Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
A vida de Elisangela Beira, de Matinhos (PR), tomou um rumo inesperado quando um tumor cerebral foi descoberto ainda no início da faculdade de Educação Física. Apesar dos dois meses angustiantes até o diagnóstico, ela decidiu enfrentar a doença com coragem e determinação. “Lembro como se fosse hoje. Era bem no começo do curso, entre idas e vindas do hospital, não desistir foi um grande dilema”, conta.
Foi então que o esporte entrou em cena como um verdadeiro aliado. Elisangela comprou uma bicicleta e encontrou no pedal não apenas uma atividade física, mas um incentivo para lutar pela saúde. Foram três longos anos de tratamento, mas ela seguiu firme e forte. “Na minha cabeça o câncer nunca me teve”.
Elisangela se formou na faculdade de Educação Física e continuou sua jornada em busca de conhecimento com mais de 50 cursos de aprimoramento. Ela passou no processo seletivo para lecionar em duas cidades do litoral do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
Na soma de todas as pedaladas no ano passado, ela percorreu mais de 2.000 km para ir dar aula. Eram ao todo quatro escolas distantes umas das outras, mas Elisangela seguia com sua bicicleta e muito otimismo. “No dia 10 de fevereiro, dia do meu aniversário, comecei a dar aula na Escola Estadual Aníbal Kury, o que foi um grande presente”, recorda a professora.
Sua família, especialmente seu marido e filhos, foram seu pilar durante toda essa jornada desafiadora. Além disso, ela lembra com carinho de outros personagens que fizeram a diferença em sua vida: seus professores. “Tive grandes mestres em Matinhos, uma delas foi a professora Maria de Fátima Zanicotti de Educação Física. Hoje sou professora e amo o que faço”, comenta orgulhosa.
O câncer pode ter sido uma curva inesperada em sua jornada, mas Elisangela seguiu firme rumo à superação com seus principais aliados: “O esporte e a minha família são o meu suporte, o que me movimenta e faz eu esquecer de tudo o que passei no tratamento. O estudo foi também meu alicerce, me ajudou a me reerguer”.
Relato maravilhoso e abençoado! O esporte continua sendo uma ferramenta de Deus para mudar vidas.
Parabéns professora, você é uma inspiração pra muita gente!!! Deus abençoe e proteja seu caminho sempre:)
Parabéns pela divulgação as pessoas precisam de inspiração
Parabéns sua determinação é um exemplo a ser seguido
Vc e o sinônimo de força e coragem para enfrentar o que para outros significaria o fim mas vc fez disso o início de tudo .
Fico muito feliz pela vitória e me emocionei com cada palavra sua e por contribuir com uma parcela dessa superação tão grandiosa
Obrigada por fazer parte da minha vida
Vc tem todo meu respeito pela sua grandiosidade vc e gigante
Parabéns irmã vc e uma guerreira
PARABÉNS MINHA AMIGA E COLEGA DE PROFISSÃO, SOMOS IDEALISTAS E DETERMINADOS, NADA PODE NOS DETER, VIEMOS AO MUNDO PARA TRANSFORMAR VIDAS, PARA DAR ESPERANÇA E CONFIANÇA PRINCIPALMENTE, PARA AQUELES, QUE MUITAS VEZES SÃO ESQUECIDOS TANTO POR ESSE SISTEMA INJUSTO, QUANTO PELA PRÓPRIA FAMÍLIA…SOMOS FORMADORES DE PESSOAS, CIDADÃOS, ATRAVÉS DE PEQUENOS GESTOS, PODEMOS TRANSFORMAR O MUNDO… A SUA ESTÓRIA SERVE DE EXEMPLO PARA TODAS AS PESSOAS QUE DESISTEM DE SEUS OBJETIVOS E SONHOS, LOGO QUE SURGE A PRIMEIRA DIFICULDADE…ACREDITAR SEMPRE, PERSISTIR, NÃO DESISTIR JAMAIS, TER FÉ DE QUE TUDO DARÁ CERTO…ESTE É O CAMINHO!!! PARABÉNS PELA SUA BELA ESTÓRIA DE VIDA!!!… Read more »
Parabéns mãe , eu te amo muito , você é meu orgulho !!!!