Histórias Inspiradoras

Mas-Wrestling: conheça a luta russa que encantou os alunos no Maranhão

Veja como o professor Fábio Fernandes levou essa luta pouco conhecida no Brasil para as aulas de Educação Física

Antes de ler a matéria, um aviso importante: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 estão chegando! Preparamos um site com mais de 50 conteúdos gratuitos para as suas aulas. Acesse: https://impulsiona.org.br/paris2024/

Você já ouviu falar no mas-wrestling? O nome pode parecer difícil, mas as regras são muito simples. Esse esporte de Iakútia, República Federativa da Rússia, é uma espécie de cabo de guerra. Funciona assim: dois atletas sentados de frente para o outro apoiam os pés em uma tábua e puxam um bastão de madeira para tentar trazer o adversário para o seu lado. Vence quem ficar com o bastão na mão ou conseguir descolar o oponente.

O mas-wrestling no Maranhão

Na busca por lutas curiosas do mundo, o professor de Educação Física Fábio Fernandes descobriu o mas-wrestling. Ele descobriu que essa modalidade era tudo que precisava: democrática, acessível e simples de praticar. “Sem exigir equipamentos sofisticados, possibilita engajamento e participação de todos os estudantes”, contou.

Como não tinham a estrutura necessária na escola, substituíram a tábua de apoio para os pés dos lutadores por um banco de madeira deitado:

 

 

O que era apenas uma sugestão de atividade alinhada à BNCC se tornou uma febre em todas as escolas do município de Ariri, com direito a ringues próprios para a luta:

Você já conhecia o mas-wrestling? Responda nos comentários!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação