Motivação é um ingrediente essencial para promover transformação e entusiasmar os alunos nas aulas de educação física. E motivação é o que não falta para a professora Luciane Cristina Nunes. Em pouco tempo de conversa, ficou fácil sentir o prazer que ela tem ao contar como aplica e ensina novas modalidade esportivas para seus alunos da Escola Municipal Prof. Roque Ayres de Oliveira, em Iperó, interior de São Paulo.
Com muita pesquisa e uma ajudinha do Impulsiona Educação Esportiva, Luciane monta com frequência planos de aula diversificados, que promovem inclusão e deixam as aulas mais divertidas. Segundo ela, ninguém fica de fora, todos querem participar, e a professora ainda aproveita para trabalhar importantes habilidades com suas turmas.
“O esporte tem a questão dos valores. Você ensina não só respeitar as regras, mas também os adversários. Você tem a empatia, se colocar no lugar do outro, aprender a perder e a ganhar. São uma série de coisas que rolam no esporte. Não é só aprender a jogar ou saber a técnica. Tem algo mais! Tem a parte cognitiva, tem a parte de competências socioemocionais. Tem esse leque para você trabalhar. E os alunos aderem bem!”
Luciane descobriu o Impulsiona pelas redes sociais e no ano passado usou o curso de tênis para auxiliar no planejamento. Do trabalho com petecas surgiu a ideia de montar raquetes e unir as duas atividades. A empolgação dos alunos foi recompensadora, e a professora não parou por aí, continuou realizando diversos cursos e aproveitando os conteúdos pedagógicos do programa. De acordo com ela, os cursos ajudam nos planos de aula e impulsionam não só seu trabalho, como o aprendizado dos alunos, principalmente quando eles colocam a mão na massa.
“Você vê a diferença quando eles fazem o material. Parece que é mais gratificante, e o aprendizado é maior do que eu ir lá dar uma raquete ou uma bola que eles vão simplesmente usar. O Impulsiona me ajuda com esses materiais alternativos que temos que ter, e infelizmente não são todas as escolas que dispõe dos materiais que precisamos na área da Educação Física.”
Pirâmide humana baseada no curso de Ginástica Artística
Um das estratégias de Luciane para promover o esporte dentro da sua comunidade escolar é realizar atividades com professores de outras disciplinas. Ela montou um trabalho com folclore e uniu a educação física a outras matérias como artes, português e matemática. Toda a escola está se mobilizando para trabalhar o tema “Folclores Brasileiros”.
Falar sobre as competências socioemocionais é outra missão da professora. Segundo Luciane, trabalhar os valores do esporte sempre foi algo natural, mas agora ela quer que os alunos entendam o que isso significa.
“Eles vão observar determinados vídeos que abraçam o esporte e falam de determinação, disciplina, etc. Eu vou apresentar para eles e vou pedir para eles observarem se enxergam os valores que estão sendo transmitidos naquelas imagens. E também para eles analisarem no dia a dia deles, não só dentro da escola, como fora. É um trabalho que eles vão desenvolver em cima do curso que eu fiz sobre competências socioemocionais.”
Meninas na aula de Educação Física baseada no conteúdo de Luta Olímpica
Depois de ler essa história inspiradora e conhecer o trabalho da professora Luciane, que tal seguir os seus passos e também se motivar com os cursos do Impulsiona? Dê uma olhada nos nossos conteúdos e mobilize sua comunidade escolar com temas divertidos e atrativos! Assim como Luciane, faça parte do #TimeImpulsiona.
Top… Ideias inovadoras