Cobertura

Praticar esporte na infância contribui para o desenvolvimento intelectual

Crianças que praticam atividades físicas têm mais estímulo e amadurecimento intelectual, dizem especialistas

Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral. Quem afirmou isso foi o British Journal of Sports Medicine, que destacou um estudo realizado por especialistas do Reino Unido, Escandinávia e América do Norte.

O estudo destaca a singular importância da prática de exercícios físicos com qualidade para crianças em idade escolar, em benefício não só da saúde mas também do aperfeiçoamento cognitivo. Segundo os especialistas, crianças mais ativas apresentam um melhor desenvolvimento em aspectos ligados à fase de crescimento: melhora da capacidade intelectual; maior comprometimento; maior motivação; melhora da sensação de bem-estar; melhor facilidade de inclusão social; e melhora da autoestima.

O esporte desenvolve muitas habilidades, especialmente quando a criança e o adolescente são estimulados a conviverem em grupo. Raciocinar, exercitar a memória e a linguagem, compreender situações e estratégias, ajudam no amadurecimento social e emocional da criança, bem como na aprendizagem em sala de aula.

No esporte é preciso se esforçar, se dedicar ao máximo, esperar o melhor, mas também se preparar para o pior. É um campo rico de aprendizados e oportunidades para a educação. É por isso que o Impulsiona Educação Esportiva te ajuda a ampliar o cardápio de esportes na escola. Pronto para entrar em quadra? Acesse os cursos online e faça sua inscrição!

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *