Histórias Inspiradoras

Projeto realizado em penitenciária é ganhador do Prêmio Professores do Brasil

Preciosas foi o projeto idealizado por Shirlei dos Santos, que teve como objetivo resgatar o bem-estar de alunas na área feminina da instituição

Boa Vista, em Roraima, foi o palco do projeto de Shirlei dos Santos Catao, uma das vencedores do Prêmio Professores do Brasil em 2017. Numa escola localizada dentro de uma penitenciária, o projeto Preciosas, idealizado pela professora, resgatou por meio dos estudos e das atividades físicas, culturais e artísticas, o bem-estar e o equilíbrio do corpo, alma e mente, a autoestima e a cidadania das alunas da área feminina da instituição.

“Eu percebi que as aulas eram mais teóricas. E isso as deixava muito ansiosas, pois elas não tinham afazeres diários, resultando em baixa autoestima, desinteresse na escola e etc. Aí eu resolvi fazer atividades que ocupassem o corpo, a mente e a alma, então comecei a inserir no ambiente essas atividades para elevar o grau de crescimento intelectual e a autoestima delas, para se sentirem valorizadas”, explicou Shirlei.

E mesmo com todas as dificuldades encontradas, principalmente por causa da situação das alunas, houve a oportunidade adequada para que acontecesse o desenvolvimento educacional e social de cada uma. “O papel principal de todo o projeto foi proporcionar uma educação que transformasse a vida das alunas, trazer elas de volta, com dignidade”, comentou a professora.

Preciosas começou em 2017 e será finalizado em dezembro do mesmo ano. Mesmo sendo aplicado a apenas uma turma da escola, há a possibilidade de expansão para outras turmas, pois os ganhos do projeto ajudam até mesmo o comportamento dentro da penitenciaria. “Os agentes relataram que as alunas estão mais disciplinadas e envolvidas com a comunidade que existe ali, elas estão progredindo”, concluiu a educadora.

O curso Impulsionador Estratégico, do Impulsiona tem o objetivo de formar coordenadores pedagógicos que possam ser impulsionadores dentro das escolas, assim como foi a educadora Shirlei. Quer saber mais? Clique aqui, faça seu login ou cadastro e tenha acesso ao material completo.

Shirlei é ganhadora da categoria Esporte como estratégia de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC com o apoio do Impulsiona Educação Esportiva.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação