Histórias Inspiradoras

Lançamento do Impulsiona Educação Esportiva acontece em São Paulo

Evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores, diretores regionais de ensino, as secretarias municipal de Esporte e Educação e atletas

“Eu tive algumas dificuldades na minha trajetória, mas sempre acreditei que, no dia em que me tornasse a melhor do mundo em alguma coisa, eu ia conseguir mudar minha história. Hoje eu tenho 9 recordes mundiais quebrados, 8 medalhas paralímpicas, 3 medalhas de mundiais e 16 medalhas em Panamericanos. O que eu queria dizer para vocês é o seguinte: comecei com 22 anos, a maioria de vocês aqui tem menos que isso. Eu convido vocês a chegarem mais longe do que eu.”

Com este discurso, a atleta paralímpica velocista brasileira, Terezinha Guilhermina, contagiou uma plateia de crianças e adolescentes do CEU Meninos, em São Paulo.  A reação não poderia ter sido outra: os alunos ovacionaram Terezinha ao grito de “Terezinha! Terezinha!” e palmas eufóricas.

A fala de Terezinha foi parte do evento de lançamento do Impulsiona Educação Esportiva, no último dia 27 de junho. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos do CEU, professores, diretores regionais de ensino, as secretarias municipal de Esporte e Educação, e atletas. O grande mote do lançamento foi trazer a importância do esporte para a educação de crianças e jovens.

“É preocupante iniciar uma prática esportiva de forma errada nas escolas. Isso acaba por aumentar ainda mais a taxa de sedentarismo e obesidade no país. Por isso, a transformação acontece por meio do esporte, melhorando a autoestima dos alunos e fazendo com que eles evoluam enquanto cidadãos”, disse João Paulo Diniz, membro do conselho do Instituto Península.

Para o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Jorge Damião de Almeida, a prática esportiva vai além de trazer benefícios para o corpo físico. “A alegria, a união, o companheirismo, o trabalho em equipe são valores fundamentais que o esporte traz na formação de um jovem. Nós estamos juntos com o Impulsiona e queremos trazer esses valores para a escola”, declarou. Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação, complementou a fala, dizendo que o Impulsiona ajudará na garantia de uma educação de qualidade e integral para todas as escolas. “Falar de esporte é falar de desenvolvimento de foco, determinação e respeito. E é justamente isso que ajuda a completar a educação da sala de aula.”

impulsiona-educação-esportiva-lançamento

O evento contou com uma apresentação da equipe de ginástica artística do CEU Vila Rubi e com um Talk Show, que reuniu, além da atleta Terezinha Guilhermina, o ex-atleta olímpico de boxe Servílio Sebastião de Oliveira e a atleta de arremesso de peso Elisângela Maria Adriano. “Eu comecei a praticar esporte com 11 anos em uma escola municipal. A escola foi responsável por aquilo que me tornei, não só como atleta, mas também como pessoa. O esporte e a escola me tornaram uma pessoa boa. Os valores da escola devem ser levados para a vida toda e é isso que este evento e o programa Impulsiona quer passar para vocês todos”, explicou Elisângela.

A meta do Impulsiona é atingir 10 mil escolas até o final de 2017 e 30 mil até 2020. Em São Paulo, serão realizadas 24 oficinas esportivas presenciais para professores de Educação Física até o final do ano. Todas as escolas da rede terão acesso a cursos online e conteúdo digital de referência.

O que está esperando para fazer o cadastro no site do Impulsiona e ter acesso aos cursos online, baixar os conteúdos digitais e participar das oficinas esportivas? Vamos juntos!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação