Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Os Jogos Paralímpicos estão chegando e a professora Fernanda Lira encontrou uma forma lúdica e criativa de levar o evento para a EEEF Manoel Mendes, localizada em Nazarezinho (PB). Ela criou um quiz e um álbum de figurinhas para apresentar os esportes Paralímpicos aos alunos do 7º ano.
Além de conhecer a história e regras de cada modalidade, as crianças conversaram sobre como incluir pessoas com deficiência. Uma aula de respeito e empatia! Veja o passo a passo:
Fernanda começou introduzindo o tema na escola através de uma roda de conversa, questionando a turma se qualquer pessoa poderia praticar esportes. Após um longo debate sobre o tema, ela apresentou o exemplo da velocista Ádria Santos, a maior medalhista Paralímpica brasileira, com 13 medalhas conquistadas entre 1988 e 2008. “Os alunos ficaram encantados com o tema e quiseram conhecer mais atletas”, contou a professora. A partir disso, ela falou sobre a história dos Jogos Paralímpicos, os símbolos, os valores, os tipos de deficiência e quais esportes podem ser praticados.
Como forma de revisar o conteúdo, a professora criou um quiz, que foi projetado na televisão para todos acompanharem, e dividiu os alunos em duas equipes. Cada equipe escolhia um número, que podia resultar em uma roleta ou em uma pergunta para responder, acumulando ou perdendo pontos no jogo. Clique AQUI para baixar o quiz!
A professora montou a estrutura do álbum em um aplicativo de edição. Para as figurinhas, ela selecionou ilustrações da Phryge, mascote de Paris 2024, praticando as modalidades Paralímpicas. Além dos esporte, Fernanda também incluiu figurinhas de símbolos importantes da cidade-sede dos Jogos como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame.
Em seguida, a professora imprimiu o álbum em folhas ofício A4 e as figurinhas em papel adesivo. Para ajudar os professores do Impulsiona, a Fernanda gentilmente disponibilizou o PDF do álbum. Clique AQUI para baixar!
Para deixar a atividade com mais emoção e movimento, a professora escondeu as figurinhas pela escola e dividiu a turma em dois grupos. Os alunos deveriam encontrar as figurinhas para completar o álbum e quando encontrassem desenhos repetidos, devolveriam no respectivo lugar onde encontraram.
Ao final da caça ao tesouro, a turma se reuniu para folhear o álbum completo e conhecer a história e regras das modalidades Paralímpicas que tinham encontrado.
O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência tem muito a contribuir no incentivo à inclusão e respeito entre os alunos. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns materiais, cursos e aulas gratuitos para te ajudar nessa. Acesse!
Deixe um comentário