Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Poucos símbolos representam tanto o Brasil quanto a capoeira. Essa mistura de dança, luta, artes marciais e música carrega a cultura do nosso país para o mundo todo. Sendo assim, é importante que os professores de Educação Física incluam essa atividade no planejamento das aulas. Destacamos abaixo alguns aspectos básicos da capoeira. Para saber mais, clique aqui e baixe gratuitamente a nossa aula digital.
Nem todo mundo sabe que a capoeira nasceu durante a época da escravidão no Brasil. Pesquisas indicam que entre 3 e 5 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar à força, principalmente na agricultura, mineração ou com serviços domésticos. A capoeira era, nessa época, uma forma de luta e resistência dos escravos. Estes, proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos senhores de engenho, “disfarçavam” os movimentos de combate com música e dança, criando assim a capoeira.
Por ser uma expressão cultural transmitida de forma oral por muitas gerações, não se sabe ao certo a origem do termo capoeira. Duas explicações são consideradas as mais prováveis.
A primeira remete ao idioma tupi. “Ka’a” significa mata e puêra significa o que foi. Os escravos que escapavam das propriedades rurais muitas vezes se escondiam em áreas de mata rasteira, de agricultura índigena.
A segunda explicação vem de um cesto chamado de capoeira no qual os escravos transportavam mercadorias para os centros comerciais da época. Alguns historiadores acreditam que, neste trajeto, os escravos praticavam a mistura de dança e luta, que terminou apelidada com o nome do cesto.
Em 11 de outubro de 1890, já após a Proclamação da República, decreta-se proibida a capoeira, sob pena de prisão de dois a seis meses para os praticantes, e o dobro para os líderes da atividade. Caso o capoeirista fosse estrangeiro, seria deportado depois de cumprida a pena. Os chamados “capoeiras” eram considerados marginais.
Apenas em 1935 a capoeira sai da ilegalidade, sendo considerada posteriormente parte da Educação Física e em seguida modalidade desportiva. Em 2014, a UNESCO reconheceu a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Qualquer pessoa que já tenha assistido a uma roda de capoeira sabe a importância e a força que a música possui. Normalmente, vem acompanhada de cantos (solos ou em coro), palmas e instrumentos. Os principais são o berimbau, pandeiros e atabaque. Veja aqui como construir um berimbau com material reciclado. É este instrumento que comanda o ritmo e o tipo de capoeira que será jogado.
A música pode ser composta por pequenas estrofes e refrões rápidos, ou ter longas narrativas lentas, conhecidas como ladainha. A temática é muito variada, e pode contar histórias de capoeiristas famosos, hábitos de antigos escravos, cotidiano de pessoas humildes no Brasil… Veja abaixo um exemplo com a letra da música.
Apesar de existirem muitos estilos de capoeira, são dois os mais conhecidos:
Capoeira Angola: estudos indicam que o nome vem do porto de Angola, principal ponto de embarque dos escravos africanos. Para os portugueses, todos os escravos trazidos da África eram chamados de angolanos. É uma estilo mais lento, com movimentos praticados perto do solo, muito sutis. O mestre mais famoso da capoeira angola é Pastinha, que em 1941 fundou o Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Largo do Pelourinho, em Salvador.
Capoeira Regional: este estilo foi criado pelo Mestre Bimba, originalmente com o nome “luta regional baiana”. A capoeira regional tem fortes elementos de artes marciais nos seus movimentos. É um jogo mais rápido, cheio de fundamentos próprios e ordens de aprendizado, a famosa “sequência de ensino”.
Veja um exemplo de sequência e uma imagem de Mestre Bimba abaixo.
Existem muitas formas de ensinar a capoeira na aula de Educação Física. Em comum entre todas, está a importância de falar da história e cultura por trás deste esporte, além de garantir que os alunos façam os movimentos de forma segura.
O Impulsiona preparou um passo a passo com fotos e vídeos para ajudar os professores a introduzirem a capoeira no planejamento de aulas. No material, você também vai descobrir como construir um berimbau com materiais reciclados. Para fazer o download gratuito deste PDF, clique aqui.
achei muito interessante, por que tem algumas pessoas que acha que capoeira é só uma dança com luta, mais não, é totalmente diferente.
eu achei muito interessante, por que tem varias pessoas que acha que a capoeira é só uma dança com luta, mais e totalmente ao contrario,por que tem pessoas que vive disso, e muito legal.
Achei incrível! Este texto me ajudou com o assunto da capoeira! (>3<)
Esse texto me ajudou muito! Achei top!
Isso foi d+ e me ajudou muito no trabalho de educação física parecia que eu tava navegando na capoeira
Muito bom… Essa é a nossa luta
Tenho adotado para meu próprio treino, uma capoeira adaptada que condiste em fazer poucas e lentas sequências longas ao invés de muitas repetições de sequências curtas e rápidas. Parece que está funcionando bem para meus 75 anos. Acalento a ingenuidade de que estou “criando” uma metodologia nova para ensino-aprendizagem da capoeira.
Assunto muito interessante e importante nos dias de hoje
Show muito importante pra nossa geração!
Nossa história !Nossa identidade ! Foram tantas lutas para capoeira se liberta e mesmo assim ainda não é valorizada no Brasil ,tem mais valor fora .
Show eu tambem faço um trabalho com capoeira na escola
excepcional e empolgante a historia dessa maravilhosa arte marcial, que proporciona elementos de movimentação corporal fundamentais para um estilo de vida saldável aos seus praticantes.
Muito importante, e um assunto que sempre tem que está em evidência parabéns
Muito legal e bom!
Muito bom si tava falando a capoeira parabéns pelo olhar pra esse cultura.
Eu treino capoeira a muitos anos e uma modalidade esportiva que abrange tudos no contexto flexibilidade, agilidade, coordenação motora, força e outros
A importância da capoeira na vida
PARABENS A TODOS OS PARTICIPANTES SOBRE ESSE ESTUDO SOBRE A CAPOEIRA.
parabens a todos pelo belo estudo sobre a capoeira.
Parabéns..e obrigado
Sou novato na arte mas apaixonado pela capoeira
No ano passado comecei a pesquisar sobre a capoeira e introduzi nas aulas de educação física com os segundos e terceiros anos do ciclo I. Este ano quero aprofundar um pouco mais, com o intuito de ampliar o conhecimento.
Amei apesar de eu praticar eu amo o assunto
Muito bom sou do do 7 ano eu fiquei como assunto da capoeira amo muito sobre o assunto de escravizados,negro antigamente tenho vários livros falando sobre,isso me ajudou muito pois estava precisando de um texto falando sobre o assunto e isso tem detalhe por detalhe amei o texto
Muito bom me ajudou muito
Muito bom
Há relatos de que o Presidente da República Getúlio Vargas fez uma visita à Bahia e Mestre Bimba fez uma apresentação de Capoeira para ele, que, entusiasmado permitiu a liberação.
E além disso consagrou a capoeira como o primeiro esporte genuinamente brasileiro.
Parabéns show.
Gostei muito pq eu tava fazendo trabalho encontrei de forma resumida
Maravilhoso
Muito boa matéria
Gostei bastante da matéria
Parabéns pelo texto
Excelente material.
Obrigada me ajudou muitooooooo
Nunca pratiquei de maneira sistemática, mas assisti a muitas rodas de capoeira. Gosto e admiro muito a atividade por sua história e seus fundamentos. Como conteúdo escolar enriquece a formação do estudante.
Amei bem resumido encontrei o que eu queria super adorei
Capoira é vida e eu vou viver com ela nessa vida.
e muito bm este texto tenho uma atividade ouum trabalho de escola pra fazer e achei otimo este texto obrigado parabens pra quem conseguiu fazer
Gostei muito. Tenho experiência em Associação de Capoeira
Adorei a matéria da melhor arte brasileira.
CAPOEIRA
ola, muito bom o conteudo. 🙂
Medicação física saúde capoeira arte cultura popular música
A Capoeira é atualmente uma das práticas esportivas muito importantes, os praticantes geralmente adquirem muita resistência, coordenação e força…
Parabéns, tema muito importante na nossa cultura brasileira e que vem crescendo muito com misturas e etnias. Gostei de ter pesquisado a origem e as diversidades da capoeira..
Muito bom … Sempre bom aprofundar na história da nossa capoeira !!
Muito obrigada pela ajuda
Muito bom esse conteudo
O CECA mestre mestre Pastinha existe até hoje, sou capoeirista e fui membro desse grupo de capoeira e inclusive dei aula por essa escola no Brasil e fora dele. Meste Pastinha deixou o CECA aos cuidados de um de seus discípulos, chamado João Pequeno de PASTINHA (por ser seu discípulo) que continuou o trabalho de seu mestre e inclusive é o mestre do meu primeiro mestre de capoeira. Mestre João Pequeno faleceu em 2011, com 94 anos de idade, dava aula de capoeira ainda e era o capoeirista mais velho em atividade no mundo. Por favor, corrija essa informação no… Read more »
A Capoeira é história, e é fundamental a pratica, faz bem pro corpo e pra mente..
A capoeira é História, e é fundamental a pratica, faz bem para o corpo e pra mente.