Histórias Inspiradoras

Entenda a vacinação dos profissionais de Educação Física

A vacinação dos profissionais de Educação Física ainda gera muitas dúvidas. Conheça as orientações oficiais do Ministério da Saúde.

Convite! Antes de continuar a leitura, confira o nosso webinário especial para professores de Educação Física sobre como celebrar a Festa Junina nas aulas online. Assista aqui

Nos grupos de Facebook ou WhatsApp de Educação Física, um assunto vem dominando as discussões: a vacinação dos profissionais da área. O debate fica ainda mais intenso porque enquanto alguns municípios já disponibilizaram a vacinação, outros não tem previsão de imunização.

Vamos entender melhor o que está por trás disso.

Em 2017, o Conselho Nacional de Saúde reconheceu o profissional de Educação Física como profissional da área de saúde. Entre outros aspectos, este reconhecimento considerou a importância das ações interdisciplinares no âmbito da saúde.

Segundo a última versão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgada em 29 de janeiro pelo Ministério da Saúde, profissionais de Educação Física fazem parte da lista de trabalhadores da saúde. Por isso, constam na lista de grupos prioritários recomendados para serem vacinados.

Porém, o documento traz mais uma informação importante. Segundo o Ministério da Saúde, trabalhadores de saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Inclusive, a recomendação é que no momento da vacinação seja solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

Ou seja: muitas cidades só estão vacinando profissionais de Educação Física que trabalham dentro de equipamentos específico de saúde, como por exemplo clínicas de fisioterapia e reabilitação. Aqueles que atuam como professores ou em academias ainda não têm direito à vacinação.

Outros municípios, porém, estão aceitando todo profissional de Educação Física, mediante apresentação do CREF.

A recomendação é que, antes de tentar ser vacinado, você procure orientação da Secretaria de Saúde do seu município. Existem casos de profissionais que foram exonerados por tentar “furar a fila”, mesmo com o argumento de serem profissionais de Educação Física.

Entenda o papel do professor de Educação Física na pandemia

Neste cenário de pandemia, é importante considerar o leque de habilidades e competências do professor de Educação Física, especialmente a partir do foco em saúde. Assim, este professor é uma das pessoas indicadas para auxiliar a escola a implementar ações de promoção da saúde voltadas à prevenção e ao combate à transmissão do coronavírus.

Como fazer isso?

– Participando ativamente da construção do Plano de Retomada das Aulas, auxiliando na elaboração das medidas preventivas a serem adotadas tanto nas aulas de Educação Física quanto na rotina da escola como um todo

– Potencializando a conscientização sobre atividade física/exercício/movimento como necessidade individual e coletiva dos alunos

– Contribuindo com as ações de acolhimento, visando colocar em prática atividades para melhora da saúde emocional e mental de todos os membros da comunidade escolar, sobretudo dos alunos

O Impulsiona preparou um guia com muitas orientações sobre a atividade física e o papel do professor no retorno às aulas presenciais. Para acessar o material completo, clique AQUI.

Deixe seu comentário abaixo!

Deixe seu comentário

184 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Soraia Lima disse:

    Boa noite,

    Encaminho essa nota de repúdio sobre a notória falta de respeito de parte da equipe de enfermagem de uma UBS, localizada em Sergipe, para com a categoria do Profissional de Educação Física.

    Uma vez que, na tarde de ontem, dia 20/06/22, fui ao posto no intuito de receber a minha 4° dose da vacina contra a COVID-19, que é minha por direito, e à mim foi negada por uma enfermeira idosa e pela atendente que averigua a documentação na entrada, a aplicação da vacina, alegando a mesmas que Profissional de Educação Física não são Profissionais da área da Saúde, mas sim, da Educação. Demonstrando suposto Preconceito para com a categoria, e desinformação sobre o assunto, além da enfermeira ter informado à mim que lá só consideram trabalhadores da Saúde quem trabalha em Hospital, clínicas, em lares de idosos e só.

    Quando na verdade todo Profissional de EDF, incluindo os Licenciados, são Profissionais que lidam com um organismo vivo, e não morto; estando os Bacharéis lidando com o mais variado público, incluindo os chamados grupos de risco (idosos, grávidas etc.), nos mais variados locais, desde um condomínio, até mesmo em áreas recreativas, academias, até em domicílio; e não apenas dentro de Hospitais e clínicas, bem como em lares de idosos……………..

    E, toda vez que eu iniciava a explicação sobre a Resolução 218/1997 do Conselho Nacional de Saúde, que lista as Profissões da área da Saúde; a enfermeira responsável pela aplicação da Dose tentava literalmente cortar a minha fala, impedindo-me de explicar; estando a mesma fugindo das informações, e um tanto apressada tentando colocar outra pessoa para tomar a vacina no meu lugar!

    Friso apenas que recebo a dose da vacina influenza todos os anos como Profissional da Saúde, na data restrita aos Profissionais da Saúde desde 2016. E também recebi as minhas 3 doses (sendo uma delas com cadastro online aprovado pela Prefeitura do município) da vacina contra a COVID-19 em 2021, na data restrita apenas aos Profissionais da Saúde.

    Sendo esta a primeira vez que tenho a aplicação da vacina (que é minha por direito) negada por enfermeiros notoriamente desatualizados sobre o assunto! Muita rispidez e falta de respeito encontrei no atendimento por mim recebido ontem, e estou aqui REPRESENTANDO a categoria Dos Profissionais De Educação Física.

    Pedimos, verdadeiramente, mais respeito e compromisso nessas campanhas de vacinação para com as demais categorias dos Profissionais da Saúde (Profissionais de EDF; Biólogos; Assistentes Sociais; Psicologos, Nutricionistas etc..) que igualmente também possuem direito em receber a dose da vacina tanto da influenza, quanto a vacina contra o vírus SARS Cov-2, por motivos óbvios.

    Pedimos então à Secretaria Municipal da Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde que especifiquem em suas publicações nas redes sociais quais são as Profissões da grande área da Saúde condecoradas a receber a vacina de público restrito, o por quê, bem como cite a Lei ou Resolução que esclarece isso.

    Haja vista que, Fisioterapeuta é Profissional do movimento e está dentro da área da Saúde, mas é considerado por todos como sendo Profissionais da Saúde. Já nós Profissionais de Educação Física (não existe o termo “Educadores Físicos”), somos igualmente Profissionais do movimento e estamos igualmente incluídos na grande área da Saúde, como Profissionais da Saúde (seja liberal/autônomo ou empregado), testamos o nível de lactato sanguíneo; medimos a glicemia; mensuramos a Frequência Cardíaca, a Pressão Arterial; fazemos testes de Aptidão motora/física; e estudamos, praticamos e prestamos os Primeiros Socorros em organismos vivos, e não mortos; além de estudarmos disciplinas como a Anatomia Humana, a Fisiologia do Esforço/do Exercício; a Fisiologia Humana; a Psicologia e a Nutrição Esportiva; Treinamento Desportivo e mais de 60 outrs disciplinas no intuito de pôr em prática os conhecimentos, em prol da Promoção da Saúde e da Qualidade de vida. Desde dentro de um condominio, passando por studios de Pilates, Clínicas, Academias, praias e serviços prestados à domicílio; MAS somos considerados por alguns funcionários de UBS em plena Campanha de vacinação, como sendo unicamente da área da Educação, e não como Profissionais da grande área da Saúde!!

    Já encaminhei ontem denúncia sobre o acontecimento ao CREF, referente à negação por parte da equipe de enfermagem desta UBS, em aplicar a segunda dose de reforço/quarta dose da vacina contra a COVID-19 em nós Profissionais de Educação Física; profissionais da Saúde. Ofício foi protocolado e encaminhado pelo Presidente do CREF à Secretaria Municipal da Saúde. Esperamos, no mínimo, respeito.

  2. thiago.gol@hotmail.com disse:

    Deixo aqui minha indignação total a como somos tratados neste país !! Nunca vi um conselho tão fraco como o nosso sou professor de educação física e hoje tentei tomar minha primeira dose , não consegui mostrei minha cédula de identidade e não fui autorizado a tomar a vacina, muitos dos meus amigos tomaram e outros não , e uma vergonha nós trabalhos com idosos, em academia, em clubes particular ,etc, somos esculachados na verdade nem parece que somos mesmo da área da saúde muitos enfermeiros por exemplo tomar a vacina e nem trabalhando estão , fico desapontado com nosso conselho e com a falta de reconhecimento e força que não demos será que isso vai mudar gente na boa senhor presidente do cref precisamos ser realmente respeitados nós estudamos tanto quanto qualquer outro profissional e merecemos respeito agora tá na hora de mudar não basta a hora aula ser uma vergonha e nunca tem aumento !!!!

  3. Matheus disse:

    Nós da Educação Física quando em ambiente como academia não tratamos só da estética, tratamos a obesidade, ansiedade, depressão, problemas cardio respiratória entre outras… Desta forma somos preferenciais sim enquanto nós estamos sem previsão, tem até seguranças que trabalham sozinhos nas escolas a noite que estão sendo vacinados em quanto isso, EU estou na academia e a cada 1:00 estou lhe dando com pessoas diferentes.
    Mas já que se acham tão inteligentes sabem qual a diferença entre o profissional de Educação Física e o Médico? Eis a questão, o médico cura algumas doenças através de medicamentos mas nós da Educação Física previnimos com atividades planejadas, mas questão é que o Brasileiro não está preparado pra esse assunto, pois preferem ter complicação na saúde e procurar a cura porque acham melhor ou mais fácil que previni-la.
    Sendo assim somos essenciais, deveríamos ter o direito a vacina.

  4. Maria Vitória Duarte disse:

    Um absurdo, trabalhamos direto com clientes( idosos, crianças, pessoas com comodidades, gestantes, etc.

  5. Milton Malungos disse:

    Obrigado pela dica.

  6. Juliana disse:

    Hoje minhas colegas com corem, outras enfermeiras que tem conselho e não trabalham estão em casa , tomaram a vacina e eu que estou.em.contato com milhares de pessoas todos os dias nas academias não tenho o direito!

    1. Carlos Eduardo disse:

      Motoristas de ônibus tbm assim como diversos outros profissionais. Se houvessem vacina pra todos eu n falaria nada sobre seguir ou não certas prioridades, mas como n tem, então vamos logo a quem realmente é prioritário.

  7. Maria disse:

    Só acha sensacional quem vai ser contemplado. Se for analisar somente os fatos não faz sentido ter essa prioridade. Tem que ter prioridade aqueles que trabalham em linha de frente, serviços essenciais (e não me venham falar que academia é essencial porque não é), que estão expostos ao risco em ambientes que não podem parar de funcionar. Um personal de 25 anos vacinando antes de uma senhora de 59. Qual a lógica disso. Isso só vai atrasar a fila para os demais trabalhadores. Logo, galera dos 40 anos, do comércio, da limpeza, dos transportes irão vacinar talvez só ano que vem. ABSURDO.

  8. Rodrigo disse:

    Os que estão na linha de frente nada mais que justo, agora os das academias, personal???
    Se for pensar assim todas as pessoas são do grupo de risco.
    Eu sou professores, estamos parados a muito tempo, também.
    Os motoristas de ônibus que carregam milhares de trabalhadores todos os dias também, os motoristas de caminhões, etc.

  9. André Lima disse:

    Estagiário de educação física , tem direito a se vacinar contra o covid ?

    1. Carlos Eduardo disse:

      É so ler o texto pra constatar que não. A não ser que vc faça estágio comprovado com reabilitação em hospitais.

  10. Norma da Silva Duarte disse:

    Quais municípios no Rio, está VACINANDO o profissional de educação física???

  11. Márcia disse:

    Profissional de Educação Física, em desvio de função como diretor de escola ,tem direito a tomar a vacina?

  12. Iraci Boaventura da Silva disse:

    Então eu sou vigilante é trabalho na Etec na educação é somos linha de frente tenho 57 anos estou no grupo de linha de frente.

  13. Maria Cristina disse:

    Servimos para trabalhar no combate mas, não servimos para sermos vacinados como profissionais da saúde! Sabiam que dentro da piscina não usamos máscaras, trabalhem vocês coloando a vida em risco trabalhando só com face still sem máscara! Hum! Não irão fazer isso né?! Não é xom a vida de vocês! Cavam covas descaradamente sem dó!

  14. Marcio disse:

    A gente que é da área de saúde. Aí nós os professores de Educação Fisica era para ser incluído como prioridade para tomar a vacina da covid19. E nós que estamos trabalhando nas academias a gente da com as pessoas também. Minha opinião a gente que é professor de educação física era pra tomar a vacina da covid19 logo.

    1. Ivan disse:

      Vdd trabalhamos com várias idades. Por isso acho que temos que ser vacinados

  15. Maria Sueli Dos Santos disse:

    Achei sensacional a prioridade

  16. Letícia Dieder disse:

    Júlio = Academias abertas os professores correm sim risco e o governo, federal, estadual e municipais devem autorizar os profissionais como da saúde e tomar a vacina da convid-19 e da Gripe ❓

  17. MARTHA disse:

    Sou a favor de vacinar os profissionais de educação física q atende como personal! Estão indo na casa dos alunos, muitos grupo de risco!!!!

  18. Márcio disse:

    Somos todos professores temos os mesmo direito

  19. Lucas Gabriel disse:

    Acho que o Brasil todo deve vacinar profissionais da Educação Fisica mediante o CREF pois as academias não fecharam (em alguns estados) e esses profissionais correm risco assim como quem está no Hospital. Deixando bem claro que a OMS(Organização Mundial da Saúde) declarou que a Atividade física é essencial para prevenção e recuperação da doença.

    1. Maria disse:

      Todos trabalhadores correm risco. A prioridade deveria ser por idade. PONTO

  20. Délia Ester Rojas Barbosa disse:

    Educadores físicos que trabalham com idosos,deveriam ter prioridades também.

  21. Da Mota disse:

    Interessante!! Nós da educação física sim somos da saúde . Médicos e hospitais São das doenças. Uma pessoa sadia não vai só médico.

  22. Linhares junior disse:

    O educador físico desde inscrito no Conselho regional e que realmente exerçam a profissão deverão ter prioridade na vacinacao e
    i porque correm perigo direto de contaminação.

  23. Shana disse:

    Sou professora de educação física e estou ajudando na reabilitação das pessoas que tiveram covid.fiquem sabendo que academia não é para estetica. Trabalhamos com prevenção e reabilitação tb.

  24. Juliane Souza disse:

    Eu conheço até estudantes da área, nem formados ainda, q trabalham em pequenas academias e q tomaram a vacina. E agora um professor q precisa trabalhar só pode tomar se tiver dois hollerites atualizados! Q vergonha! Dou aula há 30 anos e me afastei pq tenho comorbidade e agora perdi o direito da vacina e não posso retornar pra escola.

  25. Josiane disse:

    O profissional de Ed. Fisica e muito desvalorizado ate na hora de tomar uma vacina… ainda nao tomei , nao consegui… mesmo trabalhando vom publico da terceira idade, com patologias, e nao consigo.

  26. Carlos Roberto Pasquini disse:

    Bom dia a tds ….Sou professor provisado ,tenho direito de tomar a vacina covit 19?

  27. kakakkaka disse:

    Idosos com HAS, diabetes e varias outras doenças não estão sendo vacinadas, mas os fortões da academia sim, idoso não sai para comer, não tem que fazer compra, todos os idosos tem quem façam isso pra eles né?
    Espero que todos os Educadores Físicos, que entraram na fila para vacinar, durmam com a consciência tranquila quando ouvirem a noticia que um idoso não resistiu a essa doença que assola o mundo, e que a vacina poderia ter feito a diferença.
    Vamos todos juntos #cadaumolhaparaseuumbigo

  28. kakakkaka disse:

    Brasil e assim mesmo cada um melhor que o outro, não dão acentos para os idosos nem no ônibus ou metro quem dirá a vacina na pandemia.

  29. kakakkaka disse:

    já que são todos atletas, e tem saúde pra dar e vender, podem esperar mais um pouco. Temos muitas pessoas que não tem tanta saúde assim, e que deveriam ser vacinadas antes

    1. Ivan disse:

      Vdd mas na atividade de reforço quem vai estar com o idoso somos nós.

  30. Daniel disse:

    Eu discordo, acho que no momento devem esperar. As academias estão fechadas, não acho correto professor de Educação Fisica ser vacinado nesse momento.

    1. Tânia Elizabeth Fernandes da Costa disse:

      As academias estão abertas sim!Se e p vacinar professores de educação física,devem vacinar todos da área

    2. Maria Fidalga disse:

      Pessoas que não se cuidam e não gostam que outros se cuidem pensam assim.
      Para sua surpresa existem muitos idosos e vulneráveis mantendo saúde em academias… isto é educação !!!!!!!
      Coisa que ignorância desconhece .
      Acho que todos que lidam diretamente com saúde devem ter prioridade na vacinação .
      O professor de ed física está neste Rol sim.
      Na área de reabilitação física, cuidando de vulneráveis … então se informe abra seus horizontes e seja complacente com o mundo .. pois é disso que estamos precisando .

  31. Henrique Steter pinto disse:

    O gostoso é ver um professor cujo o objetivo é ser formador de caráter e de opinião ( vem de berço) ganhando miséria

  32. José Amilton Ângelo disse:

    Acho que se seguissem a lei e vacinassem apenas quem está trabalhando em clínicas de fisioterapia ou reabilitação tudo bem, mas vacinar todos só porque tem o CREF como foi feito no meu município – Bodocó-PE- e deixar muitos idosos sem a dose, foi um erro gravíssimo da secretaria de saúde.

  33. Daysiane disse:

    Eu acho que primeiramente essa vacina deveria ser realmente aplicada aos profissionais de saúde de primeira linha e segundo a geral que precisa sair de casa para trabalhar. Não sendo menos importante os idosos, mas dando uma prioridade a quem necessita sair de casa para ganhar o próprio sustento. Sou profissional de educação física e concordo que não sou da saúde de primeira linha, porém preciso trabalhar pra ter como me sustentar, por isso minha opinião e creio que a de muita gente deve ser essa. Vacinação para todos, principalmente para quem precisa sair para trabalhar.

  34. Peterson disse:

    Acredito que a prioridade deveriam ser os profissionais de educação física que se disponibilizaram a participar do programa “O Brasil Conta Comigo”, pois apesar de muitos terem ficado reclamando, poucos se disponibilizaram a fazer algo de verdade em prol das pessoas.

    No mais, os que estão habilitados nesse programa podem ser chamados a qualquer momento para ajudar nos surtos que se espalham país à fora e não faz sentido esperar para pisar na linha de frente e correr o risco de perder um voluntário já tendo vacina disponível para quem vai precisar enfrentar.

    São menos de 40mil em todo país, então valeria a pena.

    1. David Fernando disse:

      O que mais precisa sao funcionarios de capacidade tecnica escassa, por exemplo anestesistas e abilitados para realizar por exemplo intervencoes como traqueostomia e demais procedimentos. Enfermeiro nao realiza, somente vejo cirurgioes dentistas e veterinarios nesse grupo, quando nao existem medicos. E o governo esta cagando para esses, imagina outros grupos. (Meu teclado nao tem acentuacoes)

  35. Os estagiários que também trabalham em academias também podem se vacinar?

  36. FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA RODRIGUES RODRIGUES disse:

    Bom no meu entender, eu acho justo o profissional de educação física ser vacinado, pois boa parte desse profissional têm muito contato com o próximo. Pois pra mim a saúde vem em primeiro lugar. Essa é a minha opinião. BOM DIA…..

    1. Gracy patente disse:

      Principalmente nas escolas porque eles tem contato com as crianças

  37. Rommel Araujo disse:

    Onde estão os conselhos nacionais e regionais de Educação Física para brigar por nós ?

  38. SERGIO FERNANDES PIMENTEL disse:

    Prefessores de Educação Física, descriminado

  39. Rejane Maria Viana Teixeira Caldas disse:

    Muito importante as dicas pra trabalhar em sala de aula

  40. henrique disse:

    parasitas!! tirando vacina de idoso pra dar aula em academia!!! academias que são as primeiras a serem fechadas!

    1. Maria Fidalga disse:

      Tem muito idoso e academia por recomendação médica Henrique …. vc está mal informado .
      Reabilitação física também é uma das vertentes do prof de de física querido .
      Absurdo desvalorizar qualquer trabalho que lide com ser humano … pela ignorância de informação .

    2. Cledson disse:

      Ninguém está querendo tirar a vacina de ninguém se fazemos parte do quadro de profissionais da saúde temos o mesmo direito de qualquer outro profissional da saúde, ou vc acha que um balconista de farmácia ou um auxiliar de consultório odontológico tem mas direito que um profissional de educação física que paga todo ano sua anuidade, o problema é que as pessoas não consegue enxergar o quanto nós somos essências na vida do ser humano trabalhando desde a coordenação motora, equilíbrio, agilidade, noção de espaço, desenvolvimento social, cognitivo, emocional, citei apenas alguns dos benefícios que o “parasita” como vc citou anteriormente pode contribuir para a saúde das pessoas, o duro é saber que pessoas como vc não pensa no amanhã pois hoje vc está bem mas amanhã vc pode precisar do “parasita “ para fortalecer sua musculatura, diminuir seu colesterol com atividade física, diminuir seu peso corporal, melhorar sua condição cardio respiratória, melhorar sua auto estima dentre vários outros benefícios ! Passar bem meu caro ignorante !

    3. Patrícia disse:

      Esse termo é muito chulo. Não é necessário vc ser ignorante.
      Direito adquirido, entende! E ninguém está tirando de ninguém, pois nos postos de saúde estavam até antecipando as datas pois não tinham idosos para tomar . Eu trabalho com jovens e em agosto até agora Março estava em contato direito com muitas pessoas .

    4. Maria De Lourdes Jardim Camello Mendonça disse:

      Não concordo. Na minha opinião toda pessoa que precisa sair de casa para ganhar o pão de cada dia precisa ser vacinado. Idoso aposentado principalmente não precisa ir a rua . Tenho 61 anos e penso dessa maneira. Um absurdo os profissionais de Educação Física serem chamados de parasitas. Parasita são esses políticos.

    5. Gustavo disse:

      Parasitas são em que a sociedade quer transformar as pessoas, presas em casa, sedentárias e obesas, com medo, tomando um monte de remédios, alimentando a indústria farmacêutica que não quer curar ninguém e sim obter lucros em benefício próprio!
      Lembrando que o profissional de educação física trabalha e trabalha muito para manter uma sociedade mais saudável e menos doente!

  41. Alaíde Penteado disse:

    Descaso com o professor de ed física na vacinação de 15/03 em Pelotas-RS, com mudança de critérios durante o processo de vacinação!!

  42. Eduardo Veloso Alonso disse:

    Fui na UBS da zona Sul Jardim Valquíria, e não quiseram aplicar a vacina, só professores acima de 55 anos

  43. EDSON FONTANELLI disse:

    Reunião pedagógica de escola : após a fala do prof. Ed. Física ele ouve Ah ! É só Educação Física.
    É sempre assim, e agora é melhor vacinar todos os idosos do país antes dos jovens trabalhadores, do adultos trabalhadores e até não vacinar o Senador Major Olímpico! Muito menos ainda os jovens que estão nas Universidades brasileiras e garantirão em breve futuro a ciência do país. Ah, os cientistas brasileiros que não são idosos, os Engenheiros nas várias áreas da Engenharia, Os professores Universitários! Então: lembrei do Digno Professor de Educação Física que honra seu cargo, respeita o seu dever e seus alunos e os pais desses alunos.
    Estamos jogando no lixo a Ciência Brasileira!

    1. Louise Lemos disse:

      Os idosos estão mais suscetíveis e bem mais frágeis ao vírus. Espero que seus pais tenham sido vacinados, pq estou esperando os meus serem (ambos na casa dos 60) e ainda trabalham e sustentam a casa! A população está envelhecendo mais…encare isso! E sobre os jovens trabalhadores, são os mesmos que se arriscam indo p bares, lotados, churrascos com a galera e não ficam em casa!

  44. Moisés Nunes disse:

    A vida é assim mesmo, Professor de Educação Física não dão mais valor, assim como os professores que na verdade são os que formam todas as outras profissões e incluse, médicos, dentistas entre outros milhares de atletas profissionais e amadores e promovem a saúde de todos, nas o ser humano é tão mesquinho que ficam brigando quem deve e quem não deve tomar a vacina primeiro, nem sabem se realmente está vacina tem efeito positivo ainda, infelizmente Boa parte das pessoas ainda não aprendeu nada com está Pandemina.

    1. Maria Fidalga disse:

      Concordo plenamente seres humanos não aprendem a vibrar a energia nova do planeta !!!!!
      Não se perguntam o porque tudo ISO está acontecendo !!!!!
      Gente mesquinha que nunca valorizará a educação … e viverá na mais pura ignorância do SER… cego.

    2. Maria De Lourdes Jardim Camello Mendonça disse:

      É verdade. A pandemia que tanto sofrimento tem deixado em nossas vidas não serviu em nenhum momento como aprendizado. As pessoas continuam sem nenhuma empatia e amor pelo próximo. Muito triste

  45. Conceição disse:

    Profissionais de educação física estão sendo vacinados na UBS Jardim Vera Cruz. Isso é legal, esta dentro das orientações.Mesmo trabalhando em academia

    1. Marcus disse:

      em Goiânia?

  46. Ana Maria de Oliveira disse:

    Não concordo pois as atividades deles não e necessidade básica….então eram pra vacinar quem trabalha nos mercados e farmácia primeiro..

    1. Daysiane disse:

      Se você soubesse o poder que um programa de exercício físico é importante desde bem feito, não abria a boca pra falar uma coisa dessa.

    2. Anonimo disse:

      Da pra ver que vc não entende nada de saúde! Pesquise pré saúde.

    3. Marcus disse:

      atividade profissional de um profissional da Educação Física é extremamente necessária, pois é essa a principal área da saúde que previne doenças e promove saúde e bem estar

    4. André Bernardino Rodrigues disse:

      então quando vc precisar fazer exercício físico vai na farmácia ou no mercado !

      1. kakakkaka disse:

        kakakak, cada um puxa a sardinha para seu lado

        1. josantos9988@gmail.com disse:

          Né!!
          Farinha pouca, meu pirão primeiro.

      2. Gustavo disse:

        Boa

        1. Gustavo disse:

          Tem gente que prefere ir a farmácia e ao mercado do que ir a academia. Triste! O triste é que pessoas assim morrem antes de pegar COVID.

  47. Marilda disse:

    Um absurdo vacinarem professor de Educação Física e não vacinarem Dentistas ! Só no Brasil mesmo !

    1. sandra disse:

      Um absurdo é o seu presidente da república cidadã que se recusou a comprar as vacinas….nada disso estaria acontecendo. Sou Profissional de educação física e estou ajudando e atendendo muitas pessoas pos COVID porque se vc não sabe existe treino especifico. Eu sou a favor de VACINA PARA TODOS! E não ficar criticando os profissionais…todas as profissões SÃO VALIOSAS.

    2. Cléo disse:

      Estão vacinando sim dentista.

    3. Andressa disse:

      Dentista e está sendo vacinados também

    4. Luciano disse:

      Kkkkkk dentista, ambos são da área da saúde… ambos deviam ter esse direito, um trabalha com prevenção da saude, e outro trabalha com saúde bocal…

    5. Marcus disse:

      é um absurdo querer vacinar dentistas antes dos profissionais de Educação física, já que são eles que promovem saúde e bem estar e evitam inumeras doenças ao mesmo tempo que conseguem fazer isso com determinado distanciamento, enquanto os dentistas tem que ficar quase que com a cara enfiada na boca, que, incrivelmente, é o principal meio de transmissão da doença, do paciente

    6. Marcelo tonato disse:

      Verdade isso?
      Não sei, mais acredito que trabalhamos o físico, mental e o social..mas o dentista é que está mais próximo ao vírus…. só não entendi o desmerito ou diferença entre os outros profissionais relacionados com da saúde….

    7. Michele disse:

      Todos os dentistas que conheço já foram vacinado, só vc quem não! Vai atrás e te informa melhor.

  48. LUCINEI S MIRANDA disse:

    Sou profissional de educação física, mas apoio todos os professores e funcionários de escolas a tomarem vacina no grupo 1 ou 2. Na minha escola, 7 professores pegaram covid nas 3 primeiras semanas de aula. Os pais mandavam os filhos assintomáticos pra escola, contaminando várias pessoas. É o cúmulo!

  49. Márcio Dórea Rocha de Oliveira disse:

    Os professores de educação física que atua em academias? Vai tomar a vacina quando?

  50. NAZARE MONTEIRO disse:

    Professor de educação física também trabalha recuperando pós cirúrgico xe ombros, joelgos ,etc.
    Enyrei na UFRN em 1985 e Edicação Física sempre foi Parte do Centro de Ciências da Saúde. Estudavamos myitas disciplinas da área médica. Obeigada, adoro qdo me procuram com recomendações médica e fisioteraolpeutas.

  51. Douglas disse:

    Pergunta que faço: Município pode vacinar uma pessoa que é educador físico só por ter a carteira, que na prática trabalha em outro setor?

    1. Daysiane disse:

      Pois é, a corrupção começa da pessoa que vai se passar. Além do mais não deve conseguir tomar, pois deve apresentar que está legalizado em alguma academia ou apresentar que trabalha autônomo.

  52. Marizete Ferreira Schwartz disse:

    Acho um absurdo não olharem para nós professores.
    Mas dizem que são nas adversidades da vida que conhecemos os nossos amigos.
    Agora veio atona a importância que o Brasil da aos professores.

    1. Lulu disse:

      Pois é Marizete, Vamos lutar para termos um País cheio de bombados sádios e corpos esculturais; analfabetos. Aliás quem precisa de cultura. Já que muitos comentários aqui mostram que não entenderam a matéria.

      1. JEFERSON AUGUSTO DE SOUZA PRIMO disse:

        Boa noite, sou profissional de Educação Física e concordo que todas as profissões são essenciais, mas caso não saiba existe milhares que profissionais de Educação Física trabalhando com a reabilitação de vários pacientes Pós Covid, trabalhando dentro de hospitais e também academias, e ainda mais, o exercício físico tem o poder de previnir diversas doenças crônicas !
        O EXERCÍCIO FÍSICO pode sim e é comprovado cientificamente que pode melhorar diversos aspectos na vida das pessoas !!
        E somos profissionais dentro da Lei pertencentes a área da SAÚDE e um dos únicos agentes de saúde que atuam dentro das Escolas.
        Então tire isso da sua cabeça sobre Educação Física só ter bombados e burros.

  53. Solândia Pires Pereira disse:

    O educador físico tem trabalho diretamente com alunos especiais com inclusão no ensino portando estamos totalmente vinculado com a área de saúde…por lei somos da área de saúde temos o direito da vacinação

  54. FERNANDO ALECIO KRAUSZ disse:

    SÃO PAULO PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO FÍSICA SOMENTE ACIMA DOS 60 ANOS

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Noutros paídes os Professores fazem parte do primeiro grupo.

  55. Paulo César Alves Rocha Alves Rocha disse:

    A vacina é necessária e devida a toda a população, pena que isso não é possível nesse primeiro momento. A argumentação do Ministério da Saúde é razoável, ou seja, devem ser priorizados inicialmente quem atua na linha de frente de combate a COVID. Infelizmente abusos acontecem. Garantir a prioridade apenas por um título de formação não é razoável e nem legítimo.

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Lembram no início da pandêmia em 2020 quando convocaram Professores de Educação Física para ajudar recuperar parte física do pesdoal contaminado . Edqueceram? Precisam recuperar a musculatura. Por que será wue médicos prescrevem atividade fisica assistida qdo vão ao médico? Procuram um açougueiro? Entrei em 1985 Licenciatura Plena, 05 anos só na graduação e já fazia parye do CCS, Centro de Ciências da Saúde. Nota 05 cursos UFRN…..

  56. Izabel Cristina Balthazar disse:

    O educador físico deve ser imunizado independente da área de atuação, já que nossa profissão foi reconhecida como área da saúde.

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Entrei no curso em 1985
      E sempre foi curso do CCS, afinal temos q conhecer o corpo humano e funcionamento para ser um bom profissional.
      Não entendi esta questão do reconhecimento agora. Estão loucos? Tem escrito no diploma para quem quiser ver. CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
      Vejam as placas com nomes de graxuandos como está escdito. Bye!

  57. LILIAN REGINA VICENTE disse:

    Se pode vacinar os professores de educação física pq não vacinar os professores pedagogos para voltas aulas com segurança e tbm vacina para as crianças

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Por que estes não trabalham a parte física , sem necessidade de contato direto.

    2. NAZARE MONTEIRO disse:

      Todos merecem, em minha opiniao. Mas, a educaçao fisica trabalha em contato fisico direto com o aluno, o q não.acontece com o pedagogo.

    3. Soraia Lima disse:

      Pedagogia não é Educação Física. Pedagogia não é da área da saúde, mas sim da área da Educação. Educação Física SIM é da área da saúde, pois diferentemente da Pedagogia, a EDF lida é com o organismo vivo de vidas! A diferença é gritante. Pedagogos são unicamente professores, e não profissionais da saúde.

      1. AnaLee disse:

        Pedagogos ficam em salas de aula com alunos. Salas sem ventilação, o maior risco para se pegar Covid. Eu dou prioridade para a quadra, e não preciso tocar nos meus alunos para que realizem as atividades. E quem trabalha em academias e clubes DEVE, nesse momento, também manter distanciamento e não tocar nos.clientes. Só quem está em âmbito clínico e hospitalar deve ter prioridade. Prof. de Educação Física que não está nesse âmbito deve ser vacinado com todos os outros professores. Aliás, já era para estar nos vacinando, mas essa culpa eu não carrego.

    4. Eva disse:

      É porque os profissionais de educação são da área da saúde de acordo com as novas leis.

  58. Flavia disse:

    ABSURDO

  59. Edmilson Benedito Da Silva disse:

    E mais do que justo, profissionais de educação física tomarem a vacina! Tenho 48 anos e hipertenso, na quarta feira passada tomei a vacina em Guarulhos e fui muito criticado nas minhas redes sociais, porém trabalho em Guarulhos com 170 crianças de 06 a 16 anos! Trabalho em uma escolinha de futebol onde lidamos com crianças que pegaram covid junto dos pais, e contato com pais que já pegaram a doença, eu jamais tomaria a vacina se não fosse permitido por lei! Gosto de pessoas, respeito o ser humano e sou muito grato, Obrigado!

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      E somos parte dos Centros de Ciencias da Saude eles auerendo ou não

    2. AnaLee disse:

      Os professores nas escolas também têm contato com centenas de alunos. TODOS NÓS tínhamos que já estar vacinados. Mas o Brasil jamais será um Chile na vida.

  60. Laura Fernandes Ferreira. disse:

    Por que profissionais de Ed.Fisica que estão trabalhando online ou dão aulas em academias,foram vacinados hoje?
    Tipo : Josiane Araújo Fassini, Tânia Beatriz Rodrigues e Desirée Lacreta Maridakis?

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Academia todos falam, suam mais e respiram muito forte. Já pensaram qtas pessoas respirando mesmo ar.???

  61. Rodrigo Leite Evangelista disse:

    Um grande erro! Poucos profissionais da EF realmente atuam ligados diretamente a saúde… Muitos lecionam em escolas como qualquer outro docente e por sinal as escolas estão com as aulas práticas de educação física suspensas. Outro problema é que a posse do CREF, não assegura que o profissional está em atividade. “Legal”, porém imoral!

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Também estiveram na linha de frente ajudando recupersr parte fisica.

    2. AnaLee disse:

      Aqui em SP às aulas de Educação Física escolar não estavam suspensas não, foi um mês de aulas práticas. Realmente quem tem que ser vacinado primeiro é quem está em clínicas e hospitais. Porém não podemos querer degladiar aqueles que estão indo atrás da mesma, já que houve atraso na compra das vacinas, algo orquestrado para dar errado mesmo.

  62. Leonardo Dias disse:

    Bom dia. Excelente texto. Bem informativo e claro nós argumentos.

  63. Eliane Cristina Paschoal disse:

    Agora sim, foi muito esclarecedora a sua explicação. Vamos aguardar a nossa vez, sem furar fila!

  64. FRANCISCO SOARES disse:

    Estou ciente do que está acontecendo no Brasil e no Mundo, quanto a vacinação. Precisamos ficar de olho ao tomar a vacina, pois em algumas localidades as (os), enfermeiros fingem que tão a vacinação e não dão. Fiquem de olho ao tomar a sua dose.

  65. Luiz Carlos disse:

    Boa tarde!
    Como professor de educação Física há 34 anos acho um absurdo neste momento os profissionais de Educação física serem vacinados na frente de tantos outros prioritários como idosos, médicos e grupos de risco.
    Professor de 25 anos sendo vacinado é uma pouca vergonha. Você vão me falar Ah! ele é personal, trabalha em academia, isto pode anteceder ao idoso por exemplo.
    Não sei se existe dados estatísticos porém acredito que a maioria dos profissionais de educação física são da educação, portanto trabalham em escolas. Como posso ser vacinado antes que outro profissional da educação?
    Não concordo e não irei me vacinar somente no momento em que for a vez dos profissionais da educação.
    Obrigado

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Por que será aue os médicos mandam procurar um profissional da area para melhoria da qualidade de vida? Aguentar um monte de crianças gritando distribuido gotículas dece ser bom. Educaçao Fisica foi a única atividade presencial que tiveram votar para ajudar fisico e mental das criancas presas em casa muitos dias. Vocé é um pdofissional limitado a sala de aula? Namão fwz nengima especialização ou outra pós? Que tal cardiologia, geriatria, fidiologia, etc… Acho que você tá desinformado demais.

  66. Janaína disse:

    Acredito ser importante SIM a vacinação para nós profissionais de educação física. Obrigada, pelo conteúdo enrequicedor!

    1. NAZARE MONTEIRO disse:

      Obrigada!

  67. Terezinha Abel Alves disse:

    Olá! Bastante esclarecedor este texto. Gostei! Vamos aguardar a vez da Educação. Obrigada.

  68. Soraia Marly Rodrigues Fão Chaves Penteado disse:

    Bom dia grande equipe, obrigada por mais informações….o conhecimento e algo precioso..fiquem com Deus..ótimo dia a todos!

  69. Angela disse:

    Grata por todas as informações pertinentes a esse momento tão sensível vivido por todos nós .
    Saúde e paz

  70. Luciana Aparecida Ribeiro disse:

    Boa noite
    Eu ainda não consegui tomar a Rose da vacina
    Porém sou educadora pago em dia meu cref
    E dou aulas presidencial para deficientes e terceira idade ,por favor ajude

    Sou da cidade de
    Maua

    1. Vagner pereira disse:

      Ola peça a seu empregador para fazer uma declaração q vc trabalha com idosos e com a saude dos mesmo e leve ao posto de vacinação de sua cidade, junto com o cref leve esta declaração eles terão que te vacinar. Abç boa sorte

      1. NAZARE MONTEIRO disse:

        cref nafa tem haver com vacinas, eles só pensam receber anuidades. Você não é obrigado ter. Se for sentar banco em jogos escolares, exigem. Falcatrua.

    2. NAZARE MONTEIRO disse:

      pois é, tem muita gente acomodada e nem sabe o q faz um prof de educacão física.

  71. Rafael Francisco Dos Santos disse:

    Legal o informativo com as dicas , já tinha decidido não vacinar pois atuo em escola e não posso passar na frente de quem tem o direito de receber a vacina neste momento

  72. Gustavo disse:

    Boa noite, alguém tem algum vídeo com o tema Educação Física x Covid 19. Gostaria de utilizar nas aulas.

  73. Renata Brêtas disse:

    Então eu posso apresentar a carteirinha do CREF e vacinar?
    Eu sou personal de idosos e dou aula de hidroginástica e minha turma só tem idoso.O que eu faço p conseguir vacinar?

    1. Vera disse:

      Renata, na Capital, desde o dia 9/2, todos os profissionais de saúde (na ativa ou não) com 60 anos ou mais, podem ser vacinados. Basta apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência, CREF, ou Diploma, ou Certificado de Conclusão, ou Carteira do MEC.

  74. Adilson R. Martins disse:

    Perfeito!!! No início da Pandemia todos os profissionais de educação física foram convocados a se inscreverem para atuarem como voluntários no atendimento aos pacientes da Covid-19. Fomos convocados para atuarmos no enfrentamento à Pandemia, a adesão foi voluntária e não compulsória.
    Acho justo que neste momento a vacina chegue àqueles que são extremamente do grupo de riscos, esperemos nós para sermos vacinados no momento oportuno.

  75. Marcia Seresuela disse:

    Boa tarde a todos, estou sabendo que vários educadores físicos já se vacinaram porém eu estou aguardando a vacina chegar.

  76. Sônia Regina Guimarães disse:

    Adorei as informações , vou aproveitar algumas imagens para elaborar atividades. Obrigada!

  77. Lucileide Assis Ferreira Charruff disse:

    Gosto muito das informações passadas aqui, obrigada.

  78. JOSSIMAR ROGERIO DE PADUA disse:

    Em Guarulhos-SP, os profissionais de Educação Física estão sendo vacinados, basta apresentar a carteira do CREF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência.

    1. Rodrigo Leite Evangelista disse:

      O que é um erro! Poucos profissionais da EF realmente atuam ligados diretamente a saúde… Muitos lecionam em escolas como qualquer outro docente e por sinal as escolas estão com as aulas práticas de educação física suspensas. Outro problema é que a posse do CREF, não assegura que o profissional está em atividade

  79. Ruan Lucas Paiva dos Santos CREF 1771/G disse:

    Bom dia, existe um equivoco no texto onde informa que o conselho nacional de saúde reconhece os profissionais de educação física como areá na saúde somente em 2017

    somo recohecidos desde 1997
    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html

    Ministério da Saúde
    Conselho Nacional de Saúde
    RESOLUÇÃO Nº 218, DE 06 DE MARÇO DE 1997
    O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em Sexagésima Terceira Reunião Ordinária, realizada no dia 05 e 06 de março de 1997, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990;

    Considerando que a 8ª Conferência Nacional de Saúde concebeu a saúde como “direito de todos e dever do Estado” e ampliou a compreensão da relação saúde/doença como decorrência de vida e trabalho, bem como do acesso igualitário de todos aos serviços de promoção e recuperação da saúde, colando como uma das questões fundamentais a integralidade da atenção à saúde e a participação social;

    Considerando que a 10ª CNS reafirmou a necessidade de consolidar o Sistema Único de Saúde, com todos os seus princípios e objetivos;

    Considerando que a importância da ação interdisciplinar no âmbito da saúde; e

    Considerando que o reconhecimento da imprescindibilidade das ações realizadas pelos diferentes profissionais de nível superior constitue um avanço no que tange á concepção de saúde e a à integralidade da atenção,resolve:

    I – Reconhecer como profissionais de saúde de nível superior as seguintes categorias:

    1. Assistentes Sociais
    2. Biólogos;
    3. Profissionais de Educação Física;
    4. Enfermeiros;
    5. Farmacêuticos;
    6. Fisioterapeutas;
    7. Fonoaudiólogos;
    8. Médicos;
    9. Médicos Veterinários;
    10. Nutricionistas;
    11. Odontólogos;
    12. Psicólogos; e
    13. Terapeutas Ocupacionais.

    II – Com referência aos itens 1, 2 e 9 a caracterização como profissional de saúde dever ater-se a dispositivos legais do Ministério da Educação e do Desporto, Ministério do Trabalho e aos Conselhos dessas categorias.

    CARLOS CÉSAR S. DE ALBUQUERQUE
    Presidente do Conselho Nacional de Saúde
    Homologo a Resolução nº 218, de 06 de março de 1997, nos termos de Decreto de Delegação de Competência de 12 de novembro de 1991.

    CARLOS CÉSAR S. DE ALBUQUERQUE
    Ministro de Estado da Saúde

    1. Valeria disse:

      Não é a toa que o profissional de Educação Física tem aulas de Anatomia, Cinesiologia , Primeiros Socorros , dentre outras disciplinas. Na UFRJ faz parte do CCS – CENTRO SE CIÊNCIAS DA SAÚDE, juntamente com outros da área se saúde. É uma carreira com infinitas possibilidades: podemos atuar tanto na Educação quanto na Saúde.

  80. Débora disse:

    Aqui na cidade foi disponibilizado uma certa quantidade de vacina para profissionais da saúde. Exigiram apenas a carteira do crefsc do pessoal de educação física. Aí pergunto, médicos, nutricionista, fisioterapeutas atendem uma pessoa por vez, o profissional de educação física de academia, de escolas etc geralmente atendem grupos. Eu que trabalho em escola vou ter uma média diária de 100 alunos por dia. Pq não tenho esse direito. Direito inclusive que deveria ser estendido pra todos da area de educação. Aqui a impressa tratou o assunto de maneira preconceituosa. Jogando a sociedade contra, inclusive. Como sempre educação física sendo menosprezada.

  81. Gladston Leandro Cordeiro disse:

    Massa demais a matéria! Sempre bom contar com notícias reais e de Fonte confiável!

  82. Sandra Aparecida Faustino de Paula disse:

    Agendei, chegando lá não fui atendida. Dou da educação.
    Fiquei muito frustada.
    Por vários equívocos: falaram que era sistema drive tru, não foi! Fiquei num lugar lotado na Ramiro Colleoni (posto de saúde). Não tinha detalhado que tinha que trabalhar em clínicas, hospital…
    Frustante… revoltante.

  83. Judson da Paixão de jesus disse:

    Nesse momento tão delicado vejo que todos os profissionais da área de educação faça parte desse time importante que está na linha de frente promovendo saúde bem estar e trabalhando de forma plausível a saúde mental a qual ficou parada um ano só vendo ouvindo as vidas ceifadas por um vírus então acho mais do que justo nós que somos educadores físicos se imunizar so deveria ter um plano local de cadastro pela secretaria de saúde relatando a importância do mesmo tomar a vacina apresentando provas que comprove seu exercício pleno funcionamento nesse período de pandemia

  84. Edilson de Azevedo disse:

    Muito bem esclarecido parabéns!!!!

  85. Karina Nunes disse:

    Concordo. Sou profissional de Educação Física sem vínculo com nenhuma instituição de saúde, escola ou acadêmia porém, Coordeno um grupo de Ajuda Humanitária com alguns amigos. Estamos levando lanches, sopa, salada… aos profissionais que estão atuando dentro dos hospitais, UPAs e UBSs. Entramos, saímos…
    Tenho ou não direito de vacinar?

  86. Suliane disse:

    Concordo com a organização da lista de prioridade para a vacinação. Sugerida pelo ministério da saúde.

  87. Reinaldo Davi Pereira disse:

    Concordo com a organização da lista de prioridades para vacinação, sugerida pelo ministério da saúde, e acho que, os profissionais de educação física deva ser vacinado junto com os professores de escola.

    1. Telma M Andrade disse:

      Essa foi o melhor comentário. . Todos os profissionais envolvidos com a Educação escolar devem ser vacinados e não só os professores de Ed física,. .
      ,como está,ocorrendo

  88. Fabíola disse:

    Parabéns por nos manter sempre bem informados .
    E estar sempre disponibilizando excelentes materiais didáticos!!

  89. Carlos Antônio FMuniz disse:

    Fui vacinado no dia 27 de janeiro. Não me pediram nenhum comprovante de trabalhar na rede de saúde, só a carteira do Cref.

    1. Matheus disse:

      Você foi em qual posto de saúde?

  90. kilma disse:

    Sempre compartilhando conteúdos relevantes para nós profissionais de Ed. Física . Obrigada !!!!

  91. Jaguaracy Conceição disse:

    Excelente trabalho, parabéns!

  92. Ronaldo Mendes Ferreira disse:

    Boa noite,mas essa informação não chega ao profissional de educação física,espero mais atenção e empenho do cref..

  93. Adriano Santos de Sousa disse:

    Que o plano de prioridades seja seguido e respeitado….

  94. Frankley Marlyson de Oliveira Albuquerque disse:

    Bom, no meu ponto de vista a vacinação deve seguir a ordem de prioridades (idade e a existência de algum problema de saúde) do profissional, bem como sua atuação direta no combate ou atuação na reabilitação do indivíduo que foi acometido pela Covid, por tanto, se ele estiver atuando diretamente com pessoas que tiveram ou têm a Covid, nada mais justo que protegê-lo.

  95. João Ferreira Marques Filho disse:

    Olá, boa tarde.
    Excelente material, parabéns pela elaboração de todo conteúdo.

  96. Excelente reportagem e muoto esclarecedor

  97. Daniel Guimarães Firino disse:

    Muito bom gratidão

  98. Kellen thome disse:

    Obrigada

  99. Márcio disse:

    O engraçado é que na hora de obrigar a fazer o curso estava tudo bem, agora não somos mais da área de saúde. Esse país não é sério e infelizmente o Cref não briga por nós.

  100. anderson disse:

    Muito bom material bastante esclarecedor Parabéns a vocês.

  101. Rosangela Conceição disse:

    Vocês estão de Parabéns pelas informações, sempre atualizadas e pelo material disponível que é excelente.
    Todos queremos ser vacinados, entretanto eu concordo e entendo que os idosos têm prioridade neste momento.

  102. Rosangela Saldanha disse:

    Um profissional de educação física que atua dentro de uma clínica de fisioterapia, por exemplo, não está diretamente relacionado a frente de combate ao covid19, assim como um médico veterinário. Um profissional de educação física que atende seus alunos na escola ou academia, também não, porém todos são e continuam fazendo atendimentos e sendo profissionais de SAÚDE. O Ministério da Saúde precisa determinar e fazer cumprir, ou se vacina TODO profissional de saúde ou não!

  103. Marcos Luiz Guimarães de Souza disse:

    Muito obrigado! Excelente!!

  104. Wedson Bezerra Da Silva disse:

    Boa tarde.
    Entendo o profissional de Educação Física como um dos pilares de sustentação durante a pandemia, as atividades propostas por nós nesse período foi de vital importância para que a população se mantivesse ativa física e psicologicamente, somos sim, imprescindíveis para o bem estar da população e por direito adquirido em 2017 enquanto profissional da saúde deveríamos fazer parte do grupo que é considerado linha de frente no combate a Covid e portanto aptos a tomar a vacina.
    Wedson Bezerra da Silva
    CREF 623 PE.

  105. Onassis Matias Xavier disse:

    Excelente o material produzido pela equipe de vocês estão de parabéns, obrigado

  106. Fabiana Machado disse:

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.

  107. Nilza disse:

    A vacina deve ser para todos. Enquando não chegar esta realidade, penso que deve ser por ordem de prioridade como idosos, e pessoal da saúde que esteja lindando diretamente com as pessoas com COVID19.

    1. Silvia Loureiro disse:

      Os profissionais da educação física fazem aulas de laboral em asilos e clínicas de reabilitação de doentes, mais uma gama de serviços que a população desinformada não sabe…. Qual o único profissional que trata da saúde? Que eu saiba é só o da educação física, o resto trata doença!

  108. leticia lacerda disse:

    excelente

  109. Alexis A Silva Coelho disse:

    Gostei muito desse informativo.

  110. ROBSON ANTUNES DIAS disse:

    Olá, obrigado pelo conteúdo acredito que irá ser muito interessante para os alunos,

  111. Regina disse:

    A área de atuação deveria dar prioridade e não a carteirinha de um conselho, na minha opinião. São poucas as vacinas e precisamos nos conscientizar que a prioridade é necessária para linha de frente e grupo de risco. Que cheguem mais vacinas e assim acelere o processo de vacinação de TODOS.
    Não fico nada confortável com a possibilidade de ser vacinada antes dos meus familiares idosos, antes dos profissionais da saúde e antes de colegas de escola (de outras áreas). Cada um sabe onde aperta o seu calo, mas acho válido refletir à respeito e ponderar sobre argumentos pessoais.

  112. Carlos Leandro disse:

    Ao meu ver, profissionais de educação física tem que esperar sua vez, e não ser prioritário! Prioridade é pra idosos, pessoas doentes, pessoas que tenham outras doenças, deficientes, eu como professor de educação física e jovem, eu posso esperar .

  113. Daniela Bahia disse:

    Muito bacana as explicações!!

  114. Maria de lourdes disse:

    Muito importante o assunto..
    Já soube de Guarulhos em SP está vacinando..
    Outros lugares somente acima de 60 anos..
    Precisamos de orientação

  115. Luiz Eduardo de Oliveira Mascarenhas disse:

    Muito boa a informação. Já até divulguei para amigos entenderem melhor. Material disponível excelente. Estão de Parabéns.

  116. Cleber disse:

    Idade deve ser prioridade, independente de profissão!

  117. Josafa Gabriel da Rocha disse:

    apenas professores que trabalham em clinicas de recuperação ou fisioterapia devem ser vacinados.
    injusto vacinar professor e deixar de vacinar idosos.

  118. Wander disse:

    Grato pelas valiosas informações.

  119. Valdenira da Silva Melo disse:

    Obrigada pelas informações. O material está muito bom.

  120. Sandra disse:

    Simplesmente ridículo professor de academia ser considerado como prioritário, e os professores de escolas não são?

    1. Impulsiona disse:

      Olá, Sandra. O professor de academia não faz parte do grupo prioritário.

    2. Daniel disse:

      Isso não foi dito

    3. Douglas Costa disse:

      O texto está bem redigido e com clareza de informações cada município está agindo de acordo com sua secretaria de Saúde. O que precisamos ter ciência é que aqui não são os profissionais de academia que estão cobertos por está etapa da vacinação e sim aqueles que atuam diretamente na saúde( hospitais e clínicas de reabilitação), teoricamente se não há aulas, qual a necessidade de vacinar?
      Se pensarmos por grau de exposições, o ministério está errando e muito não vacinando auxiliar de serviços gerais e recepcionistas de PS/Hospitais, caixas de supermercado, motoristas de ônibus entre tantas outras profissões. A verdade é que mais uma vez a ação está sendo mal organizada e gerida e a população só está olhando para o próprio umbigo.