Histórias Inspiradoras

Veja como ensinar tênis na escola e aprenda a fazer principais os equipamentos

Essa modalidade contribui para o desenvolvimento social e motor das crianças, e pode ser uma ótima alternativa para diversificar as aulas

Com origens europeias, o tênis é um esporte que pode ser jogado em dupla ou individualmente. Essa modalidade contribui para o desenvolvimento social e motor das crianças, e pode ser uma ótima alternativa para diversificar as aulas de educação física na escola. O tênis exige concentração e atenção, e por isso tem reflexos direto nas atividades teóricas de outras disciplinas. Veja como ensinar tênis na escola!

Com objetivo de estimular a prática de novos esportes nas aulas de educação física e ainda o desenvolvimento integral dos alunos, nosso curso Impulsiona Esporte Tênis traz a história, as regras e ainda opções de brincadeiras para introduzir essa modalidade nas aulas com crianças de diferentes faixas etárias.

como-ensinar-tênis-na-escola-curso

O primeiro passo é montar o local de jogo e os equipamentos. O tênis é jogado em uma quadra, dividida ao meio por uma rede, e os atletas usam uma raquete e uma bolinha. Nem sempre o espaço da escola será exato para a prática desse esporte, e nem sempre teremos acesso ao material oficial, mas as alternativas são inúmeras.

REDE

A rede pode ser substituída por qualquer tipo de obstáculo: elásticos, fitas zebradas e retalhos de tecidos na altura de 80cm. É possível também adquirir mini redes de tênis, que possuam preços mais acessíveis, em lojas especializadas.

QUADRA

Como será praticado por crianças, a quadra não precisa ter a medida oficial e pode ser menor. Para crianças mais novas, as áreas de jogo podem ter de 8 a 12 metros, e com jovens e adolescentes podemos usar as medidas de uma quadra de vôlei: 18m. É importante ressaltar que qualquer quadra poliesportiva pode ser dividia em pequenas quadras para que toda turma participe da atividade, e o professor otimize o espaço.

BOLINHA

Para as crianças que estão tendo o primeiro contato com o esporte deve-se usar bolinhas 75% mais leves e mais lentas que as oficiais. Portanto, as bolinhas podem ser substituídas pelas feitas com papel machê, bexiga, isopor ou jornal. Ou então, use aquelas de piscinas de bolinhas que são bem mais baratas e podem ser encontradas a preços acessíveis em mercados populares.

RAQUETE

A raquete, um dos equipamentos principais para o tênis, também pode ser montada de forma alternativa e com custos bastante reduzidos. Ela pode ser substituída por uma feita com um cabide de alumínio coberta por uma meia fina ou construir uma raquete com papelão. Quer aprender o passo a passo e fazer vocês mesmo na sua escola? Inscreva-se no nosso curso gratuito Impulsiona Esporte Tênis!

6
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
5 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Mario Georgetti
Visitante
Mario Georgetti

Estou viabilizando um Projeto Tênis na Escola há 12 Anos.
A idéia de oferecer um espoete diferente motivou muito as crianças e ainda melhoraram realmente a concentração e por conseguinte o desempenho escolar.

Impulsiona
Admin
Impulsiona

Grande Mario! Parabéns pelo trabalho, tomara que cada vez mais professores busquem essa diversidade de esportes!

Mario Georgetti
Visitante
Mario Georgetti

Acredito que existe um campo enorme para a introdução de esportes de raquete nas Escolas públicas. Os Cursos de Capacitação da CBT pode ajudar na Formação dos Professores que sentirem necessidade desta formação.
Mario Georgetti
Projeto Tênis na Escola do Terra Santa
Petrópolis – RJ

Mario Georgetti
Visitante
Mario Georgetti

Boa tarde.
Prezado responsável,
Como faço para ne inscrever no Curso Impulsiona Eslorte Tênis.
Mario Georgetti
24 99965-5853

Rafaely
Visitante
Rafaely

Ola Mario. Estou justamente tentando fazer isso na escola que trabalho. É um pouco dificil pois grande parte dos alunos nao querem mesmo fazer exercício físico algum. Mas tem muito aluno bom que se interessa pelo esporte.

Mario Georgetti
Visitante
Mario Georgetti

Olá Rafaely.
No inicio parece dificil, mas quando começa a acontecer existe um envolvinento e a alegria de praticar esporte e o bem estar conseguido após a atividade irá alinentar a motivação das crianças e adolescentes.
Podemos trocar experiências.
Mario Georgetti de Petrópolis
Projeto Tênis na Escola do Terra Santa