Histórias Inspiradoras

Impulsiona organiza 1º Festival Esportivo Corpo e Movimento

Evento organizado em parceria com a SME de São Paulo e a B3 Social levou diferentes esportes para 250 alunos do Ensino Fundamental

No último dia 24, o Centro Educacional Unificado Feitiço da Vila, na zona sul de São Paulo, recebeu a 1ª edição do Festival Esportivo Corpo e Movimento. O objetivo do evento é democratizar o acesso ao esporte e promover a atividade física como ferramenta de desenvolvimento integral dos alunos.  

O festival foi organizado pelo Impulsiona, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo e a B3 Social. Nesta 1ª edição, foram convidadas 250 crianças das Escolas Municipais Feitiço da Vila, Campo Limpo e Professor Theodomiro Monteiro do Amaral. 

Os estudantes do Ensino Fundamental II puderam experimentar 10 modalidades esportivas: atletismo, tiro com arco, golfe, basquete com cadeira de rodas, ginástica artística, vôlei, vôlei sentado, hóquei, rúgbi e judô. Todos os esportes foram divididos em arenas nomeadas com valores do esporte, como liderança e cooperação. Além disso, o evento também contou DJ e exibição de grafite. 

Segundo Fabiana Gouvea, da Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da SME-SP, oferecer essa gama de atividades amplia o repertório cultural e esportivo das crianças. ‘’Quando você vem em um evento como esse, entende como isso reverbera dentro das unidades educacionais. É justamente esse o ponto-chave da parceria entre o Impulsiona e a Secretaria de São Paulo. Não é trabalhar especificamente com a criança, mas pensar nas formações com os professores e gestores para, a partir disso, refletir por todo o corpo educacional’’, comentou.  

Rede de voluntários

Para fortalecer a organização do evento, o festival contou com o apoio de voluntários do Instituto Península e da B3. Segundo Julia Fiks, analista de Investimento Social da B3 Social, o festival é ‘”uma grande oportunidade para os alunos se movimentarem de uma forma diferente. A gente geralmente tem nas aulas de Educação Física só o basquete, futebol, vôlei etc. e aqui você vê outros esportes. Ser voluntária é sair da nossa bolha e contribuir com um trabalho do bem”, comentou. 

Importância do Festival para os professores 

Para a professora Janaína, do CEU Feitiço da vila, a preocupação nas escolhas das atividades Paralímpicas e o respeito à diversidade foram os pontos mais importantes do Festival. ‘’Deu para perceber que teve muitos materiais e atividades adaptados, com objetivo de ser inclusivo para eles se colocarem no lugar do outro, trabalhando a empatia. Achei esse evento muito legal por isso, pois trabalha muito além do esporte’’, pontuou.  

O Festival Esportivo Corpo e Movimento é resultado de um projeto que, só em 2022, formou professores de Educação Física de mais de 800 escolas municipais de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o esporte como ferramenta de promoção da saúde de crianças e adolescentes.

E aí, professor, quer saber como organizar um Festival Esportivo na sua escola? Temos um conteúdo que vai te ajudar, clique AQUI para acessar!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação