Histórias Inspiradoras

Tiro com arco na Educação Física: aventura e criatividade toma conta das escolas municipais de Jarinu (SP)

Professor cria "gambiarra pedagógica" para levar o tiro com arco para as escolas em uma parceria entre Educação Física, Matemática e História

Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/

O tiro com arco é um esporte muito famoso nas telas de cinema. Ele faz parte de filmes como Robin Hood, Senhor dos Anéis e Jogos Vorazes, mas também pode estar presente na escola.

O professor Luiz Gustavo Galle, da Secretaria Municipal de Educação de Jarinu (SP), mostrou que é possível levar a aventura do tiro com arco para as aulas de Educação Física, em uma abordagem integrada com as disciplinas Matemática e História.

Tudo começou quando Luiz conheceu o “Faça Você Mesmo”, uma série do Impulsiona para ajudar os professores a levarem diferentes esportes para as aulas. São vídeos com dicas para construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo, manuais de construção e conteúdos que ajudam a apresentar os esportes aos alunos.

Em seguida, ele viu a professora Sara dos Santos, da equipe de Educação Física Escolar de Jarinu (SP), postando sobre uma vivência de tiro com arco na escola com uma típica “gambiarra pedagógica” e decidiu proporcionar essa experiência aos alunos de forma acessível e segura.

Alunos praticando o tiro com arco na Escola Municipal Rodolpho Soranz na aula de Educação Física da professora Sara dos Santos em Jarinu (SP) Foto: arquivo pessoal da professora

De gambiarras a flechas voando

Inspirado no vídeo da série “Faça Você Mesmo”, Luiz Gustavo construiu o próprio equipamento com materiais acessíveis e seguros. Para o arco ele usou um cano de PVC e um suporte de prateleira para simular a janela de apoio da flecha, que foi feita com uma vareta de pipa. Já para os alvos, o professor usou placas de isopor de 20 milímetros coladas em um pedaço de papelão e finalizou com a impressão de um alvo.

Tiro com arco na prática!

Equipamentos prontos, chegou a hora de praticar! O professor Luiz Gustavo percebeu a semelhança de alguns movimentos do tiro com arco com as técnicas de yoga aplicadas pela professora Nina Tassi no ensino integral das escolas de Jarinu (SP). Elementos de yoga, como a técnica respiratória e as poses de guerreiro, foram incorporados para aprimorar a concentração dos alunos e sua postura ao disparar as flechas.

O sucesso foi tão grande que o professor Luiz Gustavo, em parceria com o professor coordenador de Educação Física, Denis Valério, percorreram escolas do município de Jarinu ensinando o novo esporte. Os alunos do 4º e 5º ano da  Escola Municipal Juvenal de Souza foram os primeiros a experimentar a modalidade com o apoio da professora polivalente Suzana Santos:

Educação Física, História e Matemática: uma parceria única

O contato com o tiro com arco não se limitou à Educação Física. Professores de diferentes disciplinas se uniram para enriquecer a experiência dos alunos. Nas aulas de História as crianças fizeram uma viagem no tempo para conhecer a arte da pintura rupestre, unindo linguagens e tecnologias de diferentes épocas. Já a Matemática entrou em cena com gráficos e tabelas que foram usados para registrar e medir a pontuação no jogo de tiro com arco. Confira o resultado no vídeo abaixo:

No alvo!

O tiro com arco foi sucesso não só entre os alunos, mas também para os professores, que se surpreenderam com a capacidade da atividade de envolver as crianças e integrar as disciplinas. “Foi possível identificar o potencial de desenvolver algumas competências socioemocionais principalmente a autogestão, resiliência emocional e abertura para o novo.”, contou Luiz Gustavo.

Faça Você Mesmo: tiro com arco!

Na série “Faça você mesmo!”, o professor de Educação Física Luiz Junior apresenta dicas para construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo.

Na seção do tiro com arco, ele ensina a construir arcos com bambolês, para os alunos menores, e com tubos de PVC, para os alunos maiores. Você também pode baixar um manual com o passo a passo da construção e uma aula digital para levar o tiro com arco para a Educação Física. Acesse!

E aí, o que achou dessa ideia de aula? Deixe nos comentários!

9
Deixe um comentário

avatar
9 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Igor Alecsander Almeida Ferreira
Membro
Igor Alecsander Almeida Ferreira

Eu ainda acho perigoso deixar nas flechas sem uma proteção na ponta. Eu recomendaria colocar espumas.

LUZINETE DA SILVA NONATO
Visitante
LUZINETE DA SILVA NONATO

Ao professor Luiz, parabéns pelo excelente trabalho !

Jessé
Visitante
Jessé

sensaional!!!!! parabens professor. fiz uma aula diferenciada com os alunos essa semana passada e foi um sucesso.

AGLELCIANE DE SOUZA DANTAS
Visitante
AGLELCIANE DE SOUZA DANTAS

Trabalho perfeito!Parabéns professor Luiz.

Flávia
Visitante
Flávia

Depois dizem que não fazemos nada . Parabéns

Lucas
Visitante
Lucas

Parabéns Pela Iniciativa, Parabéns ao professor e a prefeitura. Muito Bom!

Vera lucia
Visitante
Vera lucia

O Brasil está precisando de professores como esse, que ensentiva as crianças aprender brincando . Parabéns belo trabalho.

Valdirene Ap Foratto
Visitante
Valdirene Ap Foratto

Fantástica iniciativa do professor Luiz, que conseguiu junto com o coordenador Denis, envolver toda equipe docente e discente, contemplando diversos aprendizados, de forma lúdica e comprometida com o espaço escolar e suas especificidades.
Parabéns a todos!!!

Valdemar
Visitante
Valdemar

Muito bom…
Excelente ideia .