Histórias Inspiradoras

Saiba como levar os Jogos Paralímpicos para as suas aulas

Maior competição para pessoas com deficiência do mundo pode inspirar aulas de inclusão e respeito nas escolas

Os Jogos Paralímpicos de Paris estão chegando e esse é um tema importantíssimo para ser trabalhado nas aulas de Educação Física. O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência tem muito a contribuir no incentivo à inclusão e respeito entre os alunos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns materiais, cursos e aulas gratuitos para te ajudar nessa. Vem com a gente!

Como surgiram os Jogos Paralímpicos?

Antes de tudo, é preciso conhecer um pouco mais da história dos Jogos Paralímpicos. Onde e como eles surgiram, as modalidades que são competidas, os valores Paralímpicos… Isso tudo você encontra no nosso PDF completo!

Primeira edição dos Jogos Paralímpicos em Roma (1960)

Foto: Comitê Paralímpico Internacional (ICP)

Quais são os símbolos Paralímpicos?

Os símbolos Paralímpicos infelizmente ainda são desconhecidos para muita gente, apesar de possuírem significados tão importantes. Você sabia que os Jogos Paralímpicos tem um símbolo diferente dos aros Olímpicos, o Agitos? Ou já parou pra pesquisar quais são os mascotes que marcaram a história dos Jogos? Isso tudo você encontra no PDF gratuito do Impulsiona! Lá você vai saber mais sobre as tochas, o lema, o hino e muito mais.

Educação Física Inclusiva

Segundo dados do Censo Escolar, o Brasil tem mais de 1,5 milhão de alunos com alguma deficiência. Essas crianças e adolescentes precisam ter seus direitos protegidos. Entre eles, está o de praticar esportes nas escolas. ​Por isso, lançamos um curso em parceria com o Instituto Rodrigo Instituto Rodrigo Mendes e o UNICEF, com o apoio da B3 Social, que ajuda os professores a criarem um ambiente mais inclusivo para a prática de atividades físicas. Inscreva-se!

Movimento Paralímpico nas suas aulas

Para além do período dos Jogos, o Movimento Paralímpico é um ótimo assunto para ser levado para as aulas de Educação Física. O esporte pode ajudar a promover a interação de jovens com e sem deficiência. No nosso curso em parceria Comitê Paralímpico Brasileiro e no PDF sobre inclusão através do esporte você encontra formas de trabalhar a inclusão nas escolas, levando respeito e empatia para o ambiente das aulas.

Goalball: uma modalidade diferente para as suas aulas

O Goalball é o único esporte Paralímpico não adaptado. Ele foi desenvolvido especificamente para deficientes visuais e exige silêncio em quadra, por ser baseado na percepção tátil e, principalmente, auditiva. Você já pensou em levar uma nova modalidade para as suas aulas de Educação Física? O curso de Goallbal é perfeito para você aprender o histórico e os principais fundamentos deste esporte e ensinar para os seus alunos.

Goalball feminino entre Brasil e Argélia nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Bocha: passo a passo para ensinar um esporte milenar

A bocha é um esporte que trabalha a estratégia e precisão dos jogadores. Ela é muito antiga, com jogos semelhantes registrados em 5000 A.C! Nos Jogos Paralímpicos, a bocha estreou na edição de 1984, em Nova Iorque. O mais legal é que ela pode ser adaptada com facilidade em qualquer escola, independente da estrutura física. Apesar de milenar, você pode ensinar esse esporte para os seus alunos de forma moderna e divertida. Com o PDF sobre bocha você vai aprender a história do esporte, as regras básicas e como adaptar o equipamento esportivo oficial usando materiais alternativos e recicláveis.

 Bocha classe BC4 entre Brasil e Grã-Bretanha nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Futebol de cegos: um show de medalhas na sua escola

Que o Brasil é um dos maiores nomes do futebol mundial a gente já sabe, mas você sabia que nós ganhamos todas as edições das Paralimpíadas com o futebol de cegos? Pois é… aqui não tem espaço pra 7×1! Essa modalidade é praticada por deficientes visuais e está presente nos Jogos Paralímpicos desde Atenas 2004. A rivalidade do futebol tradicional é mantida, e o primeiro título do Brasil neste esporte veio em cima da Argentina! No curso de futebol de cegos você vai saber mais sobre a história, regras e curiosidades dessa modalidade, e como levá-la para as suas aulas de Educação Física.

Jogo de futebol de 5 masculino entre Brasil e Irã nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Vôlei sentado: para todos jogarem juntos

Para quem está procurando uma modalidade fácil e divertida de ensinar na escola, o vôlei sentado é ideal. Criado na década de 1950, ele pode ser ensinado para todos os alunos, com ou sem deficiência, e é uma ótima oportunidade de levar a inclusão e o respeito para uma aula pra lá de produtiva. Que tal um passo a passo que vai te ajudar nessa? O PDF de vôlei sentado está prontinho para você levar uma das principais modalidades dos Jogos Paralímpicos para os seus alunos. Com certeza eles vão adorar a ideia!

Seleção feminina de vôlei sentado nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

Os Jogos Paralímpicos representam um momento de valorização da potência e do trabalho dos atletas envolvidos, enaltecendo suas conquistas. Com o evento é possível reafirmar o esporte como uma ferramenta valiosa para promover a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência.

Levar os Jogos Paralímpicos para as suas aulas é contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. O caminho a ser percorrido é grande, mas estamos aqui para te ajudar em mais essa! Afinal, todos merecem uma oportunidade de praticar atividade física e serem tratados com igualdade e respeito.

E aí, gostou da nossa lista de conteúdos Paralímpicos? Deixe seu comentário!

10
Deixe um comentário

avatar
10 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
NILTON CORREIA FRAGA
Membro
NILTON CORREIA FRAGA

Excelente o material. Irei utilizar nas aulas.

Mariana Cristina de Oliveira
Visitante
Mariana Cristina de Oliveira

Não estou conseguindo abaixar o PDF do vôlei sentado

FÁBIO AMARAL MONTE
Membro
FÁBIO AMARAL MONTE

Encaminhei os links a todos as nossas escolas estaduais. Muito bom o material.

SOLANGE MEIRA DE SOUZA POCZENEK
Visitante
SOLANGE MEIRA DE SOUZA POCZENEK

Que riqueza de conteúdo, que diversidade de temas. Tudo atualizado para deixar nossas aulas de Educação Física mais riquíssimas.

Íris Ferreira Da Silva Amaral
Membro
Íris Ferreira Da Silva Amaral

Excelente material Paralímpico, muita qualidade, conteúdos claros, imagens lindas….Obrigada pela dedicação e por disponibilizar um acervo tão rico!

MADALENA DE MACHADO
Membro
MADALENA DE MACHADO

Maravilhosa

Afonso Aragão
Visitante
Afonso Aragão

Muito bom…Parabéns a equipe impulsiona

ITAPORAN MAGALHÃES
Membro
ITAPORAN MAGALHÃES

Sensacional, muito muito bom o material do movimento olimpico, inclusive iremos montar um painel na escola com as imagens.

Daniel Victor dos Santos
Membro
Daniel Victor dos Santos

Boa noite, muito obgdo, vcs arrasam nestes conteúdos, muita saúde para vcs e grande abço.

Laurentino Aparecido Alves
Visitante
Laurentino Aparecido Alves

A lista dos conteúdos dos Jogos Paralímpicos são educativos, instrutivos e pedagógicos. Tenho maior afinidade por essas modalidades paralímpícas, inclusive sou VOLUNTEER do CPB e árbitro na modalidade boccia. Tenho maior prazer e satisfação, sinto-me realizado nesses eventos!