Histórias Inspiradoras

Projeto de futsal feminino na escola: empoderamento e combate às discriminações

Professor aproveitou o futsal feminino na Educação Física como ferramenta para combater o racismo e a desigualdade de gênero

Hoje nós trazemos uma história inspiradora que transformou a quadra da EMEF Capistrano de Abreu, em São Paulo, em um ambiente de inclusão e empoderamento feminino. O projeto de futsal aplicado pelo professor Francisco Jose de Lima Neto, conhecido como Neto, não só quebrou barreiras de gênero, mas também abordou temas como o racismo, mostrando que a Educação Física pode ser uma ferramenta poderosa no combate ao preconceito.

Rompendo Barreiras

Quando o professor Neto ingressou na rede pública em 2006, percebeu que as meninas eram frequentemente excluídas das aulas de Educação Física pelos meninos, especialmente no futsal. A maioria delas era negra, e isso as tornava alvo de apelidos pejorativos. Neto decidiu mudar esse cenário e transformar a escola em um espaço de respeito, empatia e igualdade. “Na combinação de questões raciais e de gênero, percebi a necessidade de trabalhar no combate as discriminações nas aulas e, consequentemente, na sociedade patriarcal e racista.”

O projeto

O projeto surgiu inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, e as meninas passaram a participar das aulas de futsal, promovendo uma série de mudanças na atitude dos alunos a partir do combate às discriminações de gênero e raciais.

O professor se baseou nas diretrizes de Delia Lerner, educadora argentina renomada, para construir o projeto. Aulas que antes eram apenas técnicas e esportivas ganharam um novo significado. Foram introduzidas atividades permanentes, como rodas de conversa sobre combate às opressões, educação em direitos humanos, diversidade e autoconhecimento. Nessa ideia de estimular a participação das meninas para além da quadra, o professor Neto promoveu também uma visita das alunas ao Museu do Futebol, localizado em São Paulo.

O trabalho englobou diferentes etapas do aprendizado, desde a alfabetização até o ciclo autoral (7º a 9º ano). Através do futsal, elas tiveram acesso a uma formação integral, que ia além das disciplinas tradicionais, promovendo o desenvolvimento humano e cidadão. Apesar do objetivo principal não ser o rendimento esportivo, a equipe montada para representar a escola foi campeã regional cinco vezes de nove edições dos jogos escolares.

Temas transversais: o combate ao machismo e ao racismo

O projeto é uma ponte entre o esporte e questões sociais relevantes. Ao abordar temas como gênero e raça, o professor estimula os estudantes a refletirem sobre o papel da mulher na sociedade, a desconstrução de estereótipos e o combate ao racismo.

“É importante incentivar as meninas não só no futsal, mas em outros esportes, atividades e práticas culturais para inserção das mulheres na sociedade, pois ainda temos muita influência do machismo estrutural.”, reforçou o professor.

Um futuro promissor

Os resultados do projeto foram além do esperado. O sucesso no futsal trouxe não apenas vitórias nos jogos escolares, mas também transformações significativas na vida das alunas. Aumento do rendimento acadêmico, melhora no comportamento e desenvolvimento integral das meninas foram algumas das conquistas.

O futebol feminino está ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento, graças à luta e ao incentivo de professores como Neto. O caminho é longo, mas o trabalho para promover inclusão e equidade de gênero traz mudanças reais e impactantes que ultrapassam os muros da escola.

Fique por dentro!

Para ajudar os professores e professoras a incentivarem a participação das meninas nas aulas de Educação Física e levarem a Copa do Mundo Feminina de Futebol para as escolas, preparamos um portal com conteúdos exclusivos:

  • Curso certificado e gratuito sobre equidade de gênero no esporte com 10 planos de aula
  • Jogo de tabuleiro com perguntas, respostas e desafios sobre a Copa do Mundo Feminina

O que achou do projeto de futsal feminino? Deixe seu comentário!

10
Deixe um comentário

avatar
10 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Claudia
Visitante
Claudia

Lindo projeto, assim causa interesse

Gilberto Antônio Flores da Silva
Visitante
Gilberto Antônio Flores da Silva

Belo trabalho que chama o interesse dos alunos ,mais o lado feminino, que não gosta muito das atividades do futsal, mas vamos ofertar mais atividades da área, e a importância da modalidade.

Jose Paulo Lourenço
Visitante
Jose Paulo Lourenço

As meninas precisam obter um maior incentivo para as modalidade de futsal onde a enfaze maior é para os meninos, eu quero ver crescer este incentivo pois aprove totalmente, tenho 7 filhas e 1 filho.

Herika Holanda
Visitante
Herika Holanda

Projeto instigador e inclusivo.

Herika Holanda
Visitante
Herika Holanda

Instigador e inclusivo.

Naide
Visitante
Naide

Uma iniciativa muito boa, temos que insentivar o esporte.

Rosana A Fernandes
Visitante
Rosana A Fernandes

Este projeto de futsal feminino é muito inspirador.
Parabéns pelo trabalho professor! O incentivo ao esporte e o combate a todo tipo de preconceito é fundamental!

Severino Ramos da Silva
Visitante
Severino Ramos da Silva

Amei

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Parabéns gostei da ideia, genial para aplicar na aula de educação física.

Educado Galvino
Visitante
Educado Galvino

Mais um projeto de inclusão e de quebra de tabus, mostrando que o futebol, um esporte quase que majoritariamente masculino, também pode revelar talentos femininos contribuindo assim para a auto estima e pertencimento das mulheres. Parabéns pela iniciativa do professor e apoio da escola.