Histórias Inspiradoras

Pernambucano trabalha inclusão no esporte e ganha Prêmio Professores do Brasil

Elionaldo Bringel, do Espaço Educacional DAP, em Pernambuco, criou um campeonato com o intuito de incluir pessoas com algum tipo de deficiência

Inclusão e respeito mútuo. Esses foram os principais pontos da I Copa DAP de Futsal – Direitos, Necessidades e Realizações. E tudo começou graças ao professor Elionaldo Bringel de Lima, do Espaço Educacional DAP, em Pernambuco, que criou um campeonato com o intuito de incluir pessoas com algum tipo de deficiência por meio do esporte. A ideia deu tão certo que a competição abrangeu outras modalidades esportivas além do futsal, e com esse projeto o professore se tornou um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil em 2017.

Com a participação de 17 escolas da comunidade e mais de 500 alunos envolvidos, o campeonato foi uma das ações da semana da Pessoa com Deficiência do Espaço Educacional DAP, que trabalha com 45 alunos com deficiências físicas ou intelectuais. Foram 60 jogos entre as escolas, e apresentações de Capoeira, Ginástica Rítmica, Danças, Apresentações Culturais e Animações de Torcida, nas quais todos os alunos, com deficiência ou não, participaram.

+ União de cinema e esporte faz professor do RN ganhar Prêmio Professores do Brasil

“Eu acredito que o esporte transforma vidas, levanta a autoestima, trabalha diversos valores, como o respeito ao próximo, as regras, possibilita a inclusão, a socialização, além de ajudar diretamente na formação do caráter do cidadão. Mas a inspiração maior para criar esse projeto foram os meus alunos com deficiência”, comentou o professor.

Todo o campeonato e as atividades realizadas instigaram o respeito mútuo da sociedade para com a pessoa com deficiência, valorizaram as potencialidades dessas pessoas e geraram integração entre as escolas da região. “Foi algo diferente, que saiu da rotina da comunidade como um todo. Um verdadeiro envolvimento, essas vivências e a integração com toda a comunidade foi um aprendizado não só para eles, alunos, mas principalmente para nós professores”, disse Elionaldo.

A prática do esporte como ferramenta educacional é muito importante porque contribui para a melhoria das capacidades individuais dos alunos ao lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. E ajuda as crianças e os jovens a realizarem o trabalho em grupo, a cooperação, a socialização, integração e o respeito ao próximo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento integral dos alunos.

O professor conseguiu mostrar como o esporte pode ser praticado por todas as pessoas. O conteúdo pedagógico Esporte Para Todos, do Impulsiona, te ajuda a montar uma aula especial para esse tema. Clique aqui, faça seu login ou cadastre-se e confira o material.

Elionaldo é ganhador da categoria Esporte como estratégia de aprendizagem do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC com o apoio do Impulsiona Educação Esportiva.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação