Histórias Inspiradoras

Impulsionador da Educação: conheça as dicas do professor Márcio de Andrade Batista

Professor venceu o Prêmio Jovem Cientista ao orientar projeto de sua aluna, o que o levou ao Global Teacher Prize

Impulsiona Educação Esportiva traz mais uma história inspiradora e cheia de dicas para você criar seu projeto e inscrevê-lo no Prêmio Professores do Brasil. Confira! O professor Márcio de Andrade Batista leciona há 15 anos as disciplinas de Matemática e Química. Em 2015, ele orientou o projeto da aluna Bianca Valeguzki de Oliveira, que ganhou o prêmio Jovem Cientista pelas mãos da então presidente Dilma Rousseff. Como reconhecimento pelo seu trabalho com os alunos, ele ficou entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. “A proposta do Global era mostrar o resultado que minhas alunas podiam alcançar quando orientadas a um tipo de ciência que levasse em consideração a sua interação socioambiental”, explicou o professor.

Engenheiro químico e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Batista recebeu a indicação pelo trabalho que faz em escolas do Ensino Médio público. Ele orienta projetos sugeridos pelos próprios estudantes. A ideia é que os alunos desenvolvam interesse pela ciência desde o ensino básico.

O professor acredita que os professores do Brasil devem mostrar ao mundo o que a educação brasileira tem a oferecer. “Quando um professor brasileiro se inscreve em prêmios, ele permite mostrar ao mundo nossas metodologias, táticas e objetivos alcançados”, disse. Além disso, os educadores têm contato com outros projetos, o que aumenta a inspiração e a criatividade.

Uma dica fundamental para quem quer se inscrever em prêmios, segundo o professor, é inovação e acreditar em suas propostas. “Invistam nas mudanças e pensamentos criativos junto a seus alunos”, declarou. Muitas vezes, o projeto pode surgir da demanda apresentada pelos próprios alunos.

O professor incentiva os profissionais de Educação Física a criarem projetos inspiradores. “As ciências dos esportes têm um campo extremamente promissor em nosso país e formar massa crítica para essas novas demandas é fundamental. O prêmio irá fortalecer e estimular uma geração inteira de professores.”

Inscreva-se na categoria Esporte como prática de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil e participe da Maratona Impulsiona 2017. Acesse o site!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
DAVIDSON Henrique Santos
Membro
DAVIDSON Henrique Santos

Parabéns pela iniciativa, sem duvida é um belo projeto.