Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
O hipismo apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1900, na edição de Paris. Passados 124 anos, a competição retorna a França. A professora Fernanda Braga aproveitou esse gancho para levar a modalidade para os alunos da EEEFM Elvira Barros, em Afonso Cláudio (ES).
Pode parecer impossível, já que o hipismo exige um espaço apropriado e, o principal, o cavalo. Mas com um toque de criatividade dá para trabalhar esse esporte Olímpico na Educação Física. Veja o passo a passo do projeto!
Para começar os alunos tiveram uma palestra online com a ex-atleta de hipismo, Clara Menezes. Eles conversaram sobre a história desse esporte, as regras da competição, os cuidados necessários com os cavalos e a importância da prática segura.
Para deixar o contato das crianças com o hipismo mais interessante, Fernanda teve a ideia de conectar a modalidade aos jogos eletrônicos. “Com a ajuda da tecnologia a gente conseguiu proporcionar uma experiência interativa do hipismo, estimulando a participação ativa dos alunos”, contou.
Os jogos online de hipismo e óculos de realidade virtual ajudaram a simular de forma realista as habilidades e técnicas necessárias para a prática desse esporte.
Nessa etapa os alunos construíram com massinha elementos relacionados ao hipismo, como cavalos, cavaleiros, obstáculos e cenários, estimulando a expressão artística e o desenvolvimento da imaginação.
Além disso, essa atividade ajudou a melhorar as habilidades motoras e sensoriais das crianças. A manipulação da massinha requer coordenação motora fina, percepção tátil e visual.
Com a ajuda dos responsáveis, as crianças construíram cavalos de pau feitos de cabos de vassoura, garrafas PET, barbante e EVA. Além de incentivar a criatividade e sustentabilidade, essa atividade é importante para aproximar as famílias do processo de aprendizagem. “A ideia é fortalecer os vínculos, promovendo a interação familiar”, explicou Fernanda.
Para experimentar as habilidades técnicas do hipismo de forma lúdica, a professora de Educação Física propôs um circuito com barras, cones e outros obstáculos que simulam uma pista de hipismo. As crianças usaram os cavalos de pau construídos por elas para completar o trajeto.
Para fechar o projeto com chave de ouro, os alunos puderam exibir os cavalos de pau em um desfile pela cidade. O momento contou com duas presenças ilustres: o cavalo de um aluno do Ensino Médio da escola e a Phryge, mascote Olímpica de Paris 2024 construída pela turma do sétimo ano.
Bacana demais. Estava pensando em trazer um esporte olímpico para meus alunos do fundamental 1 e não queria esportes tão conhecidos por eles. Vão amar as aulas sobre hipismo. Muito obrigado!
Muito Top o evento. Parabéns!
top. Parabéns