Cobertura

Veja como ensinar tênis na escola e aprenda a fazer principais os equipamentos

Essa modalidade contribui para o desenvolvimento social e motor das crianças, e pode ser uma ótima alternativa para diversificar as aulas

Com origens europeias, o tênis é um esporte que pode ser jogado em dupla ou individualmente. Essa modalidade contribui para o desenvolvimento social e motor das crianças, e pode ser uma ótima alternativa para diversificar as aulas de educação física na escola. O tênis exige concentração e atenção, e por isso tem reflexos direto nas atividades teóricas de outras disciplinas. Veja como ensinar tênis na escola!

Com objetivo de estimular a prática de novos esportes nas aulas de educação física e ainda o desenvolvimento integral dos alunos, nosso curso Impulsiona Esporte Tênis traz a história, as regras e ainda opções de brincadeiras para introduzir essa modalidade nas aulas com crianças de diferentes faixas etárias.

como-ensinar-tênis-na-escola-curso

O primeiro passo é montar o local de jogo e os equipamentos. O tênis é jogado em uma quadra, dividida ao meio por uma rede, e os atletas usam uma raquete e uma bolinha. Nem sempre o espaço da escola será exato para a prática desse esporte, e nem sempre teremos acesso ao material oficial, mas as alternativas são inúmeras.

REDE

A rede pode ser substituída por qualquer tipo de obstáculo: elásticos, fitas zebradas e retalhos de tecidos na altura de 80cm. É possível também adquirir mini redes de tênis, que possuam preços mais acessíveis, em lojas especializadas.

QUADRA

Como será praticado por crianças, a quadra não precisa ter a medida oficial e pode ser menor. Para crianças mais novas, as áreas de jogo podem ter de 8 a 12 metros, e com jovens e adolescentes podemos usar as medidas de uma quadra de vôlei: 18m. É importante ressaltar que qualquer quadra poliesportiva pode ser dividia em pequenas quadras para que toda turma participe da atividade, e o professor otimize o espaço.

BOLINHA

Para as crianças que estão tendo o primeiro contato com o esporte deve-se usar bolinhas 75% mais leves e mais lentas que as oficiais. Portanto, as bolinhas podem ser substituídas pelas feitas com papel machê, bexiga, isopor ou jornal. Ou então, use aquelas de piscinas de bolinhas que são bem mais baratas e podem ser encontradas a preços acessíveis em mercados populares.

RAQUETE

A raquete, um dos equipamentos principais para o tênis, também pode ser montada de forma alternativa e com custos bastante reduzidos. Ela pode ser substituída por uma feita com um cabide de alumínio coberta por uma meia fina ou construir uma raquete com papelão. Quer aprender o passo a passo e fazer vocês mesmo na sua escola? Inscreva-se no nosso curso gratuito Impulsiona Esporte Tênis!

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *