Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Uma dose de ginástica, um pouco de dança, uma pitada de música e voilá: nasce um projeto incrível na EMEF Erna Wurth, em Canoas (RS). Criado pela professora Andressa Marques, o “Gymnastrada” incentivou a inclusão, o trabalho em equipe e a criatividade nas turmas de 9º ano.
A inspiração foi um projeto de dança moderna realizado anteriormente na escola. Dentro dessa temática, cada professor trabalhava os conteúdos das suas disciplinas com os alunos. O resultado seria a criação de uma coreografia para a apresentação final. No entanto, a maioria dos estudantes demonstraram desinteresse nessa etapa.
Nesse momento, a professora Andressa teve a ideia de inserir na coreografia elementos da ginástica já trabalhados na Educação Física. Os alunos adoraram a sugestão e deram um show na apresentação no final de 2022.
O projeto fez tanto sucesso que em 2023, a convite do diretor da escola, o grupo se apresentou na 11ª Semana da Dança de Canoas. Para isso, a professora e os alunos trabalharam em conjunto em todas as etapas, desde a escolha do tema da dança e música até a criação e execução da coreografia no evento.
Na proposta de inserir elementos da ginástica, o grupo escolheu usar as pirâmides humanas, formações acrobáticas em que as pessoas se empilham para formar uma torre. Para garantir a segurança de todos, a consciência corporal foi essencial em todo o processo. “Foi necessário realizar um trabalho de respeito com o próprio corpo e com o corpo dos colegas”, contou a professora.
O respeito também foi essencial para incluir uma aluna com paralisia cerebral que usa cadeira de rodas, pois todos os movimentos usados na dança foram cuidadosamente pensados para contemplar a especificidade da colega.
O nome escolhido para a coreografia foi “Máscara social”. A ideia era retratar as maneiras de relacionamento das pessoas na sociedade, “algumas vezes seguindo os padrões, buscando se adaptar às imposições e em outras vezes buscando autonomia”.
Confira no vídeo abaixo o resultado:
Conheça o PDF do Impulsiona que conta a história do esporte e ensina como adaptar os elementos da Ginástica Rítmica com materiais alternativos.
Parabéns peo excelente trabalho de inclusão e integração dos conteúdos.
Esse belo trabalho tinha que partir de uma cabeça brilhante….parabéns Andressa
Que lindo!!! Parabéns!
Trabalho maravilhoso dessa profissão incrível.