Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Em 1997, a escritora britânica J.K. Rowling lançou o primeiro volume de Harry Potter. Desde então, a saga dos bruxos se transformou na série de livros mais vendida da história e virou filme, parque de diversões e muitos produtos de marketing. E o que o Impulsiona tem a ver com isso? É que Harry, Rony, Hermione e cia também inspiraram professores de Educação Física a desenvolverem novas atividades nas aulas.
Assim como a sugestão de adaptação do Fortnite pode aumentar a participação dos alunos muito conectados ao celular, a aula de quadribol, esporte mais popular do universo de Harry Potter, pode atrair os jovens que são fãs da série.
Confira abaixo o passo a passo para incluir essa atividade que é a febre de Hogwarts na sua aula!
Ah, e se quiser baixar esse conteúdo em PDF para não esquecer de nenhum detalhe, é só clicar aqui: HARRY POTTER NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Quase um futebol dos bruxos, o quadribol é jogado montado em, adivinhe…? Sim, vassouras! Existem quatro tipos de jogadores nesse esporte. O primeiro é o apanhador, que passa a partida inteira tentando capturar o pomo de ouro, uma bolinha dourada que voa rápido e é difícil de encontrar. O segundo é o artilheiro, que tenta acertar a bola chamada de goles em um dos três aros do adversário, uma espécie de cesta ou gol. Para impedir que isso aconteça, cada equipe tem um goleiro protegendo os aros. Por fim, os batedores tentam atrapalhar os adversários acertando-os com bolas chamadas de balaços.
Mas não há explicação melhor do que a de Oliver Wood, capitão da equipe de quadribol de Harry, no primeiro filme da franquia:
E se você quiser ver os atletas em ação, dá uma olhada na primeira cena de quadribol de Harry Potter:
Para levar a versão adaptada do quadribol para a aula de Educação Física, o professor precisa de:
1) Os jogadores
Divida a sua turma entre os quatro tipos de jogadores de quadribol. Distribua os coletes. O número de alunos por cada posição varia de acordo com o tamanho da turma, mas o ideal é que cada time tenha:
2) Começando o jogo
Um artilheiro de cada time se posiciona no centro da quadra, como se fosse o começo de uma partida de basquete. A bola de vôlei é lançada ao ar, e os artilheiros pulam e tentam passá-la para um companheiro (não vale segurar a bola nesse salto). Os demais atletas ficam esperando no seu lado da quadra.
3) Estátua!
Os artilheiros começam a correr com a bola de vôlei em direção aos aros adversários para fazer o gol. Os batedores do outro time devem tentar acertá-los com a bola dente de leite ou de meia. Se conseguirem, o artilheiro precisa parar de correr e passar a bola para um companheiro.
4) Posse de bola
Se a bola cair no chão ou um adversário interceptar o passe, a posse de bola muda imediatamente e o jogo segue. No caso do gol, o time adversário recomeça a partida do centro da quadra.
5) Cada um no seu quadrado!
Os apanhadores e batedores nunca fazem gol e não devem carregar a bola de vôlei (goles). O professor também deve delimitar uma área exclusiva para o goleiro – não vale arremessar de dentro deste espaço.
6) Pomo de ouro
Em algum momento da partida, o professor arremessa a bolinha perereca (pomo de ouro). Os apanhadores começam a perseguir a bolinha e ganham 20 pontos ao capturá-la. Só vale a captura se a bola estiver quicando bastante. Caso já esteja rolando devagar, o professor lança novamente. Os batedores também podem acertar os apanhadores com a bola dente de leite ou de meia quando eles estiverem perseguindo o pomo de ouro. Nesse caso, os apanhadores devem parar de perseguir a bolinha perereca e trocar de lugar com um dos artilheiros do time.
7) Fim de jogo!
Ganha quem fizer 150 pontos primeiro. Dependendo do tamanho da turma ou duração da aula, o professor pode alterar o placar final.
8) PDF com resumo
Quer imprimir o passo a passo dessa aula para não esquecer de nenhum detalhe? Clique aqui: HARRY POTTER NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Muito interessante,gostei
Gente, Sensacional amanhã vou leva essa atividade para os alunos, estou super animada.
Excelente
Maravilha irei fazer
Excelente vou fazer.
Eu não consegui ver o vídeo do Harry jogando quadribol.☹️
Execelente!
Uma atividade muito interessante, onde os alunos gostam bastante.
Excelente plano, amei.
Gostei, da idéia diferente, mas chama atenção dos alunos…
já usei em um estágio
Ideia muito boa e interesssante
Muito interessante.
Prescisamos sempre de boas ideias para as nossas aulas e enriquecer nossas aulas.
Goste muito da ideia, realmente muito valida para nossas aulas.
Utilizarei a mesma
Muito incentivador e impulsionante pois é sempre valioso o conhecimento adquirido. Grato!
Estou encantada com as sugestões se atividades e jogos para prática de Educação Física na escola.
Gostei da adaptação desse jogo.Ótimo para a iniciação do handebol e basquetebol.
Muito bom! Vou fazer com minhas turmas de ensino fundamental
Adorei a turma gostou muito que bela novidade.
Grande ideia. vou fazer umas adaptações e usar como educativo pro handebol.
Show de bola!
show a ideia!!!
Excelente adaptação! Tornar tangível o surreal.
Amei a ideia. Vou preparar todo o material, executar e mandar o registro.
Jóia d +
Muito bom. Vou colocar nas minhas aulas .
Sou apaixonada por Harry Potter e amei a ideia de adaptação para a escola. Show!!
A proposta do jogo é muito interessante. Já havia experimentado em minha aula, porém não com tantas possibilidades. Acredito que dessa maneira aqui exposta, aumenta o desafio, criando maior expectativa positiva nos alunos em relação à prática. Vou experimentar e dou retorno.
Eu sou suspeita, pois amo Harry Potter, minha infância.
Com certeza maus alunos irão adorar o jogo de quadribol adaptado, pois eles já adoram o pique Harry Potter!!! = )
Muito criativa a aula. Os alunos adoram quando desenvolvemos atividades em que podem usar e abusar da imaginação. Gostaria de pedir se possível que postassem vídeos dessa aula já realizada, para nos dar um suporte melhor. Obrigado.
Boa atividade uma excelente oportunidade também para apresentar o filme. Pipocas e refrigerantes e mãos a obras.
Sim muito bom! como eu não assisti o filme, me deu até curiosidade de assistir essa parte desse jogo.
Gostei muito são atividades muito importantes para trabalhar…..
Excelente!!!!!!! Sugestão de aula gostei muito!
Adorei esse conteúdo… Muito bem pensando.
Nossa amei, Concerteza irei praticar essa linda aula.
Muito bom que criatividade.
Amei a idéia!!
Show, muito legal essa atividade!
Não sou professora de Educação Física, mas já enviei o arquivo para o professor da área como uma sugestão de atividade. Acredito que os alunos vão gostar. Caso atenda a minha sugestão, informarei como foi a atividade.
Adorei. Inovar é preciso.
Estou radiante com tantas experiências maravilhosas para o nosso dia a dia, nas aulas de Educação Física. Parabéns pelo belíssimo trabalho em prol dos nossos pequenos. Abraços!!!
Muito legal.
Adoro Harry Potter, mas não dou aulas de educação física, e sim de Língua portuguesa.
Parabéns pela ótima ideia.
Muito legal, já irei encaixar este jogo como atividade para o próximo bimestre!!!! Obrigado!
Adorei a ideia Bastante motivador. Parabéns.
Tenho uma duvida, os batedores podem sair do lugar para acertar os artilheiros ou els ficam parados em algum lugar?
e os artilheiros que não estão de posse da bola podem se movimentar normalmente e também podem ser atingidos?
Oi, Vanderleia! Os batedores podem se movimentar, então é importante os artilheiros passarem muito a bola entre si! Eles também podem se mexer na quadra toda, mas só o artilheiro que está segurando a bola pode ser atingido.