Histórias Inspiradoras

Tiro com arco na Educação Física: aventura e criatividade toma conta das escolas municipais de Jarinu (SP)

Professor cria "gambiarra pedagógica" para levar o tiro com arco para as escolas em uma parceria entre Educação Física, Matemática e História

O tiro com arco é um esporte muito famoso nas telas de cinema. Ele faz parte de filmes como Robin Hood, Senhor dos Anéis e Jogos Vorazes, mas também pode estar presente na escola.

O professor Luiz Gustavo Galle, da Secretaria Municipal de Educação de Jarinu (SP), mostrou que é possível levar a aventura do tiro com arco para as aulas de Educação Física, em uma abordagem integrada com as disciplinas Matemática e História.

Tudo começou quando Luiz conheceu o “Faça Você Mesmo”, uma série do Impulsiona para ajudar os professores a levarem diferentes esportes para as aulas. São vídeos com dicas para construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo, manuais de construção e conteúdos que ajudam a apresentar os esportes aos alunos.

Em seguida, ele viu a professora Sara dos Santos, da equipe de Educação Física Escolar de Jarinu (SP), postando sobre uma vivência de tiro com arco na escola com uma típica “gambiarra pedagógica” e decidiu proporcionar essa experiência aos alunos de forma acessível e segura.

Alunos praticando o tiro com arco na Escola Municipal Rodolpho Soranz na aula de Educação Física da professora Sara dos Santos em Jarinu (SP) Foto: arquivo pessoal da professora

De gambiarras a flechas voando

Inspirado no vídeo da série “Faça Você Mesmo”, Luiz Gustavo construiu o próprio equipamento com materiais acessíveis e seguros. Para o arco ele usou um cano de PVC e um suporte de prateleira para simular a janela de apoio da flecha, que foi feita com uma vareta de pipa. Já para os alvos, o professor usou placas de isopor de 20 milímetros coladas em um pedaço de papelão e finalizou com a impressão de um alvo.

Tiro com arco na prática!

Equipamentos prontos, chegou a hora de praticar! O professor Luiz Gustavo percebeu a semelhança de alguns movimentos do tiro com arco com as técnicas de yoga aplicadas pela professora Nina Tassi no ensino integral das escolas de Jarinu (SP). Elementos de yoga, como a técnica respiratória e as poses de guerreiro, foram incorporados para aprimorar a concentração dos alunos e sua postura ao disparar as flechas.

O sucesso foi tão grande que o professor Luiz Gustavo, em parceria com o professor coordenador de Educação Física, Denis Valério, percorreram escolas do município de Jarinu ensinando o novo esporte. Os alunos do 4º e 5º ano da  Escola Municipal Juvenal de Souza foram os primeiros a experimentar a modalidade com o apoio da professora polivalente Suzana Santos:

Educação Física, História e Matemática: uma parceria única

O contato com o tiro com arco não se limitou à Educação Física. Professores de diferentes disciplinas se uniram para enriquecer a experiência dos alunos. Nas aulas de História as crianças fizeram uma viagem no tempo para conhecer a arte da pintura rupestre, unindo linguagens e tecnologias de diferentes épocas. Já a Matemática entrou em cena com gráficos e tabelas que foram usados para registrar e medir a pontuação no jogo de tiro com arco. Confira o resultado no vídeo abaixo:

No alvo!

O tiro com arco foi sucesso não só entre os alunos, mas também para os professores, que se surpreenderam com a capacidade da atividade de envolver as crianças e integrar as disciplinas. “Foi possível identificar o potencial de desenvolver algumas competências socioemocionais principalmente a autogestão, resiliência emocional e abertura para o novo.”, contou Luiz Gustavo.

Faça Você Mesmo: tiro com arco!

Na série “Faça você mesmo!”, o professor de Educação Física Luiz Junior apresenta dicas para construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo.

Na seção do tiro com arco, ele ensina a construir arcos com bambolês, para os alunos menores, e com tubos de PVC, para os alunos maiores. Você também pode baixar um manual com o passo a passo da construção e uma aula digital para levar o tiro com arco para a Educação Física. Acesse!

E aí, o que achou dessa ideia de aula? Deixe nos comentários!

8
Deixe um comentário

avatar
8 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
LUZINETE DA SILVA NONATO
Visitante
LUZINETE DA SILVA NONATO

Ao professor Luiz, parabéns pelo excelente trabalho !

Jessé
Visitante
Jessé

sensaional!!!!! parabens professor. fiz uma aula diferenciada com os alunos essa semana passada e foi um sucesso.

AGLELCIANE DE SOUZA DANTAS
Visitante
AGLELCIANE DE SOUZA DANTAS

Trabalho perfeito!Parabéns professor Luiz.

Flávia
Visitante
Flávia

Depois dizem que não fazemos nada . Parabéns

Lucas
Visitante
Lucas

Parabéns Pela Iniciativa, Parabéns ao professor e a prefeitura. Muito Bom!

Vera lucia
Visitante
Vera lucia

O Brasil está precisando de professores como esse, que ensentiva as crianças aprender brincando . Parabéns belo trabalho.

Valdirene Ap Foratto
Visitante
Valdirene Ap Foratto

Fantástica iniciativa do professor Luiz, que conseguiu junto com o coordenador Denis, envolver toda equipe docente e discente, contemplando diversos aprendizados, de forma lúdica e comprometida com o espaço escolar e suas especificidades.
Parabéns a todos!!!

Valdemar
Visitante
Valdemar

Muito bom…
Excelente ideia .