Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A Educação Infantil é o primeiro contato da criança fora do ambiente familiar. Esta primeira etapa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para potencializar a evolução das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, as aulas de Educação Física no ensino infantil são de extrema importância e proporcionam hábitos de vida saudável e qualidade de vida futura.
Nesta fase, a criança amplia a percepção do universo que a cerca e a Educação Física ajuda a promover uma grande diversidade de experiências – descobrir o próprio corpo e seus limites, se relacionar com o outro, se expressar emocionalmente e ativar a criatividade são alguns exemplos.
Para trabalhar o desenvolvimento global das crianças durante as aulas de Educação Física separamos três propostas de atividades que fortalecem a aprendizagem, a memória e o raciocínio, incentivam as interações sociais e a formação da personalidade. Além disso, elas exercitam as habilidades motoras e a capacidade sensorial.
Nos últimos anos, vem crescendo a percepção da importância das atividades recreativas e da Educação Física escolar em todos os momentos do Ensino Fundamental. Uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras.
Através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, as crianças se relacionam com si mesmas, com o espaço e o tempo. Ao utilizar jogos e brincadeiras tradicionais, o professor pode ensinar noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e apresentar normas de jogos pré-desportivos.
O Impulsiona oferece gratuitamente o conteúdo JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, que propõe atividades para introduzir esportes e trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. O material atende à unidade temática Brincadeiras e Jogos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajuda o professor a entender mais sobre o assunto.
Um dos temas mais discutidos na Educação Física no Ensino Infantil é o incentivo à competição nas aulas. Por isso, ao trabalhar com jogos, muitos educadores podem ter dúvidas sobre qual tipo escolher. Enquanto os competitivos ajudam a criança a lidar com vitórias e derrotas, os cooperativos estimulam a parceria e o respeito às diferenças.
Preparamos o material JOGOS COMPETITIVOS X JOGOS COOPERATIVOS para apresentar as vantagens e desvantagens de cada modalidade e qual o momento ideal de utilizar cada um, incluindo sugestões de jogos para todas as idades.
Muitas vezes ignorado, o aquecimento é uma atividade importante que prepara corpo e mente para o esporte. Ele pode ser trabalhado desde a Educação Infantil e garante concentração e entusiasmo para os exercícios a seguir.
Antes de começar a atividade física, o corpo está em estado de repouso e não está pronto para esforços intensos e cargas pesadas. A falta de aquecimento pode provocar lesões leves a graves. Respeitando os limites de cada um, o aquecimento provoca aceleração dos batimentos cardíacos e da circulação, aumento da capacidade respiratória, aceleração do metabolismo, entre outras reações benéficas ao organismo.
Para auxiliar o professor de Educação Física, o Impulsiona oferece a aula AQUECENDO PARA NÃO ENTRAR NUMA FRIA. Você vai aprender o que é aquecimento e seus principais objetivos, conhecer seus diferentes tipos e entender a diferença entre esta atividade e o alongamento. Além disso, o material apresenta alguns jogos e brincadeiras que funcionam como aquecimento e ainda divertem.
Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não nomear a Educação Física para o Ensino Infantil, ela determina diversos aprendizados motores importantes para crianças pequenas. Clique no botão abaixo para se inscrever no curso gratuito da BNCC na Educação Física.
Muito bom
Adorei o conteúdo.
Excelente, naturalmente (BNCC) é praticamente indispensável nessa idade para todas as crianças!
Ótimos conteúdos estão de parabéns!!!
Podia ter mais tópicos para auxilio nas aulas de educação infantil na creche, é muito dificil de encontrar conteúdos e orientações claras sobre o tema.
Mas o site é maravilhoso! Muito prestativo, acesso sempre.
Vocês são feras!! Obrigada pelos conteúdos de extrema qualidade.
Adorei o conteúdo. Vou começar meu primeiro ano como professora de Educação Física infantil. Gostaria de ter acesso a materias.
É de suma importância o ensino da Educação física no ensino infantil, certamente não haveria tantos problemas hj, devido ao sedentarismo ou outros hábitos errados, se hovesse sido educados/ensinados sobre a importância da atividade física desde os primeiros anos de vida.
Como podemos revolucinar a aula da educação fisica?
Gente, qual o nome do autor da publi, por favor?
Pamella, se for para fazer citação, o modelo é esse:
TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.
EXEMPLO:
TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml
A cada ano que se passa fica mais notável a importância da Educação Física para os anos iniciais, principalmente quando falamos de expressão corporal.
Educação Infantil*
A Educação física na educação infantil é importantíssima.