Histórias Inspiradoras

Inspire-se para ganhar o Prêmio Professores do Brasil

Confira as 5 dicas do professor Valter Menezes para você vencer o Prêmio Professores do Brasil

O professor Valter Menezes ganhou o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, em 2015, com o projeto “Água limpa para os curumins do Tracajá” e tem as melhores dicas para quem quer participar do Prêmio Professores do Brasil.

Com seus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ele ajudou a solucionar o problema de saneamento básico da região onde vivem, instalando filtros de areia e fossas biológicas nas casas e mobilizando os alunos para a conscientização sobre o tema. Com este trabalho inspirador, o professor foi convidado a ser um dos embaixadores do prêmio Global Teacher Prize, da Varkey Foundation, destacando-se como um dos 50 melhores professores do planeta.

“Em março de 2017, estive em Dubai para uma reunião da cúpula dos melhores professores do planeta. Hoje faço parte dessa cúpula para ajudar a construir projetos pedagógicos com o tema da mudança climática”, declarou. “É gratificante ser professor quando você coloca a sua prática pedagógica em evidência para que as pessoas possam apreciar e reconhecer o seu trabalho.”

Pelo seu bom histórico em grandes premiações, o professor Valter conversou com a equipe do Impulsiona Educação Esportiva e deu 5 dicas para você inscrever seu projeto e ganhar o Prêmio Professores do Brasil. Confira!

Acreditar em si mesmo como professor. 

Você chega muito longe quando acredita no seu potencial como professor e no seu trabalho. Por isso, antes de tudo, procure criar um projeto que esteja de acordo com o que acredita e que valorize seus talentos.

Olhar a realidade local em que a escola está inserida.

O projeto deve estar de acordo com as demandas da comunidade onde a escola está inserida. Isso fará com que tenha muito mais valor e ajude no trabalho conjunto entre escola e comunidade.

O projeto deve ter conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula e também aplicados na prática.

É necessário saber combinar a teoria e a prática em seu projeto. Desenvolver ações casadas te ajudará a se destacar e mostrar que seus talentos chegam dentro e fora da sala de aula.

O projeto deve causar impacto social na vida dos alunos e na comunidade. 

Por entender as demandas da comunidade, o projeto deve ter sempre a intenção de transformar a realidade local e mudar a vida dos alunos e suas famílias.

Mostrar ações concretas que possam envolver a escola, alunos, pais de alunos e comunidade.

Busque ações que integrem escola, alunos, pais de alunos e comunidade para reforçar a ideia de trabalhar juntos. Este ponto é fundamental para a construção de um projeto inovador e adequado a premiações como o Prêmio Professores do Brasil.

Com estas dicas, o que você está esperando para participar inscrever seu projeto na categoria Esporte como estratégia de aprendizagemAcesse o site e inscreva-se!  “Ser professor é uma missão árdua, mas é uma das missões mais lindas que existem. Ser professor é ser um transformador de realidades.”

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação