacitação dos profissionais , para obter maiores condições de mobilizar as aulas para todos,pois vejo o futebol como o principal item a ser realizado. Eu montei um Laboratorio de Educação Fisica que causou um impacto muito grande dificultando o objetivo de cultivar e entender o termo Educação Fisica, pouco valorizado no meio didatito escolar, onde são poucos os recursor destinados a sua melhor efetivação. Pude oferecer mesmo com dificuldades internas um… Read more »

Dione Pina
Visitante
Dione Pina

Quantos desejos maravilhosos!!! Desejo um 2022 pleno, mais leve, com saúde, mais empatia, mais amor entre as pessoas.!Vem que vem 2022! Te aguardamos cheios de vontade para realizarmos ainda melhor nosso trabalho! Obrigada impulsiona pela contribuição em compartilhar conhecimento!!✨✨

Gilberto Otaviano da Silva
Membro
Gilberto Otaviano da Silva

Boa noite.
Que a Educação Física entre no caminho adequado, que a Educação deixe de ser vivida meramente pela Política e por amadores, que se importem mais com os estudantes, com suas famílias, com a escola e com os professores. E digo isso porque já éramos feitos de pascácios e com a pandemia isso somente veio a se confirmar mais ainda. Infelizmente.

Antônia Fernanda Morais
Visitante
Antônia Fernanda Morais

Um ano sem pandemia, de grandes realizações , um trabalho com resultados positivos, uma valorização do professor , qualidade na educação é melhorias no ensino no fundamental 1 e 2 e ensino médio.

Antonia Maria Rodrigues Loiola
Visitante
Antonia Maria Rodrigues Loiola

Boa tarde!
Que maravilha colegas professores que fizeram a diferença na tocha olímpica e os demais que postaram conteúdos aqui no impulsiona, desejo a todos um Feliz Natal e um 2022 de muitas realizaçoes para todos os profissionais de Educação Física, que nessa pandemia tem se destacado a cada desafio proposto e o Inpulsiona que tem nos impulsionado a não desisitir e vencer todos eles.
Feliz Natal.

Thiago
Visitante
Thiago

Gostaria de pedir mais apoio a nossa profissão que nos professores nos unimos, que a sociedade comece a valorizar a Ed.Física começando com as academias, escolas que é muita burocracia para você mostrar o seu trabalho, mesmo você tendo um bom curriculum você precisa de um Q.I e se você tem um bom curriculum, esperiencia e 40 anos fica mais difícil. Infelizmente em todas as áreas isso acontece é um conceito de muda a cabeça da sociedade começando com o nosso concelho regional que muitas vezes nos deixa a desejar.

Wagner William Miranda Sobrinho
Visitante
Wagner William Miranda Sobrinho

Que o ano vindouro seja repleto de energias positivas e que possamos sorrir sem medo.
Saúde, paz e prosperidade!!!

Luiz Henrique
Visitante
Luiz Henrique

Para 2022 desejo a todos muita saúde, alegrias, solidariedade, empatia, compaixão, e que alcancem todos os objetivos !

Demétrio da Rocha Ribeiro Junior
Visitante
Demétrio da Rocha Ribeiro Junior

Boa noite. Quero deixar aqui a minha contribuição, dizendo que esta Pandemia me fez perceber como é difícil trabalhar a EDUCAÇÃO FÍSICA de forma virtual, pois a falta do calor humano, da gritaria peculiar de uma boa aula, nunca irão estar presentes virtualmente. A criatividade teve que ser mágica para, além de tentar facilitar para os pais, o entendimento da atividade para orientar seus filhos, tivemos que pensar em atividades que tinham como se adaptar aos espaços. Um dia fui dar uma atividade de corrida de velocidade: Pedi para medir uma distância de 4 metros, onde eles estariam correndo está… Read more »

Alcemiro Farias Abecassis
Visitante
Alcemiro Farias Abecassis

Show, parabéns a todos os professores que se destacaram nesse ano bastante difícil. Desejo que 2022 seja recheado de muitas bençãos e muita saúde na vida de todos os professores!

FONTINELE DA SILVA FONTINELO
Visitante
FONTINELE DA SILVA FONTINELO

PARA 2022 EU DESEJO MUITA PAZ, AMOR, SAÚDE MENTAL E FÍSICA E
FELICIDADE E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS♥️

Leandro Carvalho
Visitante
Leandro Carvalho

Parabéns a todos os envolvidos em criar atividades e momentos lúdicos para as crianças e ver o movimento acontecer baseado no DUA é sensacional!!! Vamos juntos mais um ano fomentar a prática esportiva para todos!!!

LUCIANE CRISTINA NUNES CARDOSO
Visitante
LUCIANE CRISTINA NUNES CARDOSO

Show!!!!

Judson de souza barreto
Visitante
Judson de souza barreto

E para 2022 desejo saúde e que abra as portas para podemos demostrar todas as práticas e teóricas com bom desenvolvimento. E inclusividade para todos que nossa profissão seja bem mais vista com proficionalidade que os governantes vejam essa profissão como base para saúde de todos